Reading:
O que são Organizações Orgânicas?

O que são Organizações Orgânicas?

8 de março de 2023

Você já ouviu falar em Organizações Orgânicas?

Desde o começo da nossa história gostamos de dar nomes ao que existe e ao que é criado (ou adaptado). Muitas vezes damos nomes diferentes para as mesmas coisas, outras vezes, adaptamos até mesmo os nomes para acompanhar as novas coisas.

Mas será que o termo “orgânico” para as Organizações Orgânicas traz o total e correto entendimento deste novo tipo de organização?

O nome orgânico, por exemplo, no geral, remete à algo vivo e natural, sem pesticidas ou tóxicos. Até aqui, o termo faz todo sentido para o que queremos entender, uma vez que o termo implica nos princípios dos sistemas vivos como a vida, a sua interdependência e a busca pela saúde e pelo equilíbrio do ecossistema como um todo.

Entretanto, mesmo aparentemente simples, o termo “orgânico” é complexo e pode ser confundido como algo meio caótico, sem esforço, tipo que vai acontecendo naturalmente sem ter um responsável. O crescimento orgânico, por exemplo, também afasta o entendimento do nosso tema, uma vez que pode ser entendido como um crescimento mais lento, natural, sem fusões ou intervenções de fora.

Estas idéias, são alguns exemplos de confusões conceituais e não cabem para as Organizações Orgânicas. Então, vamos esclarecer.

Acredito que o termo “Orgânico” tenha sido usado para mostrar a diferença de um outro tipo de Organização muito comum que são as Organizações Mecaniscistas. Termo que remete as organizações que operam dentro de modelo tradicional, hierárquico e centralizado cujo modelo mental é cartesiano ou mecaniscista, ou seja, vê a organização como um sistema simples ou uma máquina.

Ora, se uma empresa é vista como uma máquina, as pessoas são peças de uma engrenagem que precisa funcionar (por isto são chamados funcionários), de preferência com a sua capacidade máxima. Neste paradigma, tempo é dinheiro e o que mais importa são ações, check lists, processos e resultados.

As Organizações Orgânicas, em contraponto, operam dentro de um modelo orgânico, que trata as pessoas como pessoas, assim como a organização como um todo, ou seja, uma organização dita orgânica funciona como um sistema aberto, complexo e interdependente que possui características próprias, como: auto-produção, auto-organização e auto-regeneração.

Isto não significa que elas desvalorizam o tempo, as ações, o check list, os processos e muito menos os resultados! Ser uma organização orgânica significa que além de dar importância para aquilo que produz, o como e o para que produz também importa. Na verdade, super importa, uma vez que existe muito valor na saúde de todos os envolvidos e na qualidade das relações (e do resultado, claro!).

Desta forma, elas buscam cuidar destes dois campos importantes: resultados e pessoas, coletivo e indivíduo, si mesmo e todo o ecossistema.

É por isto que as Organizações Orgânicas são organizações vistas e tratadas como um sistema vivo, complexo e que tem um propósito evolutivo, ou seja, muito mais do que ter lucro ou oxigênio financeiro, elas buscam significado e contribuição em forma de relação, legado e serviço.

Mas afinal, o que são Organizações Orgânicas?

A O2, como também é chamada as Organizações Orgânicas, é um sistema descentralizado de poder que incentiva a auto-gestão, a transparência e um processo adaptativo e evolutivo que estimula a colaboração, a agilidade e a inovação.

É uma nova forma de trabalhar e fazer gestão num contexto extremamente ágil, instável, dinâmico e complexo.

O sistema O2 foi adaptado pela Target Teal com base em outras estruturas sociais como a sociocracia e a holacracia. Ambas são sistemas que tem estruturas circulares de descentralização de poder e trabalhos em times pequenos e auto-geridos.

Para a Target Teal, uma consultoria de auto-gestão, “a O2 é uma tecnologia social que ajuda organizações a se tornarem mais adaptativas, auto-organizadas e focadas no propósito. Ela é composta por um conjunto de regras essenciais (os seus “Meta-Acordos”) e mais uma biblioteca de padrões em constante evolução”.

Neste modelo operacional, nada é rígido ou definitivo, tudo é possível de experimentação e adaptação e por isto a criação de acordos e de artefatos (intervenções ou experimentações para a evolução da organização) são tão importantes.

Dizem até que a O2 é a arte de se criar acordos.

É por isto que conhecer as “regras do jogo” como os Meta-Acordos ajuda entender como funciona a estrutura ou o campo estrutural e como se cria acordos para cuidar de um outro campo chamado tribal ou relacional.

