Reading:
O segredo de líderes que desenvolvem equipes

O segredo de líderes que desenvolvem equipes

18 de novembro de 2016

Diante das novas necessidades do mercado e da economia, as empresas estão mudando a perspectiva de liderança e desenvolvimento dos líderes. O antigo modelo vem perdendo espaço para uma capacitação voltada para o autoconhecimento, desenvolvimento contínuo e visão sistêmica. Além de descobrir a necessidade de se investir em pessoas e integrar todas as áreas dentro da organização, vemos um grande movimento que fortalece a importância do relacionamento interpessoal, da colaboração e do trabalho em equipe. No post de hoje, você saberá qual é o principal segredo e uma das principais estratégias para o desenvolvimento de programas contínuos de formação de liderança, gerando líderes que desenvolvem equipes. Acompanhe!

O segredo e a estratégia para o desenvolvimento eficaz de liderança

Entendendo segredo como algo ainda não revelado, gostaria de compartilhar o diferencial de sucesso nos desenvolvimentos de lideranças que formam líderes que desenvolvem equipes.
Tudo começa com um mergulho mais profundo no mundo interior. A transformação não acontece no nível superficial, é preciso ir fundo, no mais profundo do ser,…, nos sistemas que fazem parte. Somos seres coletivos extremamente influenciados pelos padrões sistêmicos, muitas vezes inconscientes. E o sistema que exerce maior influencia na identidade e escolha das pessoas é o sistema familiar. Fato comprovado pelo alemão Bert Helinger e por todos os trabalhos realizados pela metodologia da Constelação Sistêmica.
O segredo está na eficiente quebra de padrões e harmonia interior que possibilita resgatar uma força interna, desbloquear potenciais e transformar definitivamente crenças limitantes e auto-sabotadoras por crenças poderosas e construtivas. Muitos líderes até querem fazer diferente do que fizeram com eles, mas, inconscientemente agem quase ou da mesma forma. E não importa o que se fala, os primeiros e principais líderes que tivemos nessa vida são nossos pais (que por sua vez, também tiveram os seus líderes e foram seguidores).  Somente depois que se acessa de forma consciente as informações necessárias para cada um, é que a transformação e o verdadeiro desenvolvimento acontece. Com o sistema familiar em harmonia, há permissão de acessar outros sistemas e outros influenciadores, como os líderes corporativos anteriores.
Conhecer e rever a história passada com esse foco, ajuda a fazer um update na programação interna de cada um e usar o maior poder que temos: a escolha de fazer diferente, de fazer melhor. E só com respeito pelos antecessores é que se consegue a harmonia necessária para acessar sua própria luz e seguir em frente, para ajudar que outros também as acesse.
Líderes são mestres de luz, que tem a coragem de olhar e integrar a própria sombra, sem projetá-la nos outros. Pelo contrário, o líder estimula o relacionamento e o desenvolvimento interpessoal – da pessoa com ela mesma e depois segue com o desenvolvimento do relacionamento interpessoal , tão falado hoje em dia.
Percebe? Existe uma ordem, e, de acordo com a inteligência sistêmica, ela é um princípio. Primeiro, eu comigo mesmo e depois, eu com o outro. Primeiro, os pais, depois os filhos. Primeiro, desenvolve-se a pessoa com seu sistema familiar e padrões, depois os demais.
A estratégia inovadora, por sua vez, é  o desenvolvimento de liderança com essa consciência sistêmica através de um trabalho desenvolvido de forma contínua, buscando o autoconhecimento e transformação pessoal com profundidade e acompanhamento.

Ações que contribuem para o crescimento pessoal

Autoconhecimento

A maturidade do líder inovador e sua capacidade de autocrítica e de transformação pessoal diante das circunstancias influencia no desenvolvimento de habilidades de seus liderados. O autoconhecimento, conhecimento de dentro para fora, se torna uma qualidade muito importante para identificar oportunidades em seu modelo de liderança, mesmo não sendo algo fácil de se alcançar.
É responsabilidade do novo estilo de liderança criar mais consciência de suas ações para que reflita em seus liderados, pois a forma como o líder se desenvolve tem resultados diretos no desenvolvimento da equipe como um todo, não estando restrito somente à área em que o líder atua. Seu investimento na evolução pessoal é de fundamental importância e impacto no exercício do seu papel enquanto líder. Antes de ser líder do outro, o líder precisa ser líder de si mesmo!
Junto com esse movimento interno, o líder que quer desenvolver seus equipe, precisa contribuir para que cada um também se conheça. Por isso é extremamente importante criar um vínculo de confiança e interesse genuíno em ser exemplo e ajudar cada colaborador a olhar para dentro e ir mais longe do que sua limitada mente acredita poder chegar.
Estimular o autoconhecimento através de diálogos sinceros, perguntas poderosas, dinâmicas em grupo, encontros de desenvolvimento e fortalecimento interno ou, até mesmo, histórias de vida, mensagens e vídeos que levem a reflexão e sensibilização são alguns exemplos.

