Reading:
3 sinais da boa cultura organizacional identificados no clima organizacional

3 sinais da boa cultura organizacional identificados no clima organizacional

Mônica Santos
5 de fevereiro de 2015

A cultura organizacional é um norteador para as atitudes dos funcionários quanto ao desenvolvimento da empresa, podendo ter impacto positivo ou negativo. Fazer com que os colaboradores entendam e acreditem nessa cultura não é tarefa fácil, o que acaba frustrando muitos gestores.
A forma como essa cultura é disseminada afeta o clima organizacional, que é facilmente percebido no ambiente, tornando fundamental o investimento por parte da empresa, que deve se concentrar no que seja o mais agradável possível, sem se desvincular da missão, visão e valores da organização.

Relação entre clima e cultura organizacional

Esses dois conceitos possuem uma relação de consequência, sendo a cultura responsável pelo clima da organização. Por ser um trabalho de longo prazo e que requer muito empenho por parte dos líderes, o clima organizacional e a cultura da empresa acabam sendo deixados de lado para que sejam priorizadas aquelas ações de resultados mais imediatos, como o lucro, por exemplo.
Quando o clima não é agradável, a produtividade é reduzida, temos empregados insatisfeitos, grande rotatividade de funcionários e, consequentemente, o serviço ao cliente não sai como esperado e existe perda de dinheiro. Contudo, quando o clima é bom, os funcionários trabalham mais motivados, o serviço ao cliente e os resultados da empresa são melhores, e a cultura que a empresa pretende propagar é mais bem difundida.
A seguir, você encontrará algumas dicas para melhorar o clima organizacional e, consequentemente, modelar os colaboradores de acordo com a cultura organizacional.

1. Coerência com o que diz e faz

É facilmente percebido no clima organizacional o respeito e a confiança que os funcionários têm em seus gerentes, que é construído através de ações coerentes com o que é dito. O gerente deve prometer apenas o que poderá cumprir; se não tem certeza, não prometa. Esse tipo de postura por parte dos gestores é reflexo da cultura organizacional e dos valores da empresa.

2. Comunicação transparente

A cultura de uma empresa é resultado da maneira como os funcionários e clientes são tratados, e a comunicação é uma forte aliada a um bom clima organizacional. Quando a comunicação é transparente e verdadeira, a equipe trabalha mais motivada e tem melhores resultados, pois sabem com mais clareza dos objetivos, princípios e valores esperados por parte da organização.

3. Líderes exemplos

A confiança que os colaboradores depositam em seus líderes é uma peça-chave para ter uma boa equipe. Dê o exemplo agindo de acordo com os valores que a empresa possui, cumprindo com o prometido e tendo um bom relacionamento com as pessoas. “Bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” e “por favor” possuem um significado enorme para as pessoas e para o clima organizacional. Os líderes possuem papel fundamental para a propagação da cultura, que acontece de cima para baixo, sendo necessário o investimento contínuo em ações para o seu fortalecimento.
Como vimos, a cultura organizacional e o clima organizacional possuem uma relação, visto que o clima é o reflexo da cultura existente. Assim, por meio dele, é possível identificar as boas práticas que foram adotadas e disseminadas na empresa.
Agora, leitor, que você já conhece a relação entre clima e cultura organizacional, aproveite os comentários e nos conte quais são as suas opiniões e experiências sobre esse assunto. Participe da conversa!



0 Comments

Deixe uma resposta

Related Stories

25 de março de 2016

Para que cuidar do clima organizacional?

13 de março de 2017

Afinal, o que é Gestão de Pessoas?

Arrow-up