Reading:
Entenda qual a importância de conhecer a equipe que trabalha

Entenda qual a importância de conhecer a equipe que trabalha

Mônica Santos
30 de janeiro de 2017

Um excelente líder sabe da importância de conhecer a equipe com quem trabalha. É pela compreensão de que cada colaborador é uma pessoa diferente que o gestor pode identificar talentos e defeitos e, assim, ajudar a fortalecer o ambiente de trabalho e o desenvolvimento de projetos.
Um gestor que não apenas emite ordens, mas que, pelo contrário, entende como a equipe funciona e orienta os colaboradores para alcançar os maiores resultados da melhor maneira, conquista a confiança da equipe e faz a empresa crescer.
Saiba mais, neste post, sobre a importância de conhecer a equipe e de que forma conseguir chegar nesse estágio.

Uma forma de alcançar resultados positivos

Imagine a seguinte situação: surge um projeto urgente em cima da hora e é preciso entregar a tarefa o quanto antes. Sem ter muito tempo para pensar, você saberia indicar quem da sua equipe pode ser solicitado para uma tarefa como essa? Por este e outros motivos, é fundamental que o líder conheça seus colaboradores.
Você precisa saber quais são os perfis dos profissionais da empresa, as habilidades técnicas e pessoais, além da capacidade de trabalhar sobre pressão de cada um. Assim, poderá ajudar a equipe a trabalhar da melhor forma para alcançar os objetivos esperados.
Além de ajudar na tomada de decisões, conhecer sua equipe é uma das maneiras de ter colaboradores engajados com os propósitos da empresa. Um líder que não compreende seus funcionários não é capaz de motivar equipes. Para ter uma equipe engajada, é preciso que o gestor esteja próximo dos colaboradores, pois essa atitude gera uma relação de confiança.

A importância de conhecer a equipe

Com algumas atitudes, é possível conhecer sua equipe e ajudá-la a crescer pessoal e profissionalmente, também promovendo o crescimento da empresa. Confira as dicas:

Conheça a si mesmo

Primeiramente, para ser um bom líder, é preciso que você se conheça. Por meio de autoavaliação ou do pedido de feedbacks à equipe, procure saber quais são suas qualidades como gestor e quais são aquelas que precisa adquirir ou melhorar.
Depois, trabalhe para alcançar as habilidades que ainda não possui e que ajudarão você a ser um líder melhor. Uma dica é conhecer e trabalhar os valores dos níveis de consciência que um verdadeiro líder deve dominar.

Ouça e observe seus colaboradores

As pessoas são diferentes. Cada uma tem pensamentos, opiniões, emoções, habilidades e maneiras de agir diferentes umas das outras. Um líder que compreende esse quesito é respeitado por sua equipe. A melhor forma de identificar essas diferenças é escutando e observando.
Tenha sincero interesse pelos projetos dos funcionários, sejam eles profissionais ou mesmo pessoais, já que esta é uma esfera que faz parte da satisfação pessoal de cada um.
A empresa 3M é um exemplo dessa compreensão. Seus gestores criaram um programa que permite que os colaboradores dediquem parte do tempo de trabalho a projetos pessoais. A atitude trouxe bons resultados: o famoso Post-It foi resultado de um trabalho realizado durante esse tempo.
Agora que você entendeu a importância de conhecer a equipe que lidera, deixe seu comentário no post e compartilhe suas impressões e opiniões sobre o tema. Fique à vontade!



0 Comments

Deixe uma resposta

Related Stories

5 de dezembro de 2016

Como gerenciar faltas e atrasos no trabalho?

Arrow-up