Reading:
Intraempreendedorismo: saiba o que é e por que incentivá-lo

Intraempreendedorismo: saiba o que é e por que incentivá-lo

25 de novembro de 2016

Uma empresa deve estar sempre em busca de inovação e de diferenciais para se destacar no mercado. O que muitos empreendedores ainda não sabem é que a chave para o sucesso pode estar dentro da sua própria empresa e recebe o nome de intraempreendedorismo.
Muitas organizações já perceberam nesse processo uma grande oportunidade de estimular o crescimento profissional de seus funcionários e extrair todo o seu potencial, revertendo isso em benefícios para a empresa.
Se você não sabe do que estamos falando, continue lendo o texto que iremos lhe explicar o que é intraempreendedorismo e por que você deve incentivar essa prática em seu negócio! Acompanhe!

O que é intraempreendedorismo?

O termo é a tradução de “intrapreneur” e nada mais é do que o empreendedorismo interno, ou seja, é a existência do espírito empreendedor nos funcionários que atuam como se fossem “donos do próprio negócio”, tornando-se verdadeiros líderes para os demais colegas. José Rufino, um grande empreendedor que começou como catador de lixo e hoje assumo um negócio milionário, diz que empreendedorismo é um estado de espírito. De fato, um empreendedor ou um intraempreendedor é uma postura frente a vida e os negócios com responsabilidade e protagonismo.
A ideia é observar quais funcionários possuem esse perfil, estimulando a autonomia e criatividade na equipe, permitindo que eles sejam inovadores e se sintam diretamente responsáveis pelo crescimento do negócio. Para isso, é importante conhecer algumas características comuns aos intraempreendedores:

  • Se sentem responsáveis pela empresa, agindo como “donos do negócio”;
  • São criativos, inovadores, ousados e proativos;
  • Possuem capacidade para analisar os diversos cenários e tomar decisões coerentes;
  • Tem foco na solução;
  • Possuem autonomia;

Assim sendo, ao proporcionar um ambiente de trabalho motivador, a liderança contribui para que o empreendedorismo corporativo faça parte da rotina dos seus funcionários, dando a eles oportunidade de crescer e liberdade para expor ideias, fazendo da empresa muito mais do que apenas uma fonte de renda.

Por que devo incentivar essa prática em minha empresa?

O intraempreendedor é um dos tipos de funcionários mais demandados no mercado atualmente. Portanto, ter pessoas com esse perfil em sua equipe pode ser o grande diferencial competitivo de seu negócio.
Esse profissional agrega valor à equipe, trazendo benefícios como inovação e redução de custos, essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio. Isso porque é comprometido com o trabalho e utiliza sua criatividade para propor soluções até então não valorizadas pela liderança .
Além disso, aumenta a motivação e desempenho de todo o grupo ao incentivar o trabalho em equipe, liderando-os em torno de um objetivo claro e definido: fazer a empresa crescer e se destacar.
Trata-se de uma maneira inteligente de estimular o crescimento da empresa, através do desenvolvimento sustentável, em que todos os envolvidos saem ganhando. Traz benefícios para o empreendimento, para o funcionário e principalmente para os clientes, que recebem um serviço ou produto aperfeiçoado e de qualidade.

Como estimular o intraempreendedor?

A forma como o gestor administra a sua empresa é essencial para proporcionar um ambiente corporativo voltado ao desenvolvimento de intraempreendedores. Por isso, é importante estar atento para não desestimulá-los e perder todo o potencial que esses profissionais podem desenvolver.
Desse modo, é preciso criar um ambiente saudável e uma relação de confiança entre a liderança e seus funcionários, abrindo espaço para a comunicação interna, estimulando a construção coletiva, a participação inovadora e discutindo ideias e soluções para os problemas enfrentados pela empresa.
Além disso, é importante delegar e permitir que eles sejam autônomos, fomentando a criatividade e deixando de lado a rigidez e os processos conservadores para tomada de decisão empresarial.
Você percebeu como o intraempreendedorismo pode se tornar a chave para alcançar o sucesso em seu negócio? Para isso, é importante dar espaço para que sua equipe desenvolva sua capacidade empreendedora e atue em prol da expansão da empresa.
Se você gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre nossas postagens, siga-nos em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube)!



9 Comments
  1. Mundo Feminino
    28 de junho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. Teste IPTV
    27 de dezembro de 2023

    Adorei o conteúdo! Absorvente, bem estruturado e
    extremamente esclarecedor. Parabéns pela qualidade
    apresentada neste artigo.

  3. Negócio Esperto
    27 de dezembro de 2023

    Material incrível! Impactante, bem organizado e
    extremamente enriquecedor. Parabéns pelo excelente
    trabalho realizado, realmente cativante e informativo

  4. Iron scrap retrieval yard
    15 de fevereiro de 2024

    Metal waste collection Metal waste reprocessing facility Iron waste reclaiming operations

    Ferrous material recycling campaigns, Iron reclaiming yard collection, Metal waste scrapyard

  5. Scrap iron processing center
    1 de março de 2024

    Scrap metal sorting Ferrous material sorting Iron waste reclamation center

    Ferrous metal reclamation plant, Iron recyclers, Forecasting in metal recycling industry

  6. Iron scrapyards
    3 de março de 2024

    Metal recovery solutions Ferrous metal recycling business Iron scrap reclamation and recycling

    Ferrous alloy, Iron scrap processing facility, Scrap metal reclamation and processing

  7. Iron and steel scrap yard
    5 de março de 2024

    Metal reprocessing facilities Ferrous material pick-up services Iron alloy recycling

    Ferrous material collaboration, Iron scrap recovery solutions, Scrap metal reclamation and reuse

  8. Iron scrap shearing
    17 de março de 2024

    Metal scrap logistics Ferrous material baling services Iron scrap brokerage services

    Ferrous material business operations, Iron scrap processing center, Metal scrap consolidation

  9. современный медцентр терапии и профилактики в Москве
    13 de abril de 2024

    современный медицинский центр широкого профиля сделать справку медицинскую в Москве купить справку от врача задним числом официально в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

7 de julho de 2020

A longa trajetória até as organizações orgânicas

30 de maio de 2018

Vale a pena investir em desenvolvimento pessoal em empresas?

9 de fevereiro de 2017

Dois segredos sobre as melhores empresas para se trabalhar

Arrow-up