Definir a missão, visão e valores da empresa é, estrategicamente, muito importante. Afinal, essas são as determinações que norteiam os colaboradores e esclarecem para o público externo a que veio a organização.
No entanto, por trás das definições bonitas e do discurso de promover sempre melhorias, é preciso descobrir: qual é a essência da empresa? Quando isoladas as determinações formais, o que resta daquilo que a empresa realmente é e faz?
Achou tudo isso muito complexo? Neste post vamos te ajudar a refletir sobre o assunto e descobrir qual é a verdadeira razão de ser da sua empresa. Vamos lá?
No caso de Pessoa Jurídica
Leonardo Barci, ao escrever uma reflexão sobre a essência empresarial para o seu blog, salientou essa composição da pessoa jurídica por um agregado de várias outras pessoas (físicas). Logo, naquelas empresas onde missão, visão e valores são enrijecidos e esquecidos como mera formalidade, a essência da empresa acaba se perdendo no momento de praticar essas definições. Não praticar o que se fala somente enfraquece a empresa e tira a credibilidade dos colaboradores em relação a mesma.
Isto é, quando se trata de colocar em prática o que consta no planejamento estratégico não há uma pessoa só para responsabilizar ou alguém de quem algo possa ser cobrado, afinal, se não forem todas as pessoas agindo juntas, engajadas na essência empresarial, as políticas e demais definições não passarão de um quadro pendurado na parede.
Esclarecer e comunicar sobre a cultura da empresa, através de seus valores, é assumir que tem um teto de vidro. É por isso que é importante reforçar esse jeito de ser e deixar claro que, caso o comportamento não esteja aderente aos valores, a empresa esta aberta para ouvir feedback e se redirecionar. Essa empresa, no caso, são os responsáveis ou pessoas físicas que compõem a organização.
A empresa e sua essência
A essência da empresa está relacionada com a maneira como as pessoas sentem e se apropriam do espírito de realizar algo em conjunto. É praticamente como um ideal particular, só que sonhado e realizado junto, em prol de alguma razão social.
Basicamente, se a escolha dos colaboradores por trabalhar em determinada empresa acontecesse pela sua identificação com a missão dessa empresa, a essência estaria sendo fortalecida. Por isso a contratação assertiva é fundamental!
Quando os colaboradores se sentem parte daquilo que a empresa deseja despertar e entregar aos seus clientes, não dependerá de supervisão ou normas formais para que eles deem o melhor de si por um “ideal conjunto”. Quanto mais internalizados os princípios, menores ou inexistentes as regras!
A identificação da essência
Identificar a essência da sua empresa tem muito a ver com estar próximo dos seus clientes e também de seu público interno. É preciso conhecer o que os motiva, o que os mantêm ligados à empresa, como eles percebem sua relação com a ela e, principalmente, qual é a sua visão sobre a entrega que a empresa está realizando.
Conhecer a essência da empresa e entender o que está sendo relevante para as pessoas que estão envolvidas com ela é uma ótima maneira de começar a trabalhar o fortalecimento da sua marca e aumentar o engajamento com os seus objetivos. Quer saber como?
O fortalecimento da essência
Se você conhece o que realmente gera valor para os seus clientes e público interno, é hora de explorar essas entregas e melhorar, ainda mais, a experiência das pessoas com a sua empresa.
Quando uma empresa define, por exemplo, que prima pela satisfação de seus clientes, ela precisa estar disposta a cumprir com isso “nos quatro cantos”. Isto é, todos os colaboradores precisam sentir que satisfazer o cliente é um objetivo comum, mesmo que isso signifique algumas horas a mais de trabalho, uma informação extra ou qualquer ato que demonstre que a empresa não está focada apenas em fechar uma venda.
Isso é fortalecer a essência, é reafirmar o compromisso da empresa, é entender que missão, visão e valores são parâmetros de conduta, mas que essência é algo que exala do âmago da empresa, é o que ela realmente significa para as pessoas que a compõem.
E então, gostou do post? Quer descobrir como fazer a sua empresa crescer com alma? Baixe o nosso ebook e descubra agora mesmo!