Reading:
Por que é tão importante ser uma pessoa íntegra

Por que é tão importante ser uma pessoa íntegra

30 de maio de 2017

É só conseguir parar um pouco o turbilhão do dia-a-dia e os ruídos da própria mente para conseguir enxergar e escutar o que está acontecendo no mundo interno.
Sei que não é tão simples assim, mas é o primeiro e importante passo para sair do automático e enxergar os sintomas que nos revelam a crise moral, emocional, espiritual que estamos vivendo enquanto humanidade. Não precisa de muito esforço para perceber que a maioria das pessoas estão repetindo destinos de sofrimentos. Não precisa de muito esforço para perceber que infelizmente é normal – não só o sofrimento, mas a falta de integridade e de respeito nas relações interpessoais.
A impressão que tenho é que muitos perderam a bússola interna dos princípios essenciais que norteiam as escolhas e as posturas que constroem relações saudáveis e harmoniosas. Pessoas mentem com naturalidade da mesma forma que ferem e prejudicam os outros. O próprio discurso como: ” é assim mesmo”, “antes ele do que eu” , ” cada um para si” ” não tem outro jeito” ilustram essa triste e normal realidade decorrente de um analfabetismo emocional, uma imaturidade relacional e uma anorexia espiritual.
Exagero? Basta olhar os sintomas para descobrirmos as causas – necessidades essenciais da nossa alma que não estão sendo atendidas. A raiva, a tristeza, os conflitos, o medo, a insegurança, e a ansiedade são apenas alguns despertadores emocionais que acionam outros despertadores mais profundos e doídos como a insônia, a compulsão (desejo excessivo e inconsciente de alguma coisa – sexo, comida, compras, trabalho, doce), a dor de cabeça entre outros sintomas físicos e doenças.
É normal não ser íntegro?
Não ser íntegro, pode até ser normal, (infelizmente), pode até trazer riquezas ou conquistas mais rápidas, mas provoca sofrimentos e cobra um preço caro que se não é pago na hora, é cobrado com juros. Não digo apenas peso na consciência ou noites mal dormidas. A pessoa que deve, teme – consciente ou não, digo que, inconscientemente, a pessoa cria, atrai e cai nas próprias armadilhas criadas pela mente. Desde sintomas físicos, emocionais, até perdas físicas e relacionais. Perder a credibilidade é pior do que perder dinheiro. Não ter crédito, é não ser confiável e ter prejudicada alguém é ser devedor.
A justiça sistêmica é implacável, o que se planta, colhe… e se não for pela própria pessoa que causou prejuízo a alguém ou feriu algum princípio essencial, as próximas gerações se encarregam de pagar esse preço. Ninguém sai imune a falta de integridade. Não só quem age sem integridade constrói seu castelo na areia como cava sua própria sepultura – enterrando com ela sua imagem, seu caráter, a credibilidade de suas relações, seu legado inspirador, entre aquilo que tem se reconhecido como valor.
O fato é que o distanciamento dos princípios essenciais da nossa alma são decorrentes da desconexão que estamos vião sente empatia e vive sob uma frieza emocional. Quando esta é explicada biologicamente, o diagnóstico é de psicopatia ou sociopatia. Não é o caso da maior parcela da população.
Qual é a saída?
A saída está na conexão, na percepção e reconhecimento que fazemos parte de um todo. Que somos da mesma tribo e que nossa convivência harmoniosa depende da busca do bem comum. Esta, por sua vez, é a fonte da ética, da integridade e da compaixão. Elementos essenciais para viver em comum-unidade.
Somente as relações baseadas no respeito, no amor, na verdade, no equilíbrio e na busca do bem comum é que podem atender as necessidades profundas de pertencimento, de afeto, de atenção, de cuidado, de conexão. Quando se é íntegro, se é livre. Essa liberdade permite direcionar as energias para o fortalecimento e construção (e não para a proteção e defesas). Quando a pessoa é íntegra ela cultiva uma autoimagem e uma autoestima positiva, elevada e que contribui para o sistema imunológico e saúde integral.
Ser integro nao é obrigação, assim como integridade não é regra. É um princípio natural que está dentro e precisa ser despertado, criado e fortalecido dentro da pessoa, no início do seu processo de formação e desenvolvimento de caráter e identidade. É portanto uma questão sistêmica – que está relacionado aos modelos familiares e aos padrões aprendidos.
Dessa forma, não adianta apontar para longe ou para cima. Não adianta culpar os governantes e olhar para as grandes corrupções. A integridade está em casa, nas famílias, nas pequenas ações, na educação de base. O que é uma empresa, organização ou governo do que várias famílias juntas. Afinal, somos uma família chamada humanidade que precisa urgente resgatar o relacionamento mais importante que existe – com seu Pai-Criador.



9 Comments
  1. Guilherme Barros - Produtos Importados
    4 de fevereiro de 2022

    Top esse site, já estava desistindo de encontrar algo na
    internet encontrei aqui algumas das informações que
    procurava. Obrigado!!!

  2. Mundo Feminino
    2 de junho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  3. Iron processing
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal recovery and recycling center Metal scrap collection Iron scrap refurbishment

    Ferrous material stakeholder engagement, Scrap iron utilization, Metal scrap repurposing

  4. Scrap copper yard
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap copper sales and marketing Recycled copper materials Metal waste disassembling
    Copper cable scrap export destination, Metal recycling and reprocessing, Copper scrap supply

    Environmental compliance in metal recycling, Copper scrap price fluctuations, Copper cable stripping, Scrap metal quality standards

  5. Iron reclamation services
    2 de março de 2024

    Scrap metal waste Ferrous material recycling value Iron waste disposal

    Ferrous material recycling community outreach, Iron scrap recycling operations, Scrap metal recycling incentives

  6. Iron scrap recovery plants
    4 de março de 2024

    Metal reclaiming yard center services Ferrous material recycling facility management Iron waste reclaiming

    Ferrous material recycling record-keeping, Iron scrap logistics services, Metal scraps recycle

  7. Iron reclaiming depot
    6 de março de 2024

    Industrial metal waste Ferrous material assessment Iron scrap inventory services

    Ferrous material recycling conventions, Iron waste recycling yard, Metal waste reprocessing yard

  8. Iron scrap reclamation center
    8 de março de 2024

    Metal scrap repurposing services Ferrous material by-product management Iron and steel reclaiming and recycling

    Ferrous waste reclamation and recovery, Iron scrap reclamation operations, Metal waste reprocessing facility

  9. Iron scrap reprocessing services
    16 de março de 2024

    Metal scrap shredding Ferrous waste recycle yard Iron scrap reclamation facility

    Ferrous material process efficiency, Iron recycling and reprocessing, Metal logistics services


Deixe um comentário

Related Stories

30 de maio de 2018

Vale a pena investir em desenvolvimento pessoal em empresas?

30 de janeiro de 2016

Como ajudar sem se dar mal!

Arrow-up