Reading:
3 tipos de cultura organizacional que sua empresa deveria evitar

3 tipos de cultura organizacional que sua empresa deveria evitar

25 de julho de 2016

A partir da década de 80, o tema Cultura Organizacional passou a ocupar maior espaço em pesquisas, cursos, publicações etc., sendo um dos grandes marcos dessa notabilidade a publicação do assunto nas revistas Administrative Science Quarterly e Organizational Dynamics em edições especiais.
A descoberta da cultura organizacional e a importância que passou a ser dada a esse mecanismo no meio acadêmico servem de alerta para empresas que buscam transformações na sua dinâmica de trabalho.
Pode-se entender melhor a toxidade da cultura organizacional sob o olhar do teórico Mats Alvesson que define esse conceito como: um poderoso mecanismo de controle que visa a conformar condutas, padronizar maneiras de pensar e viver a organização, introduzindo uma imagem positiva da companhia, que, no entanto, não necessariamente corresponde à realidade.
Separamos três tipos de cultura organizacional que devem ser evitadas, uma vez que seus benefícios são sobrepostos pelos danos que podem causar nos negócios e na vida das pessoas. Confira:

1. Cultura do Poder

Esse tipo de cultura tende a concentrar grande poder em uma determinada pessoa. Herança da nossa cultura brasileira, ela é, geralmente, encontrada em empresas pequenas em que o fundador centraliza todas as tarefas e atribuições, delegando-as à sua maneira. Também se encontra em líderes inseguros e com baixo nível de consciência que tem como necessidade inconsciente atender seu ego.
O resultado mais comum, desse tipo de cultura, no comportamento dos colaboradores é o medo, que leva a falta de produtividade e criatividade, gerando também conflitos. Nesse ambiente, percebe-se uma grande barreira no quesito comunicação, relacionamentos interpessoais frágeis e maior índice de turnover. 
O mais interessante é que assim como os colaboradores, os líderes e donos também são regidos pelo medo, pela tensão e pela desconfiança. Ambos sofrem emoções de forma diferente nessa relação vertical e altamente hierarquizada.
Quer se livrar de uma cultura de poder? Mergulhe em um trabalho de desenvolvimento pessoal que possibilite acessar suas necessidades não atendidas e ampliar seu nível de consciência para ver e se relacionar de uma forma mais sistêmica. Afinal, quando se muda o modelo mental, muda-se a estratégia, os direcionamentos, as decisões e o comportamento.
O poder nada mais é do que uma potencialidade do fazer acontecer. O que precisamos perguntar é: a serviço de quem meu poder está? Do meu ego ou da minha essência? Dos meus interesses e necessidades ou dos interesses e necessidades coletivas?
Essa escolha faz toda a diferença: dentro e fora da empresa.

2. Cultura de Processos

Altamente marcada pela burocracia, onde a identidade do colaborador está pautada na sua função, sendo pouco flexível e com tendência a se tornar excessivamente estável. É desaconselhada para os modelos de empreendimento mais modernos, pois funciona de acordo com uma rotina constante e pouco variada. Herança de culturas estrangeiras como o Japão ou os EUA.
O controle é a busca mais comum dessa cultura de processos, que muitas vezes depende disso para sobreviver. Os processos garantem o fluxo de um processo mecânico, automático que precisa ser revisitado e questionado para não se emburecer ou cristalizar. A burocracia vem dessa cultura que não pensa, reflete, questiona, simplesmente repete e segue o protocolo, o processo pré-estabelecido.
Observa-se aí um comportamento racional, pouco espontâneo, entre os colaboradores. Tal característica não dá margem para a criatividade e a inovação. Mais encontrada em bancos e órgãos governamentais, possui como características: ambiente centrado no como fazer, atividades repetitivas, tendência ao desgaste do colaborador, não propiciam um ambiente motivador.
Quer se livrar dessa cultura de processos e flexibilizar o fluxo circulatório da sua empresa? Convide suas lideranças e equipes a questionar os processos, esteja aberto ao novo, estimule novas idéias, reconheça, experimente… muitas vezes o controle é uma algema que mais atrapalha do que ajuda. Livre-se do medo de desconstruir, reconstruir, construir junto.
Essa postura faz toda a diferença: dentro e fora da empresa.

