Reading:
5 motivos para usar ferramentas colaborativas na empresa

5 motivos para usar ferramentas colaborativas na empresa

12 de março de 2016

Utilizar ferramentas corporativas tem se mostrado uma excelente maneira de otimizar diversos processos nas organizações. Além disso, a tecnologia também possibilita um maior engajamento dos colaboradores em relação ao trabalho que desempenham na organização e contribui para a construção de uma cultura colaborativa, onde todos as pessoas da empresa ajudam uma as outras com dicas e opiniões.
Apesar do crescimento do uso destes recursos nas empresas, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre quais são os benefícios de utilizar tais ferramentas na organização. Por isso, trouxemos alguns tópicos no artigo de hoje para esclarecer essas dúvidas.

O conceito de ferramentas colaborativas

São ferramentas, geralmente on-lines, que ajudam as organizações a automatizar seus fluxos de atividade. Nesse tipo de sistema, todos os colaboradores têm acesso e podem interagir com colegas e gestores, ajudando uns aos outros.
As ferramentas colaborativas facilitam o processo de trabalho, uma vez que o gestor pode acompanhar o andamento das atividades, podendo ter uma visão panorâmica daquilo que vem sendo desenvolvido. Vale ressaltar que qualquer empresa, independente do seu segmento de atuação, pode utilizar esse tipo de ferramenta.
São exemplos de ferramentas colaborativas as vídeo-conferências, softwares e plataformas para gestão de projetos e até mesmo ferramentas gratuitas como o Evernote ou Google Drive, que auxilia na construção de arquivos de Word, Excel e Power Point de forma colaborativa.

5 motivos para usar estes recursos na sua empresa

Agora que você já sabe o que são ferramentas colaborativas, confira cinco motivos para utilizá-las em sua empresa.

Redução de custos

Utilizando ferramentas colaborativas, você reduzirá os custos com mensalidades de manutenção e licenciamento de softwares de comunicação, que podem ser bastante caros e com funções limitadas. Além disso, você poderá também diminuir os gastos com energia elétrica, uma vez que não precisará de muitos equipamentos extras para utilizar estas ferramentas.

Aumento da produtividade

As ferramentas colaborativas permitem que todos os colaboradores tenham acesso ao que vem sendo feito pelos colegas, podendo assim, auxiliá-los nas dificuldades. Isso possibilita o aumento da produtividade de toda a equipe da organização. De acordo com uma pesquisa do MCKinsey Global Institute, as ferramentas colaborativas podem melhorar a produtividade das equipes em até 25%.

Compartilhamento do conhecimento

Quando um funcionário novo é contratado por uma empresa, leva um tempo até ele adquirir conhecimento de seus processos internos. São em momentos como este que o compartilhamento do conhecimento é necessário.
Esta é uma grande vantagem proporcionada pelas tecnologias sociais, como também são conhecidas as ferramentas colaborativas. Desse modo, os profissionais mais experientes podem dividir suas práticas com os novatos.

Mobilidade

Hoje em dia todo mundo tem celular com acesso à internet, além de tablets e outros equipamentos tecnológicos. A mobilidade é uma grande vantagem para as organizações e estes recursos podem ser acessados de qualquer local, se aproveitando da grande exposição tecnológica que vivemos.
Existem empresas que não tem nem sede física e cada funcionário trabalha em sua própria casa. Em casos assim, esta flexibilidade é extremamente recomendada e importante.

Melhora na comunicação

Com estas tecnologias sociais é possível gerar relatórios de forma prática e rápida. Estes documentos também podem ser compartilhados com toda a equipe de trabalhadores de um determinado projeto, mantendo todos a par do que está acontecendo e o andamento das atividades.
A interatividade e a possibilidade de conversar com os colegas também é uma função muito benéfica das tecnologias sociais, possibilitando que a comunicação seja plena e nenhum fato importante deixe de ser registrado, para que todos tenham conhecimento.
Gostou de saber mais sobre ferramentas colaborativas? Cadastre-se em nosso site e receba mais informações como essa em seu e-mail.



8 Comments
  1. Iron scrap and waste management
    15 de fevereiro de 2024

    Metal waste compacting Metal waste treatment Iron and steel reclaiming

    Ferrous scrap valuation, Iron salvage and recycling, Metal recycling processing

  2. Copper scrap inventory management
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap compaction International copper scrap trade Metal recycle and recovery
    Copper cable scrap refurbishing process, Metal waste audit, Copper scrap export documentation

    Scrap metal utili, Copper scrap processing innovations, Recycling center for Copper cable scrap, Metal waste recovery and recycling

  3. Iron scrap reclaiming solutions
    2 de março de 2024

    Scrap metal reclamation yard services Ferrous metal recycling advisory Iron scrap recycling services

    Ferrous metal recycling and reclaiming, Iron waste reclaiming, Scrap metal recapturing and recycling

  4. Iron recovery services
    4 de março de 2024

    Scrap metal reclaiming management Ferrous material sterilization Scrap iron reclamation services

    Ferrous metal recycling machinery, Iron reclaiming yard, Metal recycling management

  5. Iron refining
    5 de março de 2024

    Metal scrapping depot Ferrous material recycling growth Scrap iron processing

    Ferrous material circular economy, Iron scrap reprocessing services, Metal recovery solutions

  6. Iron scrap recycling facility
    10 de março de 2024

    Metal scrap grading Ferrous material repackaging Iron waste reclamation facility

    Ferrous scrap processing laws, Iron recovery and repurposing, Scrap metal repurposing

  7. Iron scrapyard
    18 de março de 2024

    Scrap metal reprocessing center Ferrous material recycling capacity planning Iron scrap repurposing

    Ferrous material reclamation and recycling, Iron scrap recovery and repurposing, Environmental metal stewardship

  8. московская медицинская клиника профилактики и диагностики
    13 de abril de 2024

    медицинский центр экспертизы временной нетрудоспособности в Москве купить справку от врача купить справку из больницы задним числом в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

5 de setembro de 2016

Quebra de paradigmas sociais e mudanças corporativas

Arrow-up