Reading:
O que realmente é capaz de motivar uma equipe?

O que realmente é capaz de motivar uma equipe?

12 de abril de 2016

No final da década de 1920, auge do desenvolvimento da indústria automobilística norte-americana, o Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council) realizava um estudo na fábrica da Western Eletric Company, localizada em Chicago. O objetivo era compreender qual a influência da intensidade da iluminação da fábrica e o motivacional dos colaboradores. Acreditava-se que luzes mais fortes contribuíam para a melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, da produtividade
Entre uma lâmpada e outra, no entanto, os pesquisadores logo perceberam que suas premissas estavam fadadas ao fracasso. O que aconteceu foi que o grupo de colaboradores que estava sendo estudado realmente produziu muito mais. No entanto, isso ocorreu mesmo quando a intensidade da luz estava baixa. Concluíram, então, que não era a iluminação o fator motivacional, mas, sim, a atenção dada a esses profissionais. Como não sabiam o motivo da pesquisa, acreditavam que a equipe de cientistas estava ali porque o seu trabalho era muito relevante.
Percebeu aonde queremos chegar? Sim, o motivacional é um tema bastante complexo, e não adianta se pautar em velhas premissas para elaborar as suas conclusões. A questão é que motivação é algo muito mais profundo e complexo do que podemos imaginar ou pesquisar!

Abandonando os velhos dogmas

Salários altos! Se perguntado sobre o principal fator motivacional, um gestor desatento rapidamente daria esse tipo de resposta. Acontece que tudo indica que os salários, por si sós, não garantem a motivação dos colaboradores. Quando o salário é comparado com outro fator de motivação em pesquisas, como a progressão na carreira e o bem-estar, normalmente ele acaba perdendo, e a razão é muito simples: a motivação não é apenas um jogo de matemática; há fatores emocionais envolvidos.
Uma organização que tenha um bom plano de cargos, por exemplo, motiva o colaborador, já que ele vê um futuro promissor e se sente mais desafiado no seu ambiente de trabalho – muitos funcionários públicos, inclusive, recebem salários muito maiores do que o mercado oferece, mas se sentem desmotivados por não possuírem um plano de carreira.
Por outro lado, se o perfil da empresa é mais criativo – uma empresa de design, por exemplo –, certamente a flexibilidade e o bem-estar no ambiente de trabalho influenciaram bastante no motivacional.

Os fatores que motivam uma equipe

Por mais que existam pesquisas que mostram que a motivação dos profissionais de uma empresa pode ser medida por uma série de fatores diferentes, como:

  • Autorrealização: fator mais pessoal, relacionado à realização pessoal e profissional;
  • Autoestima: ligado à percepção de que o trabalho realizado é realmente relevante, ou seja, você cumpre o seu papel na sociedade;
  • Social: relacionado à capacidade do profissional de se relacionar com colegas e superiores;
  • Segurança: relacionado principalmente com a estabilidade no cargo, a possibilidade de crescimento, a flexibilidade de horários, entre outras questões;
  • Fisiológico: por fim, os fatores fisiológicos, que são as condições básicas de motivação (e aqui é que entra o salário).

Na prática, existem fatores individuais, inconscientes e sistêmicos que influenciam muito a capacidade de motivação uma pessoa ou uma equipe. Cada um é cada um! Em teoria, quanto mais explorados forem esses cinco fatores na vida de um profissional, maior será a sua motivação, e, consequentemente, mais ele produzirá. Se você pretende ter profissionais motivados em sua equipe, deve focar em todos esses fatores. Alguns deles podem ser facilmente implementados, como: os salários justos e os benefícios (fisiológico), os planos de carreira e a comunicação interna (segurança) ou o clima organizacional (social), mas não podemos parar por aí.
É preciso investir mais profundo nas pessoas da equipe! O líder que quer motivar sua equipe precisa inspirar e construir vínculos de confiança e respeito para conhecer verdadeiramente cada uma das pessoas da equipe e descobrir ou ajudar a própria pessoa descobrir qual é o motivo que a leva agir. Isso é motivação! (o motivo que leva à ação). Esse é o ponto de partida indispensável e que muitas vezes não é percebido pela liderança: antes de motivar é preciso despertar! Ainda mais nesse atual contexto onde as pessoas estão muito mais sobrevivendo do que vivendo! Por fim, os fatores de  auto-estima e autorrealização são os que possuem mais peso e são os menos investidos.