A grande diferença entre um modelo tradicional triangular e hierárquico para o modelo orgânico circular e descentralizado é que enquanto o primeiro só cuida do campo estrutural e seus processos rumo aos resultados, o segundo também cuida das pessoas e suas relações, além de se atentar do como estes resultados são ou foram criados.

Olhar e cuidar para este campo relacional é um grande diferencial que permite transformar um campo de medo e insegurança num campo de confiança e coragem para experimentar e evoluir.

Como funciona a Organização Orgânica na prática?

Na prática, busca se criar uma estrutura simples mínima e acordos que explicitem o que é importante deixar explícito e claro para evitar desgastes desnecessários e dar maior fluidez para as ações. Em outras palavras: autonomia.

A estrutura mínima para se operar uma Organização Orgânica é: papel, círculo e reunião de círculo.

Papéis

O papel, por exemplo, é o menor acordo da estrutura e mostra quais são as responsabilidades e ações para o membro que “energiza”este papel (ou cumpre o que lhe cabe) ajudar no propósito da organização.

Enquanto o papel substitui o cargo (representado por uma caixa que contém um monte de expectativas), visualizamos o papel enquanto o menor círculo possível com um propósito e responsabilidades muito claras e explícitas.

Círculos

Os chamados círculos substituem os departamentos (grandes caixas geralmente com difícil acesso entre outras e muitos processos) e englobam estes papéis que precisam estar juntos para realizar um propósito comum.

Os círculos são facilmente criados e adaptados conforme necessidade e são representados por dois papéis estruturantes (elo externo e elo interno) que substituem a “liderança”e atuam com papel muito mais de conectar pessoas, papéis e propósito (ao invés de orientar, motivar, cobrar e se responsabilizar pelo outro ou pelo time).

O elo externo seria aquele que organiza a estrutura do círculo, convida pessoas para “energizar” papéis e agir como uma ponte que conecta o meio externo com o meio interno (traz as necessidades de fora para dentro e leva as necessidades de dentro para fora).

Organização Viva, Transparente e Dinâmica

Além de uma estrutura fácil de mudar é preciso ter muita clareza de papéis e dos acordos de como vão funcionar.

Uma organização orgânica é viva e portanto está em constante experimentação e mudança. Cada membro faz parte do todo e é co-responsável por ele. O modelo orgânico deixa muito claro a importância da responsabilidade deste pertencimento e da liberdade de atuar e modificar o sistema.

O que não está no acordo é possível desde que não gere nenhum prejuízo no sistema ou para algum membro do sistema. Como o sistema opera dentro de um campo de confiança e experimentação, ou seja, aprendizagem na prática, é natural acontecer erros ou algo que impeça o fluir natural do sistema.

Quando isto acontece, busca-se resolver com naturalidade, leveza e colaboração. Caso algum membro faça algo ou deixe de fazer alguma ação que provoque um desconforto em alguém ou cause um problema no sistema, naturalmente ocorrerá uma tensão.

Tensão

Mais claramente, a tensão pode ser entendida como a diferença ou o espaço entre o desejável e o percebido, seja de um membro ou de um coletivo. Imagine um elástico entre o que é e o que “deveria” ser (sob a perspectiva do agente observador).

As tensões fazem parte do sistema e do seu processo de desenvolvimento. Na verdade, as tensões são vistas como a forma da organização evoluir, uma vez que traz luz àquilo que ainda não era percebido.

Tensão, neste caso, não é só um problema, mas uma oportunidade, um desafio ou qualquer outra possibilidade que pode ser imprevisível, assim como pode ser provocada por uma causa interna ou externa.

Dentro da perspectiva sistêmica, a tensão também pode ser entendida como um desconforto por uma necessidade não atendida ou um princípio sistêmico desrespeitado.

Seria como uma espécie de indicador para incluir algo a mais, reorganizar, excluir o que não mais faz sentido ou revelar algum desequilíbrio no fluxo entre o dar e o receber do ecossistema.

Tensão, desta forma, é a mensagem que o sistema dá para convidar seus membros para novas possibilidades: uma ampliação de perspectiva, uma transformação, uma nova ação, etc.

A O2 é visto como um modelo que ensina à trabalhar juntos com auto-responsabilidade, ou seja, numa relação entre adultos e isto implica criar e cumprir acordos, assim como levantar e tratar tensões.

Reunião de Círculo

As reuniões de círculo são reuniões periódicas e estruturadas que existem para perceber e tratar tensões.

