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4 maneiras de fortalecer a cultura de inovação na sua empresa

4 maneiras de fortalecer a cultura de inovação na sua empresa

Mônica Santos
11 de maio de 2017

Nos dias de hoje, é fundamental que um líder busque novas estratégias que tragam melhorias para a empresa. Criar um ambiente com cultura de inovação é uma ótima forma de alcançar esses avanços, mas isso exige muita organização por parte de todos os colaboradores.
Entretanto, é comum que surjam algumas dúvidas sobre qual a melhor maneira de realizar esse trabalho interno. Por isso, mostraremos neste post tudo o que você precisa saber sobre como incentivar e fortalecer a inovação na sua organização. Confira!

Desenvolva um ambiente propício a inovações

É fundamental compreender que uma cultura de inovação não se constrói da noite para o dia. Toda empresa que busca inovação deve  comunicar essa estratégia, internalizar essa cultura em todas as dimensões da empresa e investir nos seus profissionais.
Primeiramente, é preciso garantir que haja um ambiente adequado para a implantação desse tipo de iniciativa. O maior limitador da inovação é o medo e se a empresa não tiver antes uma cultura de confiança e respeito pelas pessoas o terreno jamais será fértil para a criatividade e inovação.
Por isso, lute em prol do desenvolvimento de um local de trabalho que valorize muito a troca de informações, a verdade e transparência. A comunicação interna é essencial para que essas experiências melhorem o desempenho dos processos de cada equipe. Além disso, reforce a importância do erro, sem ele não existe aprendizado nem evolução.
Seja dentro de um mesmo time ou entre diferentes grupos, sua empresa deve incentivar essa prática, levando em consideração as relações de poder existentes e a forma de lidar com cada uma delas.

Motive a exposição de ideias

Para que essa dinâmica entre as equipes funcione, é preciso garantir que os colaboradores se sintam livres para expor as próprias ideias sem constrangimento. Até mesmo aquilo que parece óbvio para eles pode causar uma grande revolução na metodologia de trabalho.
Promova reuniões nas quais os profissionais tenham direito a falar e sejam devidamente ouvidos. Também é possível criar programas de propostas de melhorias ou caixas de sugestões, nas quais os funcionários depositem suas considerações, de forma anônima ou não.
Isso fará com que todos sintam-se mais valorizados, sabendo que suas opiniões são importantes na busca de métodos inovadores de atuação.

Seja um exemplo para a cultura de inovação

Funcionários de cargos mais altos possuem um papel fundamental nesse processo de mudança. Além de participarem diretamente na mediação da troca de informações e ideias com as suas próprias equipes, os líderes devem apresentar comportamentos exemplares.
É por meio desse modelo que os funcionários vão compreender o tipo de atitude que a empresa espera de cada um. Por isso, invista em treinamentos e reuniões entre supervisores e gerentes, para que eles sejam o início da mudança que você espera para a sua organização.

Acompanhe os resultados

Defina etapas para a implementação da nova cultura e acompanhe o processo de perto para identificar os avanços alcançados. Lembre-se de que certas ações, como o incentivo ao intraempreendedorismo, podem trazer resultados fantásticos na busca por inovação.
Por isso, certifique-se de acompanhar a satisfação dos funcionários, ouvir suas sugestões e opiniões sobre essas estratégias. Defina metas e incentive os líderes a formularem relatórios sobre os avanços em suas equipes.
A melhor maneira de garantir o sucesso na implementação de uma cultura de inovação é acompanhando o progresso de perto. Por isso, desenvolva um plano de ações e torne o seu ambiente de trabalho cada vez mais moderno e arrojado!
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário e conte-nos as suas estratégias para alimentar a criatividade dentro da sua empresa!



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