Reading:
Como ser uma liderança inspiradora?

Como ser uma liderança inspiradora?

2 de maio de 2021

Inspirar é algo tão natural como ser exemplo. Quando é verdadeiro não precisa se esforçar e nem forçar para mostrar para alguém. Você simplesmente é. 


A principal fonte de energia que temos é o sol. Ele é o astro que atrai toda a matéria do seu sistema coletivo em torno de si. O sol é inspirador e serve de exemplo para a liderança que quer ser e fazer a diferença no mundo.

Você que é líder, se sente inspirador e iluminado como o sol? Quer saber como se tornar mais inspirador e iluminado? Tenha coragem de olhar seus pontos cegos, suas sombras e conhece ainda mais seus pontos luminosos que ajudam e orientam a trajetória das pessoas a sua volta.

Seguem alguns pontos luminosos da liderança inspiradora que pode ajudar você enxergar o que é essencial: 


Segurança e autoridade

Sabe aquela máxima de ser exemplo? Então, começa quando você está seguro quanto a sua humanidade, integridade e propósito e quando você tem uma autoridade moral.

Isto significa que você já passou pelo processo, você colocou a mão na massa, você suou e sangrou na arena até se tornar especialista, você superou suas próprias dificuldades para estar ali e não deve nada para ninguém e nem tem nada à esconder, você é ou busca ser a mudança que convida os demais. Naturalmente, as pessoas reconhecerão este valor em você. E tal como é a fama, ela chegará sempre na sua frente.


Autêntica

A segurança do líder inspirador está na sua atenticidade. Ele tem consciência de quem é  e tem coragem para expor sua vulnerabilidade e expressar o que precisa e o que está sentindo. Sua verdade não está só na sua identidade, mas nas suas escolhas e na coragem de ser e se expressar como é, sente, pensa e precisa. 


O lider inspirador tem coragem de ser, fazer e escolher o diferente, o incomum e não se preocupa com as críticas ou o julgamento dos outros. Ele banca suas escolhas e pronto.


Visionária

Vê algo além dos outros . Por estar num nível de consciência acima dos demais e manter sua mente aberta e expandida, o líder inspirador enxerga o que muitos não veem.

Ele vê além, enxerga acima, ele percebe o sutil, se guia pela intuição. No fundo ele sabe que a melhor forma de prever o futuro é cria-lo e que o processo começa com uma visão além dos cinco sentidos. 


O lider inspirador mostra a possibilidade de uma nova realidade. Não é uma melhoria, mas uma novidade. às vezes rara, dificil de ser alcançada, impossível para muitos.

Mas o líder enxerga e acredita que é possível. Pode ser julgado de louco, ingênuo, ele não liga porque vê e crê que vai acontecer ou que chegar lá.


Em alguns casos, não é nem questão de não enxergar, mas sim de não acreditar. Muitos traumas levam às descrenças e o líder inspirador ajuda resgatar a fé. 

Através de exemplos e de palavras de sabedoria, o líder inspirador ajuda as pessoas à olhar para si e reconhecer suas crenças limitantes que impedem em acreditar na possibilidade de uma nova realidade.

Ele ajuda nesta transiçåo do antigo e escuro para o novo e iluminado. 

Cuidado e atenção as pessoas

Vida é conexão e relacionamento com as pessoas é a parte mais importante do exercício do papel do líder.

Importar-se genuinamente por elas, assim como ter empatia e querer ajudá-las é essencial. 


Se não gosta de pessoas, esquece.Não tem algo mais fora de moda e ridiculo do que pessoas no  papel de liderança tratando mal sua equipe, falando com desrespeito, humilhação, ironia, ameaças  e jogos de poder. 


Respeito é básico, o líder inspirador oferece mais do isso, carinho e ajuda verdadeira. 


Entusiasta

Lider inspirador tem motivação impecável e energia contagiante. Imagina chegar no trabalho e olhar para o seu líder sem energia, desmotivado, triste, cabisbaixo, irritado.

Lider é gente, mas líder inspirador é lider de si mesmo e se não está bem ele se cuida, pede ajuda, sabe que é um momento temporário e logo sai dessa. 


Entusiamo é uma palavra linda que significa Deus que está dentro. O lider inspirador cultiva sua espiritualidade e essência divina, sabe que o sofrimento está a serviço de algo maior e aprende logo para permititr que o fluxo harmonioso se reestabeleça.

Estratégia inovadora de resultados

O lider inspirador é diligente e inovador, ele sabe que resultado são apenas resultados de um processo que tem etapas e quanto mais colaborativo, orgânico e sistêmico, melhor. 

Ele faz diferente, e longe de cobrar, ele estimula a autogestão, a autoresponsabilidade e o trabalho em equipe com foco no bem comum. 

Tem uma causa  ou um propósito maior

Ele sabe o para quê ele vive e trabalha para defender esta bandeira, vencer esta luta, realizar esta visão e convida os demais à viver este sonho coletivo. 

O lider inspirador vive o seu manifesto, o seu lema. Quem está perto dele sabe quais são suas crenças, princípios e propósito maior e muitos se identificam  pela causa e se sentem inspirados. 

Não há nada mais engajador do que a força de um propósito comum! 

E aí, o artigo foi inspirador? Espero que sim e se quiser aprofundar ainda mais, invista em você com as mentorias da Elos360😉



1 Comment
  1. clindamycin pills
    11 de dezembro de 2023

    [...] clindamycin pills[...]

    clindamycin pills


Related Stories

19 de janeiro de 2016

Relacionamento Interpessoal: Na teoria é fácil!

Arrow-up