Reading:
5 atitudes para evitar os jogos de poder na sua equipe

5 atitudes para evitar os jogos de poder na sua equipe

13 de abril de 2017

No ambiente empresarial, é comum ver lideranças focadas na avaliação individual de cada colaborador. Embora seja uma prática que visa acompanhar o desempenho para melhoria dos trabalhos, ela também pode se tornar fonte de competições constantes dentro da equipe. E quando a competitividade sai do controle, é gerado um clima tenso e estressante que compromete o sucesso dos negócios. Isso sem falar quando o gerente tem uma relação de preferência com algum colaborador da sua equipe e articula situações e informações para beneficiá-lo. Ou de conflitos da própria equipe, onde um colaborador usa o poder da influência para se beneficiar em detrimento de um colega.
Conhece alguma história semelhante?

Invista em desenvolvimento pessoal

Uma equipe completa sempre será formada por profissionais com diferentes especialidades, mas quando se fala de jogos de poder, fala-se de caráter, valores e relacionamento. Em outras palavras, desenvolvimento pessoal. Pessoas maduras que sabem do seu potencial, respeitam princípios e buscam um objetivo comum não precisam fazer joguinhos ou usar o poder para conseguir o que quer. Considerando essa condição, um líder precisa ter muito cuidado na hora de perceber situações nebulosas dentro da sua equipe ou empresa. Para evitar que essa dinâmica interna de jogos de poder façam parte da cultura e do jeito de funcionar no trabalho, o líder é o primeiro a agir com maior consciência…e se não for pela maturidade da própria escola da vida, que seja pelos desenvolvimentos pessoais que se investiu ao longo dela.
Quem joga, no fundo, se sente inseguro e, geralmente, age pelo modelo mental de ganha-perde. Quando se evolui e percebe que existem outras formas para um mesmo objetivo e que o melhor para todos é o ganha-ganha e busca do bem comum, o mais importante é a conexão e a clareza nas relações com base na verdade e na colaboração. Isso exige, em algumas situações investimento em desenvolvimento e amadurecimento da equipe. Isso sem falar no fortalecimento da cultura, reforçando valores de verdade, transparência, respeito, integridade, etc
O resultado virá na forma de pessoas mais satisfeitas, não só mais confiantes no trabalho, mas seguras em seus relacionamentos, o que diminui a necessidade de competir negativamente com os colegas.

Supervisione os grupos

Em um ambiente altamente competitivo, basta lançar um novo desafio para que muitos colaboradores se fechem em pequenos grupos de trabalho. Se essa configuração não for motivada por orientação do líder ou para fins de organização de processos, pode rapidamente se tornar um problema para as relações internas.
Infelizmente, alguns colaboradores tendem a esconder suas ideias dos demais para ganhar destaque na equipe. Em um clima de desconfiança constante, quem sai perdendo é todo o conjunto; portanto, supervisione sempre os grupos para identificar sinais de competição excessiva ou jogos de poder. Muitas vezes, centralizar o conhecimento ou direcionar uma informação para uma pessoa específica, pode ser uma forma de fazer isso. Sendo assim, evite fazer comparações, reforce valores essenciais ou jo e incentive os diálogos para o compartilhamento das informações levantadas.

Faça da liderança um exemplo

Eliminar a competitividade excessiva ou jogos de poder na equipe exige primeiro uma quebra da hierarquia negativa. Cada vez mais, as pessoas querem se sentir parte do que está sendo construído na empresa. Para isso, precisam ter confiança e liberdade para dialogar abertamente com os os demais colaboradores, inclusive (e principalmente) com seus superiores.
Hoje, o cargo de liderança ou gestor não pode ter a imagem do chefe autoritário, centralizador e narcísico. Se quiser ser um exemplo de valor e melhorar as relações na empresa, considere adotar de vez o perfil de líder. Assim, quando for liderar pessoas, tenha empatia e humildade para ouvir e discutir possibilidades que incentivarão a participação ativa e engajamento da equipe.
Não adianta, equipe acaba sendo o reflexo do líder e aquele que revela um perfil ou um caráter diferente é visto como ameaça! Quer uma equipe íntegra, colaborativa e unida? Seja exemplo.

