Reading:
[Case] Empresa familiar em conflito: como a Constelação Sistêmica transformou relacionamentos difíceis

[Case] Empresa familiar em conflito: como a Constelação Sistêmica transformou relacionamentos difíceis

18 de maio de 2017

Sabemos que em uma organização, o que une as pessoas é o mecanismo de troca. No método da constelação sistêmica (sobre o qual falamos NESTE POST), fala-se do princípio do equilíbrio entre o dar e o receber.
Uma pessoa que oferece seu trabalho, por exemplo, em troca ela recebe outras coisas: oportunidade de realizar um trabalho, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, realização de um propósito; segurança financeira, dignidade de prover a família, poder sair de férias, entre outros benefícios. O que se vê, entretanto, na maioria dos casos, é um desequilíbrio nessa relação e, com ele, conflitos e sofrimentos.
Eles só queriam fazer um churrasco de final de ano
Tempos atrás, recebi um convite para ajudar uma empresa familiar. O que me espantou mais foi que a maior expectativa dos proprietários era poder ter um evento de comemoração agradável com seus funcionários no final do ano.  Eles relataram que a vontade inicial era eliminar todos eles (já que a demissão era uma saída custosa, além de não ser uma solução duradoura). Apesar de estranho, o objetivo final revelava sintomas muito claros: uma péssima relação e um péssimo clima entre a diretoria e a equipe operacional.
Por um lado, a diretoria se sentia refém daqueles funcionários sem comprometimento, que faltavam quando queriam (geralmente nas segundas, nos dias pertos dos feriados e nos outros, quando marcavam compromissos pessoais como tirar carta, resolver problemas de documentação no Poupa-tempo, procurar um imóvel para alugar, entre vários outros motivos pessoais).
Sua operação e entrega ao cliente ficava comprometida com essas posturas e todas as tentativas para diminuir as faltas, atrasos e pouca produtividade não tinham gerado resultados satisfatórios. Punições como advertências, impactos negativos no salário variável, ameaças de demissão, conversas com a diretoria, com o líder imediato, nada funcionava. Por outro lado, a equipe operacional sentia que a diretoria estava distante, como se não se importasse.
São em casos como este em que a constelação sistêmica age de forma profunda para resgatar um equilíbrio e iniciar um novo movimento nas relações internas da organização.
Constelando as relações
Nosso trabalho foi uma consultoria sistêmica para transformar uma cultura já sedimentada e criar uma gestão mais humanizada. O propósito era transformar funcionários em colaboradores e nosso trabalho por lá durou aproximadamente um ano.
Entre todas as constelações que fizemos, uma foi muito marcante.
Toda a diretoria/família que trabalhava na empresa foi convidada a participar. Criei dois campos imaginários no qual, sem verbalizar aos participantes, identifiquei como o campo da diretoria e o campo do funcionários.
Na constelação sistêmica trabalha-se com o campo. Uma espécie de tecido invisível do qual o sistema faz parte e que contém a memória que transcende o tempo e o espaço. Através do campo é possível acessar as informações daquele sistema e com isso ajudar a diagnosticar e harmonizer o que está em desequilíbrio. Na linguagem de Jung podemos dizer que é uma espécie de inconsciente coletivo.
Pedi para que os quatro participantes escolhessem um lado na sala. (sem saber quais eram). O fundador e o mais novo que era identificado com o pai foram para o lado da diretoria e a fundadora e o filho mais velho escolheram o lado dos colaboradores. E, por fim, pedi para que o filho do meio representasse a própria empresa e escolhesse um lugar que fosse melhor. Ele ficou entre os dois – bem no meio.
Após os representantes escolherem o campo, eles foram convidados e relatar sensações e sentimentos daquele lugar e, sem saber, eles contaram exatamente como era fazer parte da de cada lado. O representante da empresa, por sua vez, dizia: “estou incomodado”, “eu gostaria que eles estivessem juntos, unidos”. Depois eu pedi para se olharem, sentirem a conexão e repetir algumas  “frases de solução”, como “agora eu te vejo”,”muito obrigado”, “eu sinto muito”, entre outras. A ambiente foi tomado pela emoção do fundador e por um novo clima se estabelecia naquela conexão.
Ao final, foi pedido para seguirem  naturalmente um movimento e eles formaram um círculo ao redor da empresa. No início, ficaram muito perto, o que incomodou a empresa, mas depois se afastaram um pouco, ainda em círculo, criando uma imagem final harmônica. Além de resgatar o elo perdido entre diretoria e equipe, eles puderam olhar para a empresa e esta se sentiu bem mais forte.
Em casos quando a empresa não é vista com foco e propósito, muitos conflitos podem aparecer nas relações, principalmente quando os princípios de pertinência, ordem e equilíbrio não são respeitados. Se os donos não reconhecem, agradecem e cuidam das pessoas que trabalham na sua empresa, a probabilidade do não comprometimento, assim como alto absenteismo (faltas) e turn over (rotatividade de pessoas na empresa) é mais alta.
No caso dessa empresa, não só eles comemoraram juntos no final do ano, como fizeram um encontro com direito a placas de reconhecimento, destaques e compromissos para um futuro melhor.
A satisfação foi imensa, como vocês podem imaginar, e tive a certeza de que é possível reconstruir as mais difíceis relações através da empatia, do afeto e do olhar sistêmico.
Se você deseja saber mais sobre como resolver conflitos na sua empresa através da Constelação Sistêmica, entre em contato!



9 Comments
  1. Scrap iron yard
    15 de fevereiro de 2024

    Metal waste awareness programs Metal recyclable waste management Iron material recovery

    Ferrous material disposal, Iron waste reclamation depot, Scrap metal recovery and recycling

  2. Copper scrap extrusion
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap recycling regulations Copper scrap yards near me Scrap metal material testing
    Copper cable scrap certification, Scrap metal rejuvenation, Copper scrap sorting techniques

    Scrap metal procurement strategies, Scrap Copper recycling centers, Copper cable melting, Industrial metal waste

  3. Iron scrap recovery
    1 de março de 2024

    Metal reclamation yard Ferrous material casting Iron recycling and reclamation solutions

    Ferrous material certifications, Iron scrap collection points, Scrap metal reclaiming and recycling yard

  4. Iron reutilization services
    3 de março de 2024

    Scrap metal refinishing Ferrous material shredding services Iron recovery and repurposing

    Ferrous material coordination, Iron scrap processing facility, Scrap metal certifications

  5. Iron recovery and salvage
    5 de março de 2024

    Metal recycling and salvaging Ferrous material recycling finance Scrap iron recycling center

    Ferrous metal reclamation facility, Iron scrap utilization and trading, Metal reclaiming yard center services

  6. Iron recovery plants
    10 de março de 2024

    Metal recycling certifications Ferrous metal reclaiming services Iron scrap reutilization centers

    Ferrous waste recovery facility, Iron recycling and reclamation, Scrap metal scrap yard

  7. Iron scrap recovery and repurposing
    17 de março de 2024

    Resource conservation in metal scrap industry Ferrous waste recycling plant Iron scrap dealer

    Ferrous scrap waste reduction, Iron salvage operations, Scrap metal price fluctuations

  8. Iron waste repurposing
    17 de março de 2024

    Metal recycling and salvage Ferrous material recovery yard Iron waste reclaiming and recycling solutions

    Ferrous material recycling infrastructure, Iron reprocessing depot, Metal waste management

  9. многопрофильный медицинский центр укрепления здоровья
    13 de abril de 2024

    медицинская организация широкого профиля Москва где сделать справку медицинскую из больницы справка медицинская купить


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up