Reading:
Como ser anti-frágil e aplicar a antifragilidade no dia a dia

Como ser anti-frágil e aplicar a antifragilidade no dia a dia

16 de junho de 2020

Taleb, o pesquisador e autor no conceito de antifragilidade, relata que o que dita o nosso futuro é como lidamos e encaramos o risco das coisas em nossas vidas. Isto tem a ver em como ser anti-frágil e aceitar a vida como ela é e usar e desenvolver os recursos que se tem para lidar com tudo o faz parte dela.

A  antifragilidade, desta forma, tem aplicação total na vida de qualquer pessoa pois ajuda a lidar com os riscos e as incertezas presentes nos mais diversos âmbitos de nossas vidas. 

Como aplicar a antifragilidade no dia a dia?

Taleb utiliza a sua filosofia sobre não fugir dos riscos no mundo das finanças. Sua abordagem é conhecida como a Estratégia Barbell. 

A estratégia consiste em alocar a maior parte do seu capital (60%-90%) em ativos extremamente seguros, como renda fixa e ações de empresas consolidadas. Por outro lado, o investidor aloca o restante (10%-30%) em ativos mais arriscados como opções de pequenas empresas.

A ideia dessa estratégia é permitir que o investidor proteja a maior parte do seu capital, porém quando acontecem os eventos inesperados, o investidor pode captar esses grandes ganhos.

Segundo Taleb, alguém antifrágil cria a consciência de que existem fatores externos e inesperados.

Diante desses riscos, o antifrágil encara a aleatoriedade com naturalidade e como fator benéfico, sempre buscando aperfeiçoamento. 

Enquanto todo mundo aposta em prevenção de riscos e antecipação de crises, o antifrágil é o único que cresce e se desenvolve diante dessas situações.

Assim como o atleta que busca estressar e provocar sua musculatura para se fortalecer, o antifrágil se fortalece no caos, na incerteza e na dura realidade. 

Dicas para ser anti-frágil:

#1: Não evite adversidades, crises, tensões, caos. 

Muitas situações se beneficiam de ambientes de imprevisibilidade e inconstância. 

Ambientes calmos e com subcompensações pela ausência de um agente estressor e a ausência de desafios, degrada o melhor dos melhores.

Adiar crises não é o caminho. Sem aleatoriedade, sem desordem, sem perigo, sem estresse, sem incerteza, sem instabilidade, não há como desenvolver o “antifrágil” dentro de nós. 

Toda vez que se opta pela segurança, evitando-se o risco e por não enfrentar as crises que surgem, na verdade, somente camuflamos as nossas fragilidades. 

A Elos360 ajuda a empresa a criar uma mentalidade aberta, flexível e sistêmica para aceitar a vida como ela é e junto com ela todas as suas incertezas, desconfortos, tensões, sombras e caos. Não aceitar a realidade e não buscar clareza em todas as dimensões de uma pessoa ou empresa é um dos maiores dificultadores e impedidores de mudanças e evolução.


#2: Pare de perder tempo prevendo o futuro

Ao invés de investir seu tempo, energia e cérebro tentando prever o futuro com estimativas. Use esse tempo, energia e cérebro para entender melhor o seu fluxo, desenvolver novos recursos e, consequentemente, gerenciá-los melhor. 

Esqueça a garantia de prazo, de resultado ou de qualquer coisa. 

A postura anti-fragilidade é abraçar a incerteza e a imprevisibilidade. 

Ninguém tem o poder de prever o futuro e controlar a complexidade e as incertezas da vida.

Se você aceita que não pode prever ou garantir nada, invista na sua habilidade em se relacionar, comunicar, negociar e se adaptar as mudanças repentinas. Seja criativo e empático. 

Um dos dois maiores sofrimentos no contexto atual são provocados pelo excesso do passado e pelo excesso do futuro. Depressão e Ansiedade viraram vícios mentais e fonte de muitos desgastes e doenças.

A Elos360 ajuda a trazer consciência sobre si mesmo e sua dinâmica interna. Através do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal é possível mudar a mentalidade para ficar presente.

Práticas como mindfulness e meditação, ajudam no relacionamento consigo mesmo e com as demais pessoais e possibilita uma outra prática: a comunicação não-violenta, ou seja, uma postura assertiva, autêntica e empática que ajuda a lidar com a complexidade das relações e suas diferentes necessidades.

#3 Invista numa cultura consciente 

É ela que é capaz de fazer com que as pessoas se sintam parte de uma grande organismo vivo e que tenham orgulho do seu propósito superior e se engajem no sucesso da organização. 

A cultura de uma empresa é como uma dimensão invisível que revela o jeito de ser e se relacionar no mundo, quando ela é consciente, ela tem alma ou a fonte de toda motivação e que movimenta a energia e traz sentido e significado.

Fortalecer a alma da empresa ou uma cultura consciente é criar uma mentalidade e visão sistêmica, assim como seguir uma bússola moral baseada em princípios essenciais. 

É esta identidade com base nestes acordos que incentivam e ajudam na pratica da transparência, da colaboração, da escolhas responsáveis, na comunicação autentica e empática e no foco no bem comum. 

Uma cultura consciente é orgânica e anti-frágil, ou seja, ela sabe lidar com as incertezas, o paradoxos e gasta energia no presente.

Esta é uma das maiores especialidades da Elos 360: ampliar a consciência de pessoas e empresas para que juntos possam agir para o bem comum.

#4 Invista no desenvolvimento e fortalecimento das pessoas

Empresa é um organismo vivo composto por pessoas e seus sistemas. A evolução da empresa está diretamente ligada com a evolução das pessoas.

Investir no autoconhecimento e no desenvolvimento das pessoas e suas relações ajuda no fortalecimento da organização como um todo. Isto significa trazer integralidade, ou seja, todas as dimensões do ser vivo: mente corpo e espírito ou outros

Não existe cultura consciente sem pessoas conscientes. E é pelo caminho de um que se impacta o todo.

A Elos360 ajuda na transformação e na evolução de cada pessoa para que façam um update mental com novas crenças, harmonizem seus sistemas coletivos, respeitem os princípios sistêmicos e ampliem sua inteligência emocional e relacional para fazer diferente.

#5 Invista no desenvolvimento e fortalecimento dos grupos, times ou equipes

Desenvolver e fortalecer times é muito mais do que ajudar no seu campo relacional e aumentar seu processo colaborativo. É descentralizar o poder e dar autonomia para que eles sejam auto-geridos ou, pelo menos, tenham uma liderança mais compartilhada e colaborativa. 

A mudança disruptiva organizacional trazida pelas start-ups e seu modelos ágeis e métodos como scrumm revela o novo tipo de gestão e organizações dos grupos dentro das empresas: mais autonomia, mais velocidade, mais colaboração, mais transparência, mais autenticidade e empatia, mais experimentação, mais feedback e mais inovação. 

É importante que a equipe tenha os recursos necessários para entregar o bolo pronto, ao invés da departamentos especializados em cada ingrediente e etapa de produção. Invista na mentalidade e visão sistêmica, na estrutura orgânica e na gestão colaborativa ou auto-gestão. Mais do que antes precisamos trabalhar de forma colaborativa e pensar no bem comum.

Se existe um chamado atual é o foco no coletivo. A Elos360 ajuda a criar esta mentalidade sistêmica, de rede, colaboração e interdependência.

Quer desenvolver uma mentalidade sistêmica, flexível e aberta para uma cultura anti-frágil? Entre em contato com a Elos360. 

Related Stories

Arrow-up