Reading:
Como lidar em tempos de incertezas

Como lidar em tempos de incertezas

25 de março de 2020

Engana-se quem pensa que estamos vivendo um tempo de incertezas. A vida, por si,  é incerta, dinâmica, paradoxal, ambígua, e sensivelmente influenciada por cada um. Logo, viver é incerto, impreciso e sempre foi.


Dentro da perspectiva sistêmica, que é a base do trabalho da Elos360, o sofrimento ou a tensão que vemos muitas vezes é somente um indicador ou um sintoma provocado por causas que podem ser: 

  1. uma mentalidade limitada que não atende as necessidades do contexto atual e nem consegue lidar com tanta complexidade e velocidade 
  2. uma desarmonia do fluxo interdependente dos seus sistemas vivos ( pelo desrespeito de princípios sistêmicos) 
  3. outras causas ou traumas

O desafio

O desafio, não só neste momento, é desacelerar, voltar para dentro, fortalecer se e cuidar do outro e redefinir prioridades essenciais para um novo olhar e percepção de mundo. 

A pandemia que estamos vivendo somente está nos forçando a aprender na força. Se quisermos uma vida e relações saudáveis não podemos mais ser guiados pelo ego que rege a mentalidade tradicional individualista, racionalista, mecanicista e individualista. 

É este ego que se alimenta das emoções de futuro como o medo, a insegurança e a ansiedade e cria o sofrimento e a necessidade de saber e controlar. 

Ora, o medo é fomentado pela ignorância. Quando a mente é guiada pelo ego ela cria mecanismos de defesa como a negação,  a ilusão, a distorção, ou a racionalização e suas fortes convicções para não ter que lidar com a verdade nua e crua da vida. 

A verdade difícil do ego aceitar é que não se pode controlar ou antecipar o futuro e as coisas não acontecem no seu tempo e vontade. Não se desapegar deste controle faz com que a mente fique fechada, rígida e protegida do que se considera ameaçador, ou seja, tudo o que é novo e desconhece. 

Veja, o papel do ego é  gerenciar o mundo interno, buscar atender as necessidades individuais e trazer ordem e segurança. Para o ego os fins justificam os meios e por isso que muitos vivem de ilusões, receios e sofrimentos criados pela mente que mente.  

Por outro lado, quando se percebe esta programação mental e escolhe fazer um update mental para aprender a lidar com a vida, percebe-se que o processo de evolução se faz fora da zona de conforto e sob um novo modelo mental. 

Um caminho

Um dos caminhos é aproveitar a tensão para dar um salto evolutivo no nível de consciência e escolher ser guiado pela essência que buscam o bem comum.

E esta transformação começa comigo, com você e com cada um. Começa com o controle do ego, começa de dentro para fora e, para quem tem uma empresa, começa de cima para baixo: pelo exemplo ou vontade de mudar. 


O trabalho da Elos360 ajuda estas pessoas e empresas que querem fazer diferente e, principalmente, querem fazer a diferença sob uma nova consciência, com uma mentalidade sistêmica capaz de lidar com a vida do jeito que ela e aprender a fluir em harmonia com esse mundo líquido, volátil, dinâmico e veloz. 


Através de mentorias sistêmicas e encontros de desenvolvimentos individuais e em grupo, a Elos 360 ajuda as empresas a cidade do seu campo relacional e transformar o seu campo estrutural para agir como sistemas orgânicos.


A partir do autoconhecimento, da transformação pessoal, do amadurecimento das relações, da ampliação de perspectiva, da comunicação habilidosa, autêntica e empática, da criação de culturas e climas de confiança, do despertar do propósito, da auto-gestão ou gestão colaborativa e de uma co-construção colaborativa e amorosa. 

Vamos aprender e evoluir juntos. Este é o meu propósito e o convite da Elos360. Se quiser  ajuda nesta jornada conte comigo e entre em contato 😉

Related Stories

8 de maio de 2020

Liderança em novos tempos

Arrow-up