Se você ocupa um cargo de liderança dentro de uma empresa, já deve saber do desafio. Quantas noites mal dormidas, quantas frustrações…quantas mudanças necessárias acompanhadas de solidão?
O cenário de crise global nos mostra a necessidade de um novo modelo mental – mais integrado e responsável pelo todo, no qual é impossível vencer sozinho. É por isso que estimular a liderança pessoal da equipe é de extrema importância!
Se não quiser ser comido por um leão por dia, resta ao comandante criar um time de líderes, cultivar a autonomia de cada integrante e incentivar a responsabilidade de todos pela sobrevivência e crescimento do negócio a partir dos próprios sonhos. Achou estranho? Mas é isso mesmo, sonhos. Somente quando o colaborador quer realizar um sonho ou viver um propósito é que pode ser líder de si mesmo e se comprometer em dar o seu melhor.
Essa não é um geração que veste a camisa da empresa, não adianta insistir. O líder precisa resgatar sonhos, despertar o colaborador do adormecimento ou do automático. Em outras palavras, estimular a liderança pessaol de todos da equipe.
Nesse post, vamos dar sugestões incríveis para você estimular a liderança pessoal da sua equipe. Confira a seguir!
Conheça seus funcionários
Esse é o primeiro passo. Reserve um tempo para conhecer cada um, sua história, suas crenças, suas dificuldades, sonhos e prioridades. Fale também de você, para que um vínculo de confiança seja criado e fortalecido. Pergunte, demostre interesse e disponibilidade de ajudar.
Estimule os talentos individuais
A motivação do seu time está intimamente ligada ao valor que você, como líder, dá a ele.
No âmbito individual, cabe ao líder identificar situações, dentro da rotina de trabalho, em que determinado funcionário poderá desenvolver atributos que sejam desconhecidos até mesmo para ele. Crie oportunidades para ver a performe de cada um no dia a dia. Aumente suas responsabilidades. Teste suas aptidões.
Pode ser uma reunião com clientes, uma palestra ou uma nova atividade. A valorização desperta a autoconfiança e, consequentemente, o espírito de liderança.
Crie oportunidades de desenvolvimento
Pode ser em grupo, em uma reunião matinal ou no individual, com feedbacks constantes ou conversar educativas. Dê pequenos cursos, estimule o auto-desenvolvimento ou a troca de aprendizagem. Nomeie mentores, padrinhos, estimule quem sabe ensinar quem não sabe.
Lembre se que desenvolver é investir em prevenções e produtividade. Logo, resultados!
Delegue tarefas com sabedoria
Deletar costuma ser uma das funções mais difíceis de um líder. É que esse tipo de atitude exige doses de confiança e, principalmente, coragem. Mas a habilidade de incumbir tarefas com sabedoria pode ser a chave para estimular a liderança pessoal.
Para isso, é preciso que todos os membros da organização tenham amplo conhecimento do processo de trabalho como um todo, sabendo, cada qual, o seu papel para que bons resultados os bons resultados ocorram.
Atue como um maestro
Em uma orquestra, o papel do maestro é bastante curioso: ao mesmo tempo em que ele não toca nenhum dos instrumento, embora os conheça profundamente, seu gestual é fundamental para que a música seja executada com perfeição.
Se quiser contar com uma equipe repleta de líderes, é recomendável agir como um verdadeiro maestro, sabendo a hora de ressaltar ou silenciar cada instrumento e fazer com que todos os elementos se combinem e estejam entusiasmados com a melodia produzida em conjunto.
No entanto, muito mais importante do que seguir pequenas táticas no dia a dia, é fundamental agir com equilíbrio emocional ao lidar com os seus funcionários. Afinal de contas, cada um tem uma personalidade própria e carrega um desejo diferente.
Um líder vaidoso, por exemplo, jamais abrirá espaço para que os seus comandados brilhem e, consequentemente, trilhem o próprio caminho rumo ao sucesso.
Da mesma forma, um chefe assumidamente inseguro será incapaz de confiar nos talentos individuais do seu time, botando em risco a saúde financeira da empresa e alavancando a taxa de rotatividade.
Sendo assim, fica a dica final: se quiser mesmo estimular a liderança pessoal da equipe, aja com generosidade, sem medo de disseminar o seu conhecimento e apoiar seus liderados, igualmente, nos momentos de Vitoria ou de fracasso.
Transforme seus funcionários em colaboradores e seus colaboradores em líderes!
E então, o que achou do nosso post? Cadastre no nosso site para receber um material mais elaborado.