Não permita julgamentos

Por ser composta de profissionais com capacidades e dificuldades distintas, uma equipe dificilmente estará livre de erros e problemas. Dessa forma, cabe ao líder ter paciência e jogo de cintura para lidar com possíveis desentendimentos gerados dentro da equipe.
Se uma pessoa errou sozinha, procure-a separadamente para entender os motivos do ocorrido. Além de facilitar a busca de soluções, a atitude evita julgamentos e suposições sem sentido. Neste trabalho constante para manter o clima agradável na empresa, você permite que o colaborador fique seguro para expor e testar novas ideias sem medo de receber críticas destrutivas.
Caso perceba julgamentos ou conflitos atue na causa de forma profunda e esclarecedora. Prevenir os jogos de poder é melhor do que acabar com eles!

Reconheça o sucesso da equipe

Para todo colaborador que faz um trabalho com maestria, é essencial dar o devido reconhecimento através de feedbacks e apontamentos positivos. Ainda assim, o bom líder nunca deixa de valorizar o bom desempenho de toda a equipe, afinal, é a união do grupo que gera resultados de grande impacto na empresa.
Quando destaca o sucesso do time, você automaticamente reforça a necessidade e importância do trabalho conjunto. Para os colaboradores, é uma demonstração simples de que uma relação harmoniosa entre cargos pode ser a chave para o alcance dos objetivos comuns. A longo prazo, esse reconhecimento será determinante para a visão sistêmica e comprometimento da equipe.
Ainda que o termo competição remeta a algo negativo, ele também pode ter um lado positivo na empresa. Quando este é colocado em prática, mantém as pessoas focadas tanto no crescimento individual quanto do conjunto envolvido nos trabalhos. Nesse processo, a responsabilidade em orientar sobre os princípios da meritocracia deverá estar nas mãos de uma figura de liderança exemplar.
Gostou das dicas? Confira mais informações no site e na página da Elos 360 no Facebook!



11 Comments
  1. julian
    9 de janeiro de 2024

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

  2. IPTV Smarters Pro
    29 de janeiro de 2024

    Absolutamente fascinante! Este post é um tesouro de
    informações, apresentado de forma clara e envolvente.
    Parabéns pelo trabalho excepcional, é inspirador e
    enriquecedor. Continuem compartilhando conhecimento
    valioso como este!

  3. Iron and steel scrapping and reprocessing
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal repurposing facility Metal salvage depot Iron scrap storage services

    Ferrous material regulatory reporting, Iron recovery yard services, Scrap metal sourcing solutions

  4. Scrap Copper wire recycling
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap Copper composition analysis Copper scrap recycling machinery Scrap metal recovery and recycling yard
    Copper cable scrap recycling process, Metal shearing services, Copper formate recycling

    Metal scrap recycling center, Copper hydroxide recycling, Where to sell Copper cableCopper cable scrap separation, Scrap metal business ethics

  5. Iron and steel scrap recycling and reclamation
    2 de março de 2024

    Metal waste recycling yard Ferrous material resource optimization Iron reclamation operations

    Ferrous material recycling environmental initiatives, Iron reclamation, Metal waste reclaiming solutions

  6. Iron waste reclaiming solutions
    3 de março de 2024

    Scrap metal reprocessing yard Ferrous material warehousing Iron scrap recycling

    Ferrous material hauling, Iron scrap refurbishment, Metal recycling and reclaiming center

  7. Iron waste reclamation yard
    6 de março de 2024

    Scrap metal reclamation depots Ferrous waste reclamation operations Iron scrap reprocessing yard

    Ferrous metal reusing, Iron scrap reclaiming facilities, Scrap metal recovery optimization

  8. juan
    8 de março de 2024

    gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you :)

  9. Iron and steel scrapping facility
    10 de março de 2024

    Scrap metal disassembling Ferrous material recycling opportunities Iron reprocessor

    Ferrous material recycling certifications, Iron waste recycling centers, Metal reclaiming and reprocessing

  10. Iron recyclable waste management
    14 de março de 2024

    Metal trade compliance Ferrous material stockpile Iron processing

    Ferrous material pick-up services, Iron scrap disassembly, Scrap metal material testing

  11. Iron scrap recycling
    18 de março de 2024

    Metal reutilization center Ferrous materials reprocessing Iron material recovery

    Ferrous scrap treatment, Iron reclaiming plant, Metal scrap treatment


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up