Reading:
5 passos para um líder elevar o espírito de equipe na empresa

5 passos para um líder elevar o espírito de equipe na empresa

21 de dezembro de 2017

Ocupar um cargo de liderança na empresa é algo almejado por muitos trabalhadores, mas na hora de assumir a posição, deparam-se com inúmeros desafios. Quem disse que ser líder é tarefa fácil? Um dos maiores desafios é conseguir manter o espírito de equipe elevado.
Acontece que se você é líder, antes de dar o primeiro passo, olhe para si mesmo e analise se o seu espírito está elevado. Está feliz com a sua vida, com o seu trabalho, com o desafio de inspirar e desenvolver pessoas para que elas superem suas limitações e conquistem muito mais do que imaginam?
Então vamos lá: conheça cinco passos que vão ajudar você, enquanto líder, a elevar o espírito de equipe na empresa:

  1. Mostre o que é uma equipe

Para que os colaboradores trabalhem com o espírito de equipe elevado, é necessário mostrar o que é uma equipe. Não basta trabalhar com um monte de gente em uma sala para falar que tem uma equipe. Trabalhar em equipe quer dizer trabalhar em conjunto para a realização de um objetivo comum.
No fundo, nossa cultura social não ensina e nem estimula o trabalho em equipe, relações de parceria ou colaboração. Ensine. Mostre. Ajude-os a vivenciar propósitos e objetivos comuns e reconheça ações de cooperação.

  1. Mantenha o entusiasmo

O que mantém a equipe motivada é o entusiasmo em agir. Entusiasmo vem da tradução que significa Deus que está dentro. Você trabalha com propósito? Seus colaboradores trabalham com propósito?
Um líder cabisbaixo contamina todo o grupo e provoca o isolamