Reading:
3 sinais da boa cultura organizacional identificados no clima organizacional

3 sinais da boa cultura organizacional identificados no clima organizacional

5 de fevereiro de 2015

A cultura organizacional é um norteador para as atitudes dos funcionários quanto ao desenvolvimento da empresa, podendo ter impacto positivo ou negativo. Fazer com que os colaboradores entendam e acreditem nessa cultura não é tarefa fácil, o que acaba frustrando muitos gestores.
A forma como essa cultura é disseminada afeta o clima organizacional, que é facilmente percebido no ambiente, tornando fundamental o investimento por parte da empresa, que deve se concentrar no que seja o mais agradável possível, sem se desvincular da missão, visão e valores da organização.

Relação entre clima e cultura organizacional

Esses dois conceitos possuem uma relação de consequência, sendo a cultura responsável pelo clima da organização. Por ser um trabalho de longo prazo e que requer muito empenho por parte dos líderes, o clima organizacional e a cultura da empresa acabam sendo deixados de lado para que sejam priorizadas aquelas ações de resultados mais imediatos, como o lucro, por exemplo.
Quando o clima não é agradável, a produtividade é reduzida, temos empregados insatisfeitos, grande rotatividade de funcionários e, consequentemente, o serviço ao cliente não sai como esperado e existe perda de dinheiro. Contudo, quando o clima é bom, os funcionários trabalham mais motivados, o serviço ao cliente e os resultados da empresa são melhores, e a cultura que a empresa pretende propagar é mais bem difundida.
A seguir, você encontrará algumas dicas para melhorar o clima organizacional e, consequentemente, modelar os colaboradores de acordo com a cultura organizacional.

1. Coerência com o que diz e faz

É facilmente percebido no clima organizacional o respeito e a confiança que os funcionários têm em seus gerentes, que é construído através de ações coerentes com o que é dito. O gerente deve prometer apenas o que poderá cumprir; se não tem certeza, não prometa. Esse tipo de postura por parte dos gestores é reflexo da cultura organizacional e dos valores da empresa.

2. Comunicação transparente

A cultura de uma empresa é resultado da maneira como os funcionários e clientes são tratados, e a comunicação é uma forte aliada a um bom clima organizacional. Quando a comunicação é transparente e verdadeira, a equipe trabalha mais motivada e tem melhores resultados, pois sabem com mais clareza dos objetivos, princípios e valores esperados por parte da organização.

3. Líderes exemplos

A confiança que os colaboradores depositam em seus líderes é uma peça-chave para ter uma boa equipe. Dê o exemplo agindo de acordo com os valores que a empresa possui, cumprindo com o prometido e tendo um bom relacionamento com as pessoas. “Bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” e “por favor” possuem um significado enorme para as pessoas e para o clima organizacional. Os líderes possuem papel fundamental para a propagação da cultura, que acontece de cima para baixo, sendo necessário o investimento contínuo em ações para o seu fortalecimento.
Como vimos, a cultura organizacional e o clima organizacional possuem uma relação, visto que o clima é o reflexo da cultura existente. Assim, por meio dele, é possível identificar as boas práticas que foram adotadas e disseminadas na empresa.
Agora, leitor, que você já conhece a relação entre clima e cultura organizacional, aproveite os comentários e nos conte quais são as suas opiniões e experiências sobre esse assunto. Participe da conversa!



7 Comments
  1. Copper scrap negotiations
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap Copper wire recycling Copper recycling center Metal reclaiming operations
    Copper cable scrap price, Scrap metal recycling best practices, Copper alloy ingot recycling

    Metal scrap export regulations, Copper refining process, Copper cable salvage, Efficient metal shredding

  2. Iron metal repurposing
    16 de fevereiro de 2024

    Metal recycling yard Scrap metal reutilization and recycling Iron repurposing

    Ferrous material automation, Scrap iron reclaiming operations, Metal waste transportation

  3. Iron waste recycling and salvage
    3 de março de 2024

    Scrap metal trade negotiations Ferrous material CSR strategies Iron waste recovery

    Ferrous material market rates, Iron and steel scrapping and recycling yard, Scrap metal reprocessing

  4. Iron recuperation
    5 de março de 2024

    Scrap metal recovery and trading Ferrous materials procurement Iron scrap baling

    Ferrous baling solutions, Iron scrap reprocessing yard, Scrap metal rejuvenation

  5. Iron recovery services
    8 de março de 2024

    Metal scrap export regulations Ferrous material export Iron salvage depot

    Ferrous material recycling environmental impact, Iron disposal solutions, Metal waste shearing

  6. Iron reuse facility
    13 de março de 2024

    Global metal commodity trade Ferrous scrap recovery Iron scrap recovery and recycling

    Ferrous material recycling advisory, Iron recycling and restoration center, Scrap metal disassembly

  7. московский медицинский центр
    13 de abril de 2024

    многопрофильный центр медицины комбинированного типа мед справка задним числом официальная медицинская справка задним числом


Deixe um comentário

Related Stories

25 de novembro de 2016

Intraempreendedorismo: saiba o que é e por que incentivá-lo

Arrow-up