Reading:
Por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial?

Por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial?

24 de junho de 2016

A motivação dos colaboradores se tornou uma arma poderosa para a otimização das atividades da empresa. Além de contribuir para o melhor desempenho das funções, tem forte impacto sobre a construção da cultura organizacional, em especial em modelos colaborativos de gestão. Além de oferecer tais benefícios, a busca pela motivação e pela sua contribuição nos resultados da organização acabam impulsionando os investimentos no capital humano da mesma.
Investir no quadro de colaboradores promovendo seu bem-estar no ambiente de trabalho e consequente satisfação, pode significar uma forte estratégia para a melhora do desempenho das equipes. Pessoas motivadas trabalham de forma mais criativa, dinâmica e eficiente.
A seguir, entenda por que a motivação é uma arma tão poderosa na cultura empresarial e veja algumas dicas essenciais para criar um ambiente inspirador para os seus colaboradores:
Respeito às individualidades
O ambiente de trabalho precisa ser inclusivo e integrador. No entanto, os fatores motivacionais são absolutamente individuais e precisam ser respeitados de acordo com as características de cada um. O estímulo à sensação de pertencimento e comprometimento com um grupo ou equipe de trabalho, a expectativa pela rápida ascensão em cargos ou salários, a cobrança de prazos e metas, entre outros, podem ser extremamente benéficos ou prejudiciais para a motivação de um colaborador.
Por isso é extremamente importante cultivar a empatia no ambiente de trabalho. O resultado vai variar de pessoa para pessoa de acordo com a personalidade e as aspirações de cada um. Para que o efeito percebido não seja contrário ao desejado, compreenda o ritmo de trabalho individual e os fatores que motivam ou não o seu colaborador. E, principalmente, crie condições de motivação, mas não os submeta a elas.
Amor à camisa
Da mesma forma como você deseja o amor e dedicação do colaborador pela sua marca, entenda o quanto é importante que a sua empresa vista a camiseta em prol dos seus colaboradores. O reconhecimento e a valorização, normalmente, configuram-se como um forte fator motivacional. Integrar sua equipe de forma que ela se sinta parte de um mesmo ideal é a melhor forma de alinhar os seus objetivos.
Um exemplo bastante conhecido é o caso da Coca-Cola, que investe frequentemente na realização de projetos que visam a realização e a felicidade dos colaboradores. A companhia também adota pequenas ações de reconhecimento, que se tornam bastante estimulantes. Como a utilização de um Jornal Mural que dá destaque aos colaboradores que contribuem com atitudes significativas em seu ambiente de trabalho. Além de promover premiações de reconhecimento a ações de responsabilidade socioambiental na Coca-Cola Brasil, relacionadas ao meio ambiente e a educação.
Dedicação à cultura empresarial
O principal case de dedicação à cultura empresarial é o da Google, que investe em um ambiente colaborativo e criativo. A organização oferece um ambiente descontraído, que engloba desde academias corporativas até o transporte dos colaboradores. No entanto, o principal fator motivacional na organização é a cultura organizacional. Os valores estão voltados para a colaboração e a atração e retenção de talentos, com o objetivo de valorizar os sonhadores e recompensá-los pelos seus esforços.
Para que os seus sonhos não sejam deixados de lado, a empresa possui um cargo de Diretor Cultural, responsável por manter a cultura organizacional com o objetivo da satisfação dos colaboradores. A cultura adotada pela Google resulta no título de uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar durante anos. Para tanto, é necessário que a organização conte com uma liderança vigorosa e vivaz, motivada e que seja apaixonada por pessoas tomando a frente de tais processos.
A combinação dos fatores citados serve de base para um ambiente motivacional, colaborativo e que otimize a cultura empresarial. Compreender o colaborador como peça-chave do sucesso empresarial é o primeiro passo para agir na busca pela motivação e pela perpetuação de uma cultura empresarial agradável a todos.
E então, nosso artigo te ajudou? Aproveite para ler também sobre o que realmente é capaz de motivar uma equipe!
 



10 Comments
  1. Mundo Feminino
    12 de janeiro de 2023

    Oiii tudo bem? Espero que sim :)
    Adoreii seu artigo continue assim!
    Sucesso.

  2. Iron recycling and reusing
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal melting Metal recycling Iron scrap utilization and reclamation

    Ferrous material recycling environmental impact, Iron recycling and reclamation center, Scrap metal disassembly

  3. Copper scrap market trends analysis
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap copper communication Copper scrap inventory tracking Sustainable metal recovery practices
    Sustainable Copper cable recycling practices, Scrap metal reprocessing centers, Copper scrap export pricing

    Scrap metal market analysis, Copper alloy reusing, Copper cable scrap recycling regulations, Scrap metal reclaiming strategies

  4. Iron scrap reforming
    1 de março de 2024

    Metal waste repurposing innovations Ferrous materials reprocessing Iron scrap recovery

    Ferrous scrap sustainability, Iron scrap repurposing services, Metal reutilization facility

  5. Iron scrap recycling facility
    4 de março de 2024

    Metal scraps recycling solutions Ferrous material recycling facility management Iron reclamation and utilization solutions

    Ferrous scrap yard management, Iron refining, Scrap metal reforming

  6. Iron scrap processing plant
    5 de março de 2024

    Recycling process optimization Ferrous material supply chain management Iron recuperation

    Ferrous waste reclamation processing, Iron scrap reclamation and repurposing, Ferrous scrap yard

  7. Iron reclaiming facility
    7 de março de 2024

    Metal waste brokerage Ferrous material recycling process improvements Iron scrap disassembling

    Ferrous metal recovery center, Iron recycling and reclaiming, Metal recycling and redistribution

  8. Scrap iron handling
    16 de março de 2024

    Metal reclamation and reutilization solutions Ferrous material treatment Iron waste reclaiming depot

    Ferrous metal recovery, Iron scrap recycling solutions, Metal waste packaging

  9. Iron scrap remolding
    17 de março de 2024

    Metal scraps recovery and reprocessing Ferrous salvage yard Iron recycling and recovery center

    Ferrous material pulverization, Iron and steel recovery, Metal waste salvage

  10. медицинская организация сохранения трудоспособности и активной социализации
    13 de abril de 2024

    современный центр медицины укрепления здоровья Москва медицинская справка задним числом купить сделать мед справку


Deixe um comentário

Related Stories

6 de fevereiro de 2017

Os 7 pilares do clima organizacional

14 de dezembro de 2017

Os oito pilares do clima organizacional

Arrow-up