Reading:
Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

8 de março de 2017

Imagine uma sexta-feira à tarde no escritório. Planos de várias atividades no fim de semana passam por sua cabeça quando, de repente, um amigo chega e, empolgado, diz: “Será que podemos trocar o plantão de sábado? É que tenho um compromisso amanhã e não posso perder”. Com toda a vontade do mundo de dizer não, você acaba concordando e lá se vai o planejamento do sábado por água abaixo. Isso certamente já aconteceu com muita gente. E como podemos nos livrar do medo de falar a verdade?
É o que vamos abordar neste post! Seja no trabalho, em casa ou até mesmo nos momentos de lazer, pode ser muito frustrante omitir a verdade por medo de dizer não. Por isso, é importante modificar este comportamento!

Não tenha medo de dizer “não”

Em muitos casos, pessoas têm dificuldades de falar a verdade por medo de serem criticadas ou até mesmo rejeitadas. Uma dica, além de treinar falar “não”, é também ser receptivo ao não. Afinal, muita gente que tem dificuldade de falar não também detesta ser contrariado. É preciso ter flexibilidade e mente aberta para avaliar objetivamente os fatos e circunstâncias.
A assertividade na maneira de falar também ajuda muito. Muitas vezes a forma como se diz algo pode evitar muitos mal entendidos. Comece a olhar de maneira honesta para seus sentimentos e expresse-os verdadeiramente.

Seja você mesmo

A autenticidade é importantíssima na superação do medo de falar a verdade. Mostrar quem você é e seus pontos de vista ajudam a clarear as mensagens direcionadas a seu interlocutor. Caso contrário, muitos sentimentos negativos poderão ser despertados, como autoagressão, desmerecimento das próprias necessidades, desrespeito por si mesmo, baixa autoestima, entre outros. Por isso, falar a verdade, independentemente do grau de satisfação, é o princípio para evitar futuras frustrações, que certamente serão muito mais prejudiciais a você.

Explore suas potencialidades

O medo traz enraizado uma característica de insegurança. E isto precisa ser trabalhado internamente. Como falar a verdade é uma solução libertadora, que explora as reais potencialidades, a orientação é que você faça treinamentos de desenvolvimento humano.
Muitas empresas têm esta atividade na agenda anual, onde se cria um clima de confiança, trabalhando aspectos emocionais que estimulam o amadurecimento. É preciso que você se responsabilize pelo que sabe e também por suas necessidades, falando sempre a verdade. Trata-se de uma atitude adulta, evitando comportamentos infantis comparados a crianças amedrontadas, que se apegam nas mentiras descaradas.

Seja honesto

Se você tem arrepio de falar em público e é indicado para fazer isto na sua empresa, não hesite em descartar o convite. A honestidade é a chave para evitar transtornos ainda maiores. Deixar de falar sobre isso pode acabar intensificando o problema e, como consequência, o que poderia acontecer na frente da plateia? Tremedeira, vertigem, ansiedade!
Se você é vítima do medo de falar a verdade, vale a pena procurar tratamentos como terapia para trabalhar com mais profundidade essa questão pessoal. Problemas como esse acabam refletindo negativamente em vários aspectos da vida cotidiana. Além disso, lembre-se de que ninguém é obrigado a agradar a todos. É preciso vencer a frustração e ter maior autoaceitação. Afinal, todos nós temos pontos positivos e negativos. A evolução é buscar investir mais nos positivos, combatendo nossos obstáculos.
E você, quer investir mais nos seus potenciais? Então siga nossas redes sociais e veja como é possível vencer as suas limitações!



7 Comments
  1. Iron reprocessing operations
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal logistics solutions Scrap metal recovery yard Iron scrap reclaiming services

    Ferrous metal recycling forums, Iron recovery solutions, Scrap metal reclaiming and repurposing

  2. Copper scrap dealers
    16 de fevereiro de 2024

    Local copper scrap buyers Scrap copper prices per pound Scrap metal recycling and reclamation
    Copper cable seller, Scrap metal reclamation industry, Environmental impact of Copper scrap recycling

    Metal recycling services, Copper scrap yard prices, Copper cable granulator, Scrap metal resource recovery

  3. Scrap iron management
    1 de março de 2024

    Metal reclaiming and utilization solutions Ferrous reclamation services Iron scrap salvaging services

    Ferrous metal recycling company, Iron scrap reprocessing yard, Scrap metal salvage

  4. Iron waste reclamation and reprocessing
    3 de março de 2024

    Metal reclamation and processing Ferrous material recycling record-keeping Iron scrap pricing

    Ferrous material public awareness, Iron scrapyards, Scrap metal recovery and utilization

  5. Iron scrap reprocessing facility
    5 de março de 2024

    Metal scrap logistics Ferrous scrap metal yard Iron waste repurposing

    Ferrous scrap reclamation center, Iron waste redistribution, Metal waste recycling facilities

  6. Iron scrap processing facility
    14 de março de 2024

    Scrap metal recovery and utilization Ferrous material lifecycle analysis Iron reclamation and reuse

    Ferrous material reclaiming services, Iron waste recovery center, Scrap metal reutilization center

  7. специализированная медицинская клиника широкого профиля Москва
    13 de abril de 2024

    медицинский центр комбинированного типа в Москве купить справку от врача задним числом официально в Москве мед справка задним числом купить Москва


Deixe um comentário

Related Stories

23 de maio de 2018

Por que o RH precisa implorar para os donos investirem em pessoas?

30 de janeiro de 2017

Por que o Magazine Luiza é um case de sucesso em Harvard?

Arrow-up