Reading:
A sua empresa tem alma?

A sua empresa tem alma?

13 de fevereiro de 2017

É provável que muitos ainda achem estranho falar de alma da empresa, mas para empresários e líderes que já estão em um nível superior de consciência, falar de alma, amor, propósito, bem comum, valorização das pessoas, fé, princípios e valores essenciais, entre muitos outros temas subjetivos, já é uma prática real

Infelizmente, o mundo corporativo ainda se encontra no antigo paradigma: muitos empresários ainda enxergam a empresa como uma máquina que procura explorar ao máximo os recursos internos e externos para ampliar o lucro e os interesses da sua minoria. No entanto, este modelo mental cartesiano, linear, simplista, materialista e outros istas, foi importante para uma época passada. Hoje, este pensamento não só nos impede de ver o todo, mas sim de ver o dentro. Pensando dessa forma materialista, não enxergamos a nossa interdependência nem a sutilidade das coisas essenciais, o que nos aproxima cada vez mais do sofrimento e das crises conflituosas que estamos vivendo.
Quando se tem uma consciência mais ampliada e sistêmica, percebe-se que as tristes evidências são apenas indicadores de uma ausência ou desarmonia nas relações, proveniente, muitas vezes, da incapacidade de enxergar e viver princípios essenciais que regem um mesmo sistema.
Uma das maiores diferenças entre os sistemas vivos, sejam eles uma pessoa ou uma organização, é o nível de consciência e maturidade para não simplesmente fazer parte do mundo, mas fazer a sua parte.
Somos todos agentes sociais e empresas com alma são os grandes transformadores em potencial, que têm o poder de deixar um legado inspirador. Empresas com alma, portanto, são organismos vivos, com suas áreas interdependentes que seguem princípios universais e buscam o mesmo propósito: servir e contribuir para o bem comum.
O que seria uma “alma de empresa”?
A alma da empresa pode ser entendida como: a parte imaterial e sutil, seu jeito de ser e se relacionar, sua cultura, seu DNA, sua identidade. Sem dúvida, é o principal diferencial no mercado. Além disso,  contribui para a formação de equipes alinhadas, produtivas, engajadas, inovadoras e responsáveis pelo bem comum. Quando uma empresa tem alma, todos ganham, todos crescem e, juntos, contribuem para um mundo melhor: de dentro para fora.

O QUE EXISTE EM COMUM NAS EMPRESAS QUE CRESCEM COM ALMA?

Além do propósito do lucro, empresas com alma selecionam com muito cuidado e investem fortemente em pessoas. Não digo só em treinamentos, que acontecem de fora para dentro, mas, principalmente, em desenvolvimento pessoal.
Somente quando a empresa investe profunda e constantemente em uma cultura de princípios ela consegue fortalecer uma bússola moral interna que orienta todas as escolhas, posturas, atitudes e comportamentos de forma ética, verdadeira, colaborativa, transparente, respeitosa, solidária e sustentável.
Empresa com alma são criadas por empreendedores com alma, investidas por acionistas conscientes, dirigidas por líderes exemplos e multiplicadores, vividas por cada colaborador que faz parte da empresa e admiradas pelos clientes, fornecedores e parceiros.

A SUA EMPRESA TEM ALMA?

Imagine um ambiente de trabalho comum. Como as pessoas chegam para trabalhar? Como elas se cumprimentam? Como elas se comunicam e se relacionam? O quanto contribuem para o bem estar do cliente? O quanto cuidam do nosso ambiente comum, que é nosso planeta?

