Reading:
Enron e Zappos: como a cultura empresarial influencia sociedade

Enron e Zappos: como a cultura empresarial influencia sociedade

18 de abril de 2017

Não existe a menor dúvida de que a cultura da empresa influencia e muito as ações de seus colaboradores. São vários os pesquisadores que mergulharam nesse universo para entender e comprovar o papel das empresas na vida em sociedade.
David Burkus e seus colegas da Regent University realizaram uma pesquisa que demostrou a influência da cultura organizacional nos comportamentos dos empregados e na forma de liderar. Os autores exploraram a influência do efeito da cultura organizacional no comportamento ético dos empregados e para isso estudaram dois casos com culturas diferentes: Enron e Zappos. De acordo com os pesquisadores, quando se olha a ética nas organizações, não se olha nos códigos de ética e nos guias de cultura para saber como se comportar, as pessoas olham umas às outras.
Culturas não-éticas fazem pessoas não-éticas
Já existe uma extensa literatura que demonstra que a cultura e o clima organizacional são cruciais para entender como uma cultura não ética facilita comportamentos e atividades não éticas (Trevino, Butterfiel $ McCabe, 1998; Dickson, Smith, Grojean & Ehrnart, 2001).
Os exemplos são muitos e eles mostram o quanto a cultura ética das organizações tem sido mostrada como influência no processo e julgamento dentro da dimensão de integridade (Barnett & Varcys, 2000). Outra pesquisa revelou que os Incidentes de comportamentos não éticos são explicados pela cultura organizacional.(Sinclair, 1993)
O resultado mostrou que existe uma relação entre o clima ético da organização e as decisões éticas dos colaboradores. A organização que foi moldada numa cultura e clima ético deveria ser menos tolerante com o comportamento não ético. Os valores e comportamentos dos lideres sênior também foram apontados como grande influenciadores do formato organizacional que serve como um mecanismo de liderança para criar e reforçar a cultura organizacional.
Critérios como: foco de atenção, reação a crise, modelo de papel, recompensa; critério de esconder e lutar, foram usados no caso do estudo da cultura Enron e o resultado demostrou como os líderes reagiam frentes a esses 5 mecanismos, criando uma cultura não ética que provocou a demissão de Enron – uma das maiores empresas de energia do mundo. Sua lista de valores principais são: 1) comunicação: temos a obrigação de comunicar; 2) respeito: nos tratamos uns aos outros como gostariam que fossemos tratados; 3) integridade: nos trabalhamos com clientes e prospectos abertamente, sinceramente e honestamente; 4) excelência: nos somos satisfeitos com nada menos que o melhor em tudo o que fazemos.
Mesmo assim, vários exemplos revelavam que a cultura era inversa aos valores pregados. Ao invés de reforçar o código de ética e a lista de valores virtuosos, as ações dos líderes estabeleciam uma cultura com valores como ganância e orgulho.
 Inteligência moral se desenvolve sim.
Quem nunca ouviu o dito popular de que “pau que nasce torto morre torto”? Os especialistas em Bonsai também poderiam facilmente dizer o contrário. A verdade é que é possível os dois.
Lennik e Kiel criaram um teste moral (ICM), seguido de um Plano de Desenvolvimento Moral para despertar e fortalecer uma inteligência moral e acreditam que é possível combater o vírus moral através de terapias, mentoring, coaching ou demais trabalhos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
A energia emocional tem a sua origem naquilo que as pessoas acreditam e valorizam. Valores dão significado à vida das pessoas. A partir do momento em que estes são resignificados uma nova forma dinâmica interna é criada e uma nova forma de agir estabelecida.
Por isso é tão importante investir do desenvolvimento pessoal e no relacionamento interpessoal! Ampliar a consciência com fortalecimento interno ajuda a criar pessoas éticas.
Ética vem de berço?
Por mais que dizem que caráter e educação vêm de berço, existe uma luz no fim do túnel para aqueles que não receberam ou tiveram um modelo na própria família. Com ajuda, é possível quebrar padrões e internalizar novos valores. Quando a empresa tem uma cultura de princípios onde a ética e o respeito são inegociáveis, novos modelos trazem luz aqueles que nunca souberam da possibilidade de fazer diferente.
Empresas que investem no desenvolvimento de seus líderes e colaboradores investem para um mundo mais ético, justo e humano.
De acordo com os pesquisadores, o fortalecimento emocional atua em parceira com a inteligência moral e ajuda fazer escolhas morais, além de:

  • Expressar opiniões impopulares e se manifestar abertamente pelo o que é certo
  • Agir eticamente e estar acima das reprovações
  • Construir confiança por meio de sua fidelidade e sua autenticidade
  • Admitir seus erro e confrontar ações antiéticas dos outros
  • Defender princípios difíceis mesmo que sejam impopulares

Mais do nunca é preciso ter força para nadar contra a corrente e se opor ao que virou natural e comum. Dizer não à maioria revela força interna e maturidade.
Quem reforça essa linha de influência e transformação pessoal é o Instituto Ethos que compartilhou palestras os estudos realizados na universidade Harvard, onde descobriu que o comportamento ético é resultado do crescimento individual e maturidade.
De acordo com essa pesquisa, o nível de maturidade influencia o comportamento corporativo e concluíram que empresas éticas e maduras apresentam um desempenho 160% melhor que as menos éticas.
Não tenha dúvida de que empresas melhores, formam pessoas melhores e contribuem para um mundo melhor.



7 Comments
  1. Copper scrap exporters
    15 de fevereiro de 2024

    Copper recycling industry Scrap Copper buyers Scrap metal retrieval services
    Cable stripping machines, Metal scrapping, Copper circuit board recycling

    Scrap metal industry certifications, Copper machining waste recycling, Copper cable stripping machine, Metal recycling repurposing

  2. Iron reclamation services
    16 de fevereiro de 2024

    Metal recycling depot Metal waste processing Iron scrap reprocessing plant

    Ferrous metal buyback, Iron salvage and reclamation, Scrap metal waste

  3. Iron scrap processing plant
    1 de março de 2024

    Automated metal sorting Ferrous material recycling market trends Iron scrap cleaning

    Ferrous material sorting, Iron waste reprocessing facility, Metal scrap dealer

  4. Iron scrap warehousing
    3 de março de 2024

    Scrap metal reutilization yard Ferrous metal recovery solutions Iron scrap recovery depot

    Ferrous metal recycling sector, Iron scrap transportation services, Metal scrapping

  5. Iron scrap processing facility
    5 de março de 2024

    Metal reclaiming and repurposing Ferrous material waste baling and compaction Iron scrap brokerage and trading

    Ferrous material industry benchmarking, Scrap iron scrapyard, Scrap metal

  6. Iron scrap reprocessing facility
    11 de março de 2024

    Scrap metal reprocessing Ferrous material recycling baling Iron waste reclaiming center

    Ferrous material transportation and logistics, Iron scrap processing plant, Metal processing services

  7. Iron scrap shredding
    17 de março de 2024

    Scrap metal refining Ferrous metal reclamation yard Iron waste reprocessing solutions

    Ferrous material recycling safety, Iron waste management, Metal waste collection


Deixe um comentário

Related Stories

8 de março de 2017

Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

7 de maio de 2016

Medo no ambiente de trabalho: 4 formas de superá-lo!

30 de janeiro de 2016

Como ajudar sem se dar mal!

Arrow-up