Atuar de forma integrada e sistêmica

Um outro nível de consciência tem gradualmente ocupado espaço nas relações de trabalho. Princípios e valores essenciais como a integridade, a verdade, a transparência, a justiça, a colaboração e a busca do bem comum, enfim, a base moral das relações interpessoais tem sido cada vez mais reforçada no ambiente corporativo.
Uma visão sistêmica e uma integração não só com os colaboradores, mas também entre os parceiros da empresa, sendo eles fornecedores, clientes, funcionários e a própria sociedade também é de extrema importância. A organização possui uma responsabilidade social grande e essa mentalidade deve fazer parte da vida dos integrantes da empresa e principalmente dos líderes.

Cultivar talentos

Cultivar talentos dentro de sua própria equipe, implica em ter  funcionários motivados e futuros líderes que viveu o processo e já conhece como despertar e desenvolver pessoas. Cria-se um ciclo virtuoso que leva à uma retenção positiva de profissionais humanos, produtivos e aderentes a cultura da empresa.
A melhor maneira de cultivar os talentos é ser um talento para cultivar talentos, em outras palavras, um líder exemplar – um líder educador, servidor, focado em pessoas e resultados e não só em resultados.
Conforme vimos sobre o princípio da ordem, primeiro pessoas, depois resultados. Na verdade, resultado é só o resultado do que as pessoas fizeram. Então, foque nas pessoas, em conhecer as pessoas, seus talentos. Não perca tempo ensinando o peixe a voar. Descobrir e desenvolver talentos é o primeiro passo, o segundo é colocar os talentos a serviço do outro. Por isso, é importante estar no cargo certo. Não desperdice talentos, cultive em cargo fértil! Pergunte, dê feedback, fique atento, seja verdadeiro, acompanhe. Não perca tempo no operacional, vá para o estratégico, desenvolva para delegar!
Quando líderes desenvolvem equipes, eles conseguem muito mais do que imaginam: eles ajudam a desenvolver líderes de si mesmo alinhados aos objetivos de uma equipe, um time. Afinal, a física quântica explica esse fenômeno: o todo é maior do que a soma de suas partes!
Quer ir além e aprender mais sobre liderança corporativa? Saiba como o líder deve ser o exemplo multiplicador da sua cultura empresarial!



8 Comments
  1. Copper scrap price fluctuations
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap recycling rates Scrap Copper buyer Metal reclaiming and recovery
    Copper cable stripping tool, Metal reutilization, Scrap copper communication

    Efficient metal handling, Copper scrap recovery methods, Copper cable scrap recycling regulations, Scrap metal repurposing technologies

  2. Iron and steel reclaiming facility
    16 de fevereiro de 2024

    Metal scrap repurposing plant Metal waste packaging Iron reclamation

    Ferrous material business operations, Iron scrap compaction services, Metal reclaiming facility services

  3. Iron scrap collection points
    2 de março de 2024

    Metal scrap brokerage services Ferrous metal recycling and reclamation facility Iron scraps recovery yard

    Ferrous material shredding equipment, Iron scrap dismantling services, Scrap metal distribution

  4. Scrap iron yard
    3 de março de 2024

    Scrap metal purchasing Ferrous material scrap monitoring Iron scrap remolding

    Ferrous material lean practices, Iron reclamation center, Scrap metal reclamation and utilization services

  5. Iron reuse facility
    5 de março de 2024

    Scrap metal redistribution Ferrous material recycling environmental compliance Iron and steel scrapping and reclamation services

    Ferrous material recycling infrastructure, Iron recycling and recovery services, Scrap metal reclamation site

  6. Iron reclamation
    11 de março de 2024

    Scrap metal Ferrous metal shearing Iron scrap reutilization centers

    Ferrous metal recycling machinery, Iron scrap recovery solutions, Metal scrap brokering

  7. Iron scrap reprocessing services
    14 de março de 2024

    Metal waste processing tools Ferrous metal industry analysis Iron scrap recovery and processing

    Ferrous material recycling research and development, Iron scrap salvage yard, Scrap metal branding

  8. Scrap iron collection
    18 de março de 2024

    Scrap metal recycling and reclamation Ferrous material recycling standards compliance Iron scrap reclamation operations

    Ferrous material environmental stewardship, Scrap iron recover, Metal reclaim


Deixe um comentário

Related Stories

30 de janeiro de 2017

Por que o Magazine Luiza é um case de sucesso em Harvard?

Arrow-up