Um exemplo inspirador

O Magazine Luiza, por exemplo, é uma empresa que tem uma cultura que incentiva a motivação em todos os níveis e valoriza o reconhecimento, a auto-estima e a autorrealização. Além disso e melhor que isso, promove encontros de fortalecimento interno (preventivos e interventivos) que contribuem para o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o resgate e fortalecimento dos princípios e valores essenciais e o amadurecimento das relações.

Desafios e dicas

Motivar uma equipe é um pedido comum de empresas e um desafio diário de líderes. Por mais que a motivação pode ser influenciada de fora para dentro (como uma palestra, por exemplo) é de dentro para fora que ela realmente acontece e se mantêm (como um trabalho de desenvolvimento mais profundo e contínuo, por exemplo).
O líder precisa primeiro encontrar seu propósito e sua própria motivação para depois despertar e ajudar as pessoas da sua equipe à encontrar seu motor interno e abastecer com o combustível emocional que existe dentro de cada um. Investir em coaching, psicoterapia e em trabalhos de desenvolvimento interno em grupo são excelentes dicas com resultados comprovados. Depois de despertar, o próximo passo é libertar ou romper padrões sistêmicos e é, por isso, que o líder precisa da ajuda de um profissional experiente.
E você? O que tem feito de efetivo para motivar sua equipe? Compartilhe suas experiências e nos ajude a ampliar o repertório e a motivação!



11 Comments
  1. Mundo Feminino
    8 de setembro de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. pedro silva
    7 de julho de 2023

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

  3. Iron scrap recovery and reclaiming
    15 de fevereiro de 2024

    Metal recycling supply Scrap metal recovery and reclamation yard Scrap iron

    Ferrous scrap refinishing, Iron scrap shredding, Metal waste collection

  4. Copper recovery services
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap grading Export regulations for Copper scrap Metal waste utilization and trading
    Copper cable scrap export permit, Scrap metal sorting, Scrap Copper transport and logistics

    Metal sorting services, Ethical copper sourcing, Copper cable scrap inspection, Scrap metal material recovery

  5. Iron material recovery services
    2 de março de 2024

    Scrap metal inventory services Ferrous waste reclaiming and recovery center Iron scrap collection

    Ferrous material audit, Iron scrap processing center, Metal waste refabrication

  6. Iron recycling and reuse
    3 de março de 2024

    Metal waste recycling Ferrous material recycling certifications Iron reclaiming yard

    Ferrous material materials research, Iron and steel recycling, Metal recycling recovery yard

  7. Iron waste reutilization
    5 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and utilization services Ferrous material recycling opportunities Iron waste reutilization

    Ferrous scrap reuse, Iron reuse and recycling, Metal scrap depot

  8. Iron scrap baling services
    11 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and recovery yard Ferrous material teamwork Iron waste reprocessing facility

    Ferrous material safety, Iron scrap cleaning, Scrap metal compaction

  9. Iron scrap dismantling services
    16 de março de 2024

    Scrap metal regeneration center Ferrous material contracts Iron scrap warehousing

    Ferrous waste repurposing, Iron and steel scrapping yard, Metal waste reclamation

  10. Iron recycling and reclaiming
    17 de março de 2024

    Ethical metal sourcing Ferrous metal waste disposal Scrap iron repurposing

    Ferrous material transformation, Iron waste reclaiming and reuse, Environmental metal disposal

  11. медицинский центр ПрофМедицина
    13 de abril de 2024

    московская медицинская клиника полного спектра медицинских услуг сделать мед справку в Москве купить мед справку с доставкой


Deixe um comentário

Related Stories

13 de março de 2017

Como impedir que a fofoca destrua sua equipe

12 de maio de 2018

O que as empresas podem aprender com as mães?

Arrow-up