Reading:
4 maneiras de melhorar o relacionamento no seu ambiente de trabalho

4 maneiras de melhorar o relacionamento no seu ambiente de trabalho

27 de abril de 2017

Se você é líder, eu tenho duas revelações sobre o relacionamento no seu ambiente de trabalho: 1) você pode ser o principal responsável e 2) você é a principal solução.
Assumir a responsabilidade pelo clima da sua área ou empresa é o primeiro passo para mudar o ambiente de trabalho e suas relações. Os benefícios e as vantagens são muitas e inclui produtividade, melhor atendimento e resultados!
Agora, se você é um colaborador e sofre por trabalhar em um ambiente pesado, inseguro e tóxico, também tenho duas importantes revelações para você:
1) toda escolha tem um preço a pagar e talvez tenha que refletir se o que ganha vale o preço do que está perdendo;
2) você também é co-responsável pelo clima no seu trabalho e pode refletir se está contribuindo para o problema ou para a solução.
Nesse caso, vale lembrar que uma só pessoa pode mudar todo um ambiente – para melhor ou pior. A escolha é sua!
Nos dois casos, ser exemplo e fazer sua parte para um clima saudável, leve, colaborativo, amistoso, produtivo e agradável faz toda a diferença! Agora se você também é lider, seguem algumas dicas muitas vezes esquecidas na correria do dia a dia.

1) Melhore a comunicação interna

Mais de 80% dos conflitos ou desgastes nas relações acontecem pela comunicação, falta ou distorção dela. Estimule o diálogo, a troca e o compartilhar entre as pessoas. Converse no individual e em grupo. Fale das suas necessidades e escute as necessidades do outro.
Muita coisa é resolvida com uma comunicação habilidosa, assertiva, e não-violenta. Enquanto líder, a maior parte dos seus papéis essenciais como: inspirar, criar vínculos, orientar, alinhar, desenvolver, motivar, delegar, acompanhar, cobrar e celebrar, depende da sua habilidade em comunicar.
Então, comece com você. Invista em cursos de desenvolvimento em comunicação. Conheça e pratique a Comunicação Não Violenta. Comunique-se muito e bem.

2) Use a tecnologia a seu favor: Implemente chats e ferramentas de comunicação interna

Seja um software corporativo, intranet ou ferramentas online como o Hangouts ou o Skype, é interessante proporcionar canais de comunicação interna para que não haja barreiras entre os membros de uma mesma equipe, ou de um setor para outro.
O investimento em um sistema colaborativo que compartilhar as informações atualizadas da empresa nāo só contribuiem para a alta performance e produtividade quanto elimiam conflitos desnecessarios e retrabalhos comprometedores do bom resultado ou atendimento.
Se nāo puder investir, encha uma parede de post it, cartolinas, lousas, cartazes, ou utilize ferramentas colaborativas, sejam elas online ou não. As ferramentas colaborativas, como o Dropbox, Trello ou Google Drive, encorajam o trabalho em equipe e faz com que haja a necessidade de interação entre as pessoas para o pleno funcionamento dos projetos.
Com ou sem tecnologia, garanta uma boa comunicaçāo interna!

3)Seja um líder relacional exemplar

Seja exemplo inspirador. Mais do que incitar a comunicação, tenha uma escuta empática e promova um ambiente saudável, cordial e colaborativo, e deixe que sua equipe se espelhe em suas ações.
Escute, escute e escute. O que está acontecendo? O que precisa resgatar, eliminar ou acrescentar para melhorar o relacionamento da sua equipe ou empresa? Tenha coragem e humildade para receber a percepção deles.
Saiba encarar os conflitos. Existem dois tipos de líder: o que vê um conflito como algo negativo e o inibe o mais rápido possível e aquele que vê na situação conflitiva uma oportunidade de melhorar o desempenho emocional da equipe. Por isso, ouça as partes, foque na solução em vez de procurar o culpado e ensine empatia e resiliência frente ao desacordo.
Essas ações certamente ajudam a não somente restaurar o equilíbrio da equipe, mas também evoluir suas relações interpessoais. No entanto, se as relações entre os colaboradores de sua empresa já se encontram fragilizadas de modo quase irremediável, a dica é contratar um profissional externo para trabalhar essas questões de modo especializado!

4- Promova encontros de desenvolvimento, alinhamento e celebração

Crie espaços e oportunidades de diálogo, troca de idéias, aprendizagem e reconhecimentos. Estimule e elogie a participação dos seus colaboradores. Premie aquele com uma idéia inovafora e que irá ajudar nas relações e no clima da sua equipe.
Invente o dia do abraço, a semana do anjo, proporcione todos os meios para um bom clima organizacional sem antes se mostrar comprometido a, de fato, melhorar o clima na empresa é um vão esforço.
E então, gostou de saber por que investir em relacionamentos interpessoais na sua empresa? Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais!



6 Comments
  1. Iron scrap material recovery
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal shipment Scrap metal recovery solutions Iron retrieval

    Ferrous material awareness campaigns, Iron reclaiming center, Scrap metal compaction

  2. Copper scrap supply chain
    16 de fevereiro de 2024

    Copper recycling logistics Recycling regulations for Copper scrap Metal reutilization center
    Scrap cable prices, Metal waste reclaiming and reprocessing, Copper scrap assessment

    Scrap metal removal, Copper scrap melting processes, Copper cable recycling prospects, Metal waste recycling

  3. Iron waste recovery center
    1 de março de 2024

    Metal recycling services Ferrous scrap machinery Iron scrap salvage yard

    Ferrous material import, Iron scrap recovery and repurposing, Scrap metal community engagement

  4. Iron scrapyard
    4 de março de 2024

    Metal scrap recovery facility Ferrous material waste baling and compaction Iron recycling and recovery center

    Ferrous material recycling technology updates, Iron material recycling, Scrap metal utilization

  5. Iron scrap inventory
    5 de março de 2024

    Metal scrap dismantling Ferrous material recovery center Scrap iron utilization

    Ferrous waste recovery facility, Iron recovery yard center services, Metal residue utilization

  6. Iron raw material procurement
    17 de março de 2024

    Scrap metal reclaiming and recycling center Ferrous metal recycling cost-effectiveness Iron scrap salvage

    Ferrous waste assessment, Scrap iron disposal, Scrap metal recovery processing


Deixe um comentário

Related Stories

29 de junho de 2017

O que tira o sono dos gerentes?

12 de maio de 2018

O que as empresas podem aprender com as mães?

Arrow-up