Reading:
Relações de poder no trabalho: como lidar?

Relações de poder no trabalho: como lidar?

30 de novembro de 2016

A hierarquia e as relações de poder são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Garantir a harmonia nestes relacionamentos e transformá-los em um impulso para a produtividade é estratégico para qualquer organização.
Porém, quando isso não acontece, a falta de habilidade para gerenciar as relações de poder no trabalho podem gerar prejuízos. Conflitos internos e problemas de relacionamento podem minar uma equipe e comprometer seus resultados.
Diagnosticar estes problemas e corrigi-los é uma missão que cabe aos líderes. Você se sente preparado para esta tarefa?

Conflitos inevitáveis

Em qualquer grupo de pessoas, é normal que surjam diferentes níveis de afinidade. Abusar do poder é uma prática muito comum das pessoas inseguras que precisam de ajuda para internalizar a essência da liderança. As relações interpessoais já são, por si só, desafiadoras e quando envolve poder e hierarquia esse desafio se multiplica.
Identificar-se mais com um colega é uma coisa quando não existe uma relação de poder envolvido. Por outro lado, quando se tem, é muito desafiador para a relação profissional, uma vez que o líder precisa ser imparcial e justo com toda a equipe. Da mesma forma, sentimentos que distanciam ou contrapõe indivíduos, como a inveja por uma promoção ou um resultado obtido ou a raiva com um colaborador que não cumpriu um combinado, devem ser administrados para não comprometer a produtividade da organização.
Como as pessoas passam boa parte de suas vidas envolvidas com o trabalho, é comum que se potencializem estes sentimentos, temperados pela alta competitividade, cobrança por resultados e insegurança. Quando o foco deixa de ser a busca por resultados e passa para o gerenciamento destes conflitos é sinal que as coisas não vão bem.

Papel dos líderes

Saber exercer o poder que lhe cabe é uma competência indispensável para um bom líder. A forma como a liderança administra sua própria relação com o seus colaboradores pode balizar e prevenir a relação entre todos na equipe. É seu papel identificar e potencializar as competências de cada colaborador, fazendo com que ele compreenda seu papel na organização, se sinta mais valorizado, menos inseguro e mais confiante.
Muitas vezes, um problema de relacionamento na equipe ganha proporções maiores do que o devido porque os envolvidos simplesmente não se dão conta do quanto aquele comportamento está sendo nocivo para a sua produtividade. Aqui também a atuação do líder é essencial para uma correção de rota. Em geral, uma simples orientação é suficiente para conscientizar o colaborador do quanto à situação prejudica seu próprio desempenho e o da equipe como um todo. Lembre-se de que zelar pelo espírito de equipe de seus comandados é uma das funções do líder.

O papel da hierarquia

Uma grande parte dos conflitos de relacionamento que prejudicam uma empresa pode ser evitada ou minimizada com a simples compreensão e respeito à hierarquia da organização. Quem a conhece bem, não tem dúvidas sobre o seu papel e seu valor na empresa. Entende como é o fluxo de trabalho em que está inserido e o quanto suas decisões influenciam no resultado de toda a equipe.
Respeitar a ordem hiperárquica é um princípio sistêmico que quando não respeitada interfere no fluxo saudável e harmonioso das relações. Quando se respeito os antecessores, os líderes e se coloca no seu papel de liderado oferecendo o seu melhor, as coisas fluem melhor.
Mais do que simplesmente funcionar como uma distinção de poder no trabalho, a hierarquia é definida de uma determinada forma que possibilita o funcionamento da empresa de forma que seja possível cumprir sua estratégia e alcançar seus resultados. Isso não significa que seja preciso admirar os seus superiores e ocupantes de determinados cargos. Respeitá-los, porém, é sinal de maturidade e um passo importante também para o seu próprio sucesso.
Este post foi útil para você? Então leia também o nosso post sobre como melhorar a parceria entre donos das empresas e seus colaboradores!



5 Comments
  1. Mundo Feminino
    24 de junho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. Walisson Sampaio
    25 de julho de 2023

    Olá, muito boa sua matéria, me ingressei neste caminho
    através da imersão Evo, não sei se vc conhece, se puder
    dê uma olhadinha lá. A imersão Evo já trasnformou a
    história de milhares de pessoas incluindo a minha.

  3. Domestic copper scrap market
    15 de fevereiro de 2024

    Industrial copper reuse Copper scrap purchase Scrap metal trading
    Copper cable recycling business, Metal reusing facility, Copper scrap metal prices

    Metal scrap reclamation facilities, Scrap Copper wire stripping machine, Copper cable recycling efficiency, Non-ferrous metal recovery

  4. Iron recovery and recycling center
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal reclamation and repurposing Scrap metal reclamation and utilization center Iron reprocessing

    Ferrous material recycling licensing, Iron dump, Scrap metal quotations

  5. Iron reclaiming and recycling
    2 de março de 2024

    Metal recovery and reclaiming solutions Ferrous material industry research Iron scrap retrieval yard

    Ferrous recovery best practices, Iron recovery facility, Metal export compliance


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up