Reading:
Sou líder, mas não consigo engajar a minha equipe. O que posso fazer?

Sou líder, mas não consigo engajar a minha equipe. O que posso fazer?

7 de junho de 2017

O ser humano é a alma de qualquer negócio. Isso é tão óbvio que soa às vezes irritante reforçar o quanto as pessoas são importantes para o sucesso de qualquer empresa. A forma como uma equipe é tratada influencia diretamente no seu desempenho, determinando a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Não precisa ser um especialista para compreender que é muito melhor ter uma equipe engajada e motivada. Mas por que nos dias de hoje essa é uma realidade difícil de se ver? Por que hoje as pessoas não vestem a camisa como antes? O que os líderes podem fazer para engajar essa nova geração? Se você é líder e não está conseguindo fazer isso acontecer na sua equipe, nossas dicas abaixo podem ser muito úteis.
Como o engajamento de funcionários acontece? 
Engajar significa criar um vínculo de comprometimento, que vai além da obrigação e do envolvimento. Tanto um quanto o outro não implicam capricho, afeto ou paixão (elementos encontrados no comprometimento e engajamento). Pelo contrário, geralmente, a pessoa contratada faz a função esperada do cargo, às vezes, o que mandam e outras que convém. Este é um movimento totalmente contrário do engajamento, uma vez que é de fora para dentro.
Existem muitas maneiras de engajar pessoas. Além daqueles pontos essenciais como salário justo e bom clima de trabalho, foi-se percebido e confirmado que alguns elementos de uma cultura organizacional humanizada e sistêmica contribui muito para transformar funcionários em colaboradores – de dentro para fora e de forma verdadeira e sustentável.
Com uma liderança inspiradora
A escolha de um líder ou gestor faz toda a diferença no comportamento da equipe. Na hora de contratar alguém para ocupar um cargo de liderança, seja por recrutamento interno ou externo, verifique se sua personalidade possui compatibilidade com o estilo de liderança que a cultura da empresa necessita.
Lógico que estamos falando de uma cultura de princípios, colaborativa, ética, inovadora e com propósito maior que o lucro. Cada vez mais pessoas têm despertado que não vale a pena viver para trabalhar para ter ou parecer que tem! Pessoas da nova geração têm procurado sentido e significado, muito mais do que status e dinheiro.
Uma liderança inspiradora é exemplo de princípios e orienta uma visão para propósito. Quando princípios e propósitos individuais encontram princípios e propósitos da empresa, o engajamento e o comprometimento são inevitáveis. A liderança, por sua vez, é a ponte e o porta-voz dessa cultura e quando é exemplo multiplicador, ela sustenta os talentos e une as diferentes competências para atingir um objetivo comum.
Encontre um trabalho que faça sentido
A missão da empresa revela o seu propósito – porque e para que ela existe. Quando sustentado pelos princípios e valores compartilhados formam sua cultura, sua identidade. Trabalhar em uma empresa consciente facilita o engajamento, assim como encontrar um trabalho que tem a ver com a cultura pessoal – o jeito de ser o propósito de cada um.
O trabalho precisa ser revisto, assim como sua relação. Ele é um catalisador de potencialidades. É através do trabalho que se encontra, muitas vezes, sentido e realização na vida. Cada vez mais trabalhos automáticos serão realizados por máquinas e o ser humano terá que reinventar novos e mais significativos trabalhos.
A máquina está muito longe de substituir o processo criativo e o afeto na relação, desta forma, inovação e atendimento são diferenciais no trabalho e precisam ser investidos e desenvolvidos.
Você sabe qual é o seu talento? O que ama fazer, tem facilidade, tem credibilidade, experiência, história? Conhecer-se é fundamental para descobrir qual o trabalho que é significativo. Se você gosta de pessoas e de se relacionar precisa de um trabalho que lhe proporcione isso, caso contrário os preços serão caros pela insatisfação da alma.
Investindo em capacitação e desenvolvimento pessoal
Existe uma cultura de desenvolvimento contínuo e evolução nas empresas conscientes. Além de empregar pessoas, as empresas proporcionam a oportunidade de crescimento e qualificação, tanto pessoal quanto profissional. Palestras, eventos e cursos são instrumentos essenciais para quem busca o engajamento completo de funcionários.
Muitas vezes o ganho do engajamento é superior ao investimento em desenvolvimento. Por outro lado, já se foi provado ( ver infográfico comprometimento) que os custos da falta de engajamento são caríssimos.
Tão importante quanto esses momentos, é a cultura de feedback. E, quanto mais feedback melhor. Para isso abertura, escuta e acompanhamento é fundamental.
Crie um ambiente de trabalho agradável e criativo
Muito mais do que puffs coloridos e enfeites divertidos com frutas a tarde entre outras coisas bem legais, é preciso provocar uma disruptura interna para projetar, de forma verdadeira, a espontaneidade, a criatividade e as novas conexões no ambiente externo.
Acompanhe esse desenvolvimento com indicadores
Quando a empresa tem metas, estratégias e ações com indicadores, os resultados do engajamento aparecem mais facilmente.
Tem uma outra dica para contribuir? Mande sua mensagem e compartilhe com alguém que possa se beneficiar deste artigo!



9 Comments
  1. Iron and steel waste management
    16 de fevereiro de 2024

    Eco-friendly metal recycling Ferrous and non-ferrous metals Iron waste reclaiming and repurposing

    Ferrous material recycling process optimization, Iron recycling and restoration center, Scrap metal reclamation centers

  2. Scrap copper exporters
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap volume forecasting Scrap copper purity standards Metal scrap treatment
    Eco-friendly recycling of Copper cable, Scrap metal logistics, Copper scrap insurance

    Metal waste melting, Copper scrap repackaging, Copper cable recycling steps, Scrap metal weighing services

  3. Iron recycling and recovery center
    1 de março de 2024

    Scrap metal reclaiming strategies Ferrous material pick-up services Iron scrap sorting

    Ferrous metal pick-up services, Iron scrap brokerage, Scrap metal reclaiming solutions

  4. Iron waste drop-off
    4 de março de 2024

    Metal recovery and reuse Ferrous material health standards Iron scrap evaluation

    Ferrous metal purchasing, Recycling iron scraps, Metal recuperation yard

  5. Iron and steel waste disposal
    6 de março de 2024

    Metal recycling best practices Ferrous material recycling innovation Iron waste recovery services

    Ferrous metal demand, Iron scraps recycling, Metal reclamation yard

  6. Iron scrap transportation
    7 de março de 2024

    Metal reclamation process Ferrous material recycling pickup Iron scrap processing facility

    Ferrous material by-product management, Iron waste reclaiming and recycling, Scrap metal reclaiming yard services

  7. Iron scrap salvage center
    16 de março de 2024

    Scrap metal recovery Ferrous material recycling forums Iron scrap reclaiming

    Ferrous material refurbishing, Iron reuse and recycling, Metal scrap reclamation services

  8. Iron waste reclamation and recovery center
    18 de março de 2024

    Metal waste yard Ferrous material recycling machinery Iron scrap recycling facility

    Ferrous material recycling sustainability practices, Iron scrap brokering, Scrap metal reclamation and processing

  9. частный медицинский центр экспертизы временной нетрудоспособности в Москве
    13 de abril de 2024

    специализированная медицинская клиника профилактики и диагностики Москва медсправка от врача в свободной форме сделать мед справку задним числом официально


Deixe um comentário

Related Stories

29 de junho de 2017

O que tira o sono dos gerentes?

Arrow-up