3. Cultura Paternalista

Outra herança da nossa cultura brasileira, a cultura paternalista vem misturada com a cultura do poder. Centrada em uma pessoa, a relação passa a ser mais pessoal do que profissional. E, por mais importante que respeite o colaborador e o enxergue de forma integral, com todas as suas peculiaridades, ele é um profissional e membro a serviço de um sistema maior. Todavia, quando o aspecto pessoal se sobrepõe ao profissional, forma-se uma dinâmica difícil de ser otimizada para tarefas e objetivos concretos, pois conflitos tendem a ser exageradamente presentes.
Tal tipo de cultura é pouco comum, porém, em empresas familiares, existe grande chance de acontecer. Não costuma trabalhar com feedbacks, se esquiva de possíveis conflitos, bem como não propicia o amadurecimento das relações, justamente por não ter espaço para discussões e reflexões.
É preciso, portanto, buscar um equilíbrio entre a parte estratégica e humana, em que formalidade e descontração caminhem junto com o bom-senso.
Muitas vezes, o medo em dar maior autonomia aos colaboradores pode ser reflexo de uma insegurança, pois liberdade não significa permissividade. Limites são estabelecidos por meio de relações de confiança, e não pelo temor de ser punido.
Para continuar a reflexão sobre esse assunto e entender o papel da liderança na cultura organizacional, leia agora: Líder: o exemplo multiplicador da cultura empresarial.



13 Comments
  1. Mundo Feminino
    19 de agosto de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. pedro silva
    6 de julho de 2023

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

  3. juliana
    12 de setembro de 2023

    I really liked your website congratulations
    gostei muito do seu site parabéns

  4. ariela
    10 de outubro de 2023

    your website is very good, congratulations on the content.

  5. Iron reclaiming depot
    16 de fevereiro de 2024

    Metal reclamation and utilization Scrap metal yard Iron scrap processing facility

    Ferrous material reclaiming services, Iron scrap material recovery, Scrap metal recycling economics

  6. Copper scrap shearing
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap casting Copper scrap purchasing contracts Metal waste remanufacturing
    Copper cable scrap reception, Scrap metal reprocessing facility, Scrap copper recycling

    Metal scrap yard recycling, Copper scrap commerce, Copper cable scrap weight pricing, Metal waste sorting

  7. Iron salvage yard services
    1 de março de 2024

    Metal waste recycling Ferrous material promotion Iron waste restoration

    Ferrous material recycling water conservation, Iron scrap recovery depot, Metal wastage

  8. Iron scrap analysis
    3 de março de 2024

    Scrap metal collection and recycling Ferrous material process optimization Iron reuse and recycling

    Ferrous material reprocessing, Iron scrap reprocessing yard, Scrap metal innovation

  9. Iron reclamation and repurposing center
    5 de março de 2024

    Industrial metal collection Ferrous scrap sorting techniques Iron recovery facility

    Ferrous material health standards, Iron recycling and reclaiming solutions, Scrap metal profit margins

  10. Iron scrap processing yard
    11 de março de 2024

    Sustainable metal recovery Ferrous scrap brokerage Iron waste recovery solutions

    Ferrous recycle, Iron waste reclaiming facility, Sustainable metal recovery

  11. Iron recovery
    17 de março de 2024

    Metal waste reclamation facility Ferrous scrap import Iron retrieval

    Ferrous scrap brokerage, Iron reclamation and repurposing, Metal waste repurposing services

  12. Iron waste reclamation
    18 de março de 2024

    Metal pricing services Ferrous material handling systems Recycling iron scraps

    Ferrous material brokerage, Iron recovery and reclaiming yard, Metal scrap recycling and reclamation

  13. современный медицинский центр комбинированного типа в Москве
    13 de abril de 2024

    московское медицинское учреждение купить мед справку из медцентра сделать справку медицинскую в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up