Infelizmente, o  mundo corporativo mostra que muitas pessoas são vistas como indicadores de resultados. Estão desnutridas de atenção integral e estão intoxicadas de tanto julgamento, crítica, cobrança e rejeição. Vejo a dificuldade de funcionários sentirem-se colaboradores, de donos não se sentirem reféns, de líderes contando com equipes parceiras. Desafio você a encontrar relações verdadeiras, transparentes e equilibradas. Percebo que a maioria das pessoas está sobrevivendo no automático, perdida no furacão das demandas e das cobranças externas e internas. Toda essa dinâmica alimenta sintomas físicos e emocionais que, por sua vez, são eficientes indicadores da desarmonia e do fluxo interrompido do amor.
Sim, amor. Pode até parecer piegas, mas falar de amor é falar do que alimenta a alma, é falar de uma cultura de princípios. De relações baseadas na busca do bem comum.
Uma empresa que tem como base o amor não alimenta o medo e as pessoas não vivem um clima tenso de comunicações truncadas. Pelo contrário.
Meu trabalho como psicóloga, coach e consultora sistêmica, especialista no desenvolvimento de pessoas e suas relações, revela que apenas uma minoria de empresas investe numa cultura de princípios. Mesmo sabendo que meus clientes são uma minoria, é propósito de vida e de trabalho contribuir para crescimento das empresas que valem a pena existir. Empresas que têm alma e fazem a diferença nesse mundo. 
Quer um exemplo? Sirvo uma grande rede varejista chamada Magazine Luiza e sou admirada por sua cultura de verdade, valorização das pessoas, olho no olho e ganha-ganha. A lista de valores compartilhados é muito maior e a busca de sua prática no dia a dia é o que fortalece a sua alma e o seu jeito “Luiza” de ser.
Cultura e Alma começam de cima para baixo, com seus donos e lideranças através das práticas.
Agora, respire fundo e imagine a sua empresa e o seu ambiente de trabalho. É um lugar com alma? Você sente um clima caloroso, verdadeiro e colaborativo? Suas relações no trabalho são saudáveis e prazerosas? Se ainda não refletiu sobre isso, vale a pena refletir e agir. Afinal, aonde você passa o maior tempo da sua vida?
Se precisar de ajuda, já sabe com quem contar!



12 Comments
  1. julian
    30 de novembro de 2023

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

  2. Henrique Guedes
    17 de dezembro de 2023

    Será que se fossemos diametralmente na contramão disso
    não seria melhor?

  3. IPTV 4k
    7 de janeiro de 2024

    Excelente conteúdo! Rico em detalhes, bem estruturado e
    extremamente informativo. Parabéns pela qualidade do
    material, é inspirador e esclarecedor.

  4. Lista de Canais
    8 de janeiro de 2024

    Adorei o conteúdo! Muito informativo e bem escrito.
    Parabéns pelo ótimo trabalho, continue assim!

  5. juan
    5 de fevereiro de 2024

    gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you :)

  6. Recycled copper raw materials
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap Copper grades Copper scrap trade regulations Scrap metal recovery and reuse
    Recycling technology for Copper cable scrap, Scrap metal traceability, Copper recycling innovations

    Metal recovery and reclamation services, Copper formate recycling, Copper cable scrap export challenges, Metal rejuvenation

  7. Iron scrap refining
    16 de fevereiro de 2024

    Metal waste recycling center Metal waste repurposing facility Iron scraps recovery yard

    Ferrous material recycling experimentation, Iron recycling solutions, Metal scrap dismantling

  8. Iron scrap reclamation
    3 de março de 2024

    Metal waste reclaiming and processing Ferrous metal warehousing Iron waste reuse center

    Ferrous material recovery operations, Iron scrap transportation services, Metal recycling solutions yard

  9. Iron scrap reclamation plant
    5 de março de 2024

    Metal scrap yard collection Ferrous material documentation Iron scrap reclamation yard

    Ferrous material inventory management, Iron recycling and reusing, Responsible metal reclamation

  10. Iron scrap reclaiming
    8 de março de 2024

    Metal recovery solutions Ferrous material compaction methods Iron scrap reusing

    Ferrous material recovery and processing, Iron scrap reutilization, Scrap metal refurbishing and recycling

  11. Scrap iron removal
    17 de março de 2024

    Metal recycling reprocessing Ferrous material recycling cost analysis Iron scrap cutting

    Ferrous waste recycling technology, Scrap iron storage, Metal scrap recovery and processing

  12. медицинская клиника комбинированного типа Москва
    13 de abril de 2024

    московская клиника полного спектра медицинских услуг купить медсправку о здоровье купить справку от врача задним числом официально


Deixe um comentário

Related Stories

12 de maio de 2018

O que as empresas podem aprender com as mães?

Arrow-up