Elas são super importantes na prática para operar este sistema coletivo orgânico. Neste tipo de reunião se tem espaço para adaptar a estrutura, criar acordos, levantar e tratar tensões e cuidar das pessoas.

Além das reuniões de círculo existem outras reuniões de trabalho mais operacionais, mas estimula-se muito a auto-gestão e a autonomia destes pequenos grupos de trabalho que periodicamente se encontram para se conectar, atualizar, mudar algo ou cuidar de alguém, de uma relação ou do grupo (caso necessário) e evoluir juntos.

Organizações Orgânicas, organizações evolutivas

Sendo assim, tudo o que existe na organização está em busca de evolução e em constante adaptação e ajustes e pode mudar com mais facilidade e agilidade do que o sistema tradicional com sua estrutura hierárquica, seus cargos definidos e processos e regras mais rígidas. 

Lembrando que além de cuidar e adaptar este campo estrutural com seus processos e resultado, o modelo orgânico cuida do campo relacional, ou seja, tudo o que se diz respeito as pessoas e suas relações.

Por isso o modelo orgânico é evolutivo, ou seja, as pessoas são convidadas à saírem do subterrâneo coletivo e das suas sombras individuais para praticarem juntas o que é mais importante numa conexão humana: vulnerabilidade. É uma prática de trabalhar na luz, sem máscaras, sem medo e sem estratégias disfuncionais.

Não é fácil e nem é para todos, mas vale a pena!

Quer experimentar uma Organização Orgânica e fazer parte desta jornada de evolução? Conheça a Target Teal e a Elos360, juntos podemos ajudar você a fazer diferente para fazer a diferença;)



16 Comments
  1. נערות ליווי בקריות
    20 de abril de 2023

    An interesting discussion is definitely worth comment. I do believe that you should publish more about this subject, it may not be a taboo matter but typically people dont discuss these subjects. To the next! Many thanks!!

  2. vilson
    9 de agosto de 2023

    verygood the website. gostei muito do site parabéns

  3. julian
    22 de agosto de 2023

    verygood the website i like it so much

  4. amanda
    2 de setembro de 2023

    gostei muito do site parabéns :)
    verygood the website congracts :)

  5. julian
    3 de setembro de 2023

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

  6. amanda
    3 de setembro de 2023

    verygood your website, i go to follow you.

  7. marcelo
    14 de setembro de 2023

    gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
    the site, congratulations on the content

  8. ariela
    12 de outubro de 2023

    your website is very good, congratulations on the content.

  9. Iron reclamation yard services
    16 de fevereiro de 2024

    Metal waste stream management Scrap metal trade associations Iron reclamation and repurposing

    Ferrous material recycling pollution control, Iron waste reclamation facility, Metal salvaging

  10. Copper wire scrap prices
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap market transparency Copper recycling innovations Metal scrap dismantling
    Copper cable scrap weight pricing, Scrap metal recovery yard, Copper scrap processing plant

    Metal scraps recycling solutions, Copper scrap profit margin, Copper cable scrap extraction, Metal scrap reclamation and utilization

  11. Iron resource recovery
    2 de março de 2024

    Sustainable scrap metal operations Ferrous scrap dealers Iron scrap import regulations

    Ferrous material baling, Iron scrap reclamation plant, Metal recycling best practices

  12. Iron reclamation solutions
    3 de março de 2024

    Scrap metal price fluctuations Ferrous recovery yard Iron and steel reclaiming facility

    Ferrous material tools, Iron sorting, Metal recycling and reprocessing

  13. Iron scrap material recovery
    5 de março de 2024

    Air quality control in metal recycling Ferrous material recuperation Iron waste repurposing facility

    Ferrous material alloy, Scrap iron reclaiming solutions, Metal waste reutilization

  14. Scrap iron reclamation services
    7 de março de 2024

    Metal reclamation plant Ferrous material reclamation Iron recycling yard

    Ferrous material entrepreneurship, Iron scrap and waste management, Scrap metal assessment

  15. Iron scrap utilization services
    13 de março de 2024

    Scrap metal purity standards Ferrous waste processing Iron scrap preparation

    Ferrous material waste elimination, Iron recycle yard, Metal reclamation company

  16. Iron waste reclaiming and repurposing
    18 de março de 2024

    Metal reclaiming and reprocessing facility Ferrous material deconstruction Iron recycling plant

    Ferrous material recuperation, Iron reclamation facility, Scrap metal decommissioning


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up