Reading:
Por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial?

Por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial?

4 de maio de 2016

A motivação dos colaboradores se tornou uma arma poderosa para a otimização das atividades da empresa. Além de contribuir para o melhor desempenho das funções, tem forte impacto sobre a construção da cultura organizacional, em especial em modelos colaborativos de gestão. Além de oferecer tais benefícios, a busca pela motivação e pela sua contribuição nos resultados da organização acabam impulsionando os investimentos no capital humano da mesma.
Investir no quadro de colaboradores promovendo seu bem-estar no ambiente de trabalho e consequente satisfação, pode significar uma forte estratégia para a melhora do desempenho das equipes. Pessoas motivadas trabalham de forma mais criativa, dinâmica e eficiente.
A seguir, entenda por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial e veja algumas dicas essenciais para criar um ambiente inspirador para os seus colaboradores:

Respeito às individualidades

O ambiente de trabalho precisa ser inclusivo e integrador. No entanto, os fatores motivacionais são absolutamente individuais e precisam ser respeitados de acordo com as características de cada um. O estímulo à sensação de pertencimento e comprometimento com um grupo ou equipe de trabalho, a expectativa pela rápida ascensão em cargos ou salários, a cobrança de prazos e metas, entre outros, podem ser extremamente benéficos ou prejudiciais para a motivação de um colaborador.
Por isso é extremamente importante cultivar a empatia no ambiente de trabalho. O resultado vai variar de pessoa para pessoa de acordo com a personalidade e as aspirações de cada um. Para que o efeito percebido não seja contrário ao desejado, compreenda o ritmo de trabalho individual e os fatores que motivam ou não o seu colaborador. E, principalmente, crie condições de motivação, mas não os submeta a elas.

Amor à camisa

Da mesma forma como você deseja o amor e dedicação do colaborador pela sua marca, entenda o quanto é importante que a sua empresa vista a camiseta em prol dos seus colaboradores. O reconhecimento e a valorização, normalmente, configuram-se como um forte fator motivacional. Integrar sua equipe de forma que ela se sinta parte de um mesmo ideal é a melhor forma de alinhar os seus objetivos.
Um exemplo bastante conhecido é o caso da Coca-Cola, que investe frequentemente na realização de projetos que visam a realização e a felicidade dos colaboradores. A companhia também adota pequenas ações de reconhecimento, que se tornam bastante estimulantes. Como a utilização de um Jornal Mural que dá destaque aos colaboradores que contribuem com atitudes significativas em seu ambiente de trabalho. Além de promover premiações de reconhecimento a ações de responsabilidade socioambiental na Coca-Cola Brasil, relacionadas ao meio ambiente e a educação.

Dedicação à cultura empresarial

O principal case de dedicação à cultura empresarial é o da Google, que investe em um ambiente colaborativo e criativo. A organização oferece um ambiente descontraído, que engloba desde academias corporativas até o transporte dos colaboradores. No entanto, o principal fator motivacional na organização é a cultura organizacional. Os valores estão voltados para a colaboração e a atração e retenção de talentos, com o objetivo de valorizar os sonhadores e recompensá-los pelos seus esforços.
Para que os seus sonhos não sejam deixados de lado, a empresa possui um cargo de Diretor Cultural, responsável por manter a cultura organizacional com o objetivo da satisfação dos colaboradores. A cultura adotada pela Google resulta no título de uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar durante anos. Para tanto, é necessário que a organização conte com uma liderança vigorosa e vivaz, motivada e que seja apaixonada por pessoas tomando a frente de tais processos.
A combinação dos fatores citados serve de base para um ambiente motivacional, colaborativo e que otimize a cultura empresarial. Compreender o colaborador como peça-chave do sucesso empresarial é o primeiro passo para agir na busca pela motivação e pela perpetuação de uma cultura empresarial agradável a todos.
E então, nosso artigo te ajudou? Preparado para investir em uma cultura empresarial baseada na motivação interna? Aproveite para ler também sobre o que realmente é capaz de motivar uma equipe!



8 Comments
  1. Iron scrap sales
    16 de fevereiro de 2024

    Metal reprocessing facility Scrap metal recycling Iron salvaging depot

    Ferrous scrap reclaimer, Iron scrap recycling and reclamation, Scrap metal reclamation management

  2. Copper motor recycling
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap export Copper scrap material flow optimization Metal reclamation yard
    Copper cable stripping process, Scrap metal restoration, Transformer copper scrap buyer

    Scrap metal reprocessing center, Copper alloy reusing, Copper cable scrap export market, Metal waste inventory

  3. Iron reprocessing yard
    2 de março de 2024

    Metal waste baling services Ferrous material recovery rates Iron scrap processing center

    Ferrous material outreach programs, Iron waste management center, Scrap metal merchants

  4. Iron waste reclaiming and reuse
    3 de março de 2024

    Scrap metal waste reduction initiatives Ferrous material green practices Scrap iron reclamation

    Ferrous material transportation vehicles, Iron scrap smelting, Metal reclaiming depot

  5. Scrap iron management
    5 de março de 2024

    Metal reusing facility Ferrous material waste management analysis Iron scrap waste management

    Ferrous waste reclaiming and recovery, Iron reuse, Metal reclamation and utilization

  6. Iron scrap repurposing center
    7 de março de 2024

    Scrap metal commerce Ferrous material safety standards Iron scrapping facilities

    Ferrous metal recover, Iron waste reclaimer, Scrap metal reclamation centers

  7. Iron scrap resale
    17 de março de 2024

    Scrap metal reclaiming facility Ferrous material recycling environmental stewardship Scrap iron recovery services

    Ferrous material pollution control, Iron recycling and recovery services, Scrap collection network

  8. Iron scrap processing services
    18 de março de 2024

    Scrap metal remelting Ferrous waste recovery solutions Iron scrap warehousing

    Ferrous material efficiency, Iron scrap sorting, Metal waste collection solutions


Deixe um comentário

Related Stories

23 de maio de 2018

Por que o RH precisa implorar para os donos investirem em pessoas?

30 de novembro de 2016

Relações de poder no trabalho: como lidar?

Arrow-up