Reading:
Qual o perfil de um líder que exerce a liderança servidora?

Qual o perfil de um líder que exerce a liderança servidora?

16 de setembro de 2016

O conceito de líder como o conhecíamos tem dado lugar a uma nova abordagem, muito mais abrangente. É até cansativo repetir a evolução de chefe para líder, mas líder servidor está muito além! Quer saber como é o perfil do líder servidor? Continue a leitura e descubra!

O conceito de liderança servidora

Liderança servidora é muito mais do aquele líder que entende que o seu sucesso e o da empresa dependem diretamente do sucesso de cada membro de sua equipe. É um nível de consciência muito mais elevado. Ao contrário de focar em ganhos e benefícios, pessoais ou comuns, o líder que exerce uma liderança servidora, foca em servir, sem expectativas ou intenções. (ele sabe que resultado é resultado ou consequência, seu foco é outro)
Sabe aquele líder que além de ser exemplo tem o maior prazer e realização em ajudar o outro sem o menor interesse pessoal? Aquele que se sacrifica pelo outro, acredita e investe? Aquele líder que crê não só na nobreza do servir, mas se coloca a serviço de um Propósito Maior? É ele. O líder servidor não manda, não precisa cobrar nem pressionar de fora para dentro! Ele inspira e como num sopro, ele desperta, de dentro para fora, o melhor do outro, o propósito e a vontade de colocar o seu talento à serviço do outro e do bem comum. Um bom livro sobre esse assunto é o monge e o executivo.

O perfil do líder servidor

Empatia

Para se ter empatia é preciso ter auto-compaixão, inteligência emocional e sensibilidade. Isso não se adquire de uma hora para outra e nem se aprende só num curso. É um processo de despertar e de desenvolvimento que começa de dentro para fora. Literalmente de dentro! Foi descoberto por neurocientistas um circuito empático do cérebro e ele possui três áreas: uma de reconhecimento, outro de espelhamento e outra área do caráter, responsável em avaliar essas duas áreas e depois, junto com esses valores, ajudar a pessoa “escolher” sua reação. Lógico que é muito inconsciente e quase “instintivo” de tanto rápido que se dá esse processo interno. Mas o importante é ressaltar o papel da escolha e do desenvolvimento dessa capacidade empática!
Mostrar empatia é colocar-se no lugar do outro, e isso é bom em todos os sentido, seja para elogiar, seja para repreender, seja para ajudar, e faz toda a diferença quanto à reação do colaborador aos feedbacks no dia a dia.
A sensibilidade conseguida pela empatia ajuda no trato com as pessoas e as equipes, uma vez que traz compaixão, e isso é essencial, já que o principal diferencial de uma empresa são as pessoas imperfeitas e muitas vezes sofridas e inseguras!
Cada pessoa é única com talentos diferenciados (uns revelados e outros não) e saber lidar com personalidades diferentes mostra que o líder se importa com cada membro da equipe de maneira genuína. Essa confiança não só ajuda no desenvolvimento dos talentos como na formação de novos líderes.

Humildade

Não existe líder servidor sem humildade. Quanto maior o nível de consciência, maior a percepção da nossa pequenez, vulnerabilidade e ignorância.
O único líder que foi e é o maior exemplo de liderança servidora (para mim e muitos) e ainda demostrou, em sua jornada, muita sabedoria e amor é reconhecido como o maior exemplo de humildade. Falo de Jesus, mas esse perfil aplica à todas as outras pequenas e mortais lideranças que passaram na vida: Gandhi, Martin Luther King, Obama, Sócrates… e que nós admiramos e nos inspiramos!
“Só sei que nada sei” ou tenho ainda muito que aprender e saber. Esse espaço de não saber permite aprender mais, reconhecer o outro como um agregador de desenvolvimento, criar junto, evoluir sempre!
Só recebe bençãos aquele que se curva e se permite diminuir. Quanto menor o ego, maior a essência e a luz! Ser humilde é reconhecermos do tamanho que (verdadeiramente) somos e, principalmente da grandiosidade da vida e suas infinitas perspectivas e possibilidades!

Generosidade

Só dá aquele que tem! E quanto mais se dá mais se recebe. O líder servidor vive esse fluxo virtuoso de contribuir, ajudar e servir.
Se você se interessou na ideia de liderança servidora, procure agir com essa consciência a cada dia em cada atitude. Quando menos esperar, você despertará o líder servidor dentro de você!
Dê bons exemplos a seus colaboradores, esteja ao lado deles nos processos operacionais (e emocionais), permita que auxiliem na solução de problemas, dê feedbacks justos, motive-os e, acima de tudo, ouça o que eles têm a dizer. São dicas simples que podem fazer toda a diferença na rotina de sua equipe.
Você acha que o tipo de liderança exercido dentro da sua empresa precisa mudar? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude um amigo com as mesmas dificuldades!



9 Comments
  1. Iron waste recovery
    16 de fevereiro de 2024

    Metal waste repurposing services Metal reclaiming and recycling Iron scrap industry trends

    Ferrous material data analytics, Iron reclamation and recovery solutions, Metal reutilization facility

  2. Copper wire bar scrap procurement
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap industry analysis Copper scrap export permit Scrap metal certification
    Copper cable recovery methodologies, Scrap metal removal, Scrap copper warehousing

    Metal recycling infrastructure, Copper scrap contracts, Copper cable types, Metal waste remolding

  3. Iron scrap dismantling
    1 de março de 2024

    Metal scrapping services Ferrous scrap sustainability Iron scrap management services

    Ferrous waste management solutions, Iron scrap recycling best practices, Environmental metal stewardship

  4. Iron repurposing
    4 de março de 2024

    Metal scraps buyback Ferrous material casting Iron recycling and reclaiming center

    Ferrous materials procurement, Iron reclamation facility, Scrap metal recycling yard

  5. Iron scrap salvage operations
    5 de março de 2024

    Industrial scrap metal Ferrous material salvage and recovery Iron scraps reclamation center

    Ferrous material trading, Iron waste reutilization services, Scrap metal recovery yard center services

  6. Iron scrap processing center
    8 de março de 2024

    Scrap metal traceability Ferrous metal recycling regulations Iron and steel scrapping and reprocessing

    Ferrous material processing efficiency, Iron scrap reprocessing strategies, Scrap metal residue

  7. Scrap iron recover
    14 de março de 2024

    Metal recycling facility Ferrous material scrap sorting Iron waste brokerage

    Ferrous material innovations, Iron scrap dealer, Scrap metal market trends

  8. Iron scrap refining services
    18 de março de 2024

    Sustainable metal recovery Ferrous material licensing Iron scrap material recovery

    Ferrous material recycling insurance, Iron scrap recycling best practices, Metal waste refining

  9. московское медучреждение Здоровая жизнь
    13 de abril de 2024

    многопрофильный центр медицины терапии и профилактики в Москве справка от врача купить медсправку медицинскую


Deixe um comentário

Related Stories

9 de novembro de 2016

Estresse no trabalho: o que fazer com um líder tenso?

28 de julho de 2016

Como melhorar a parceria entre donos e colaboradores

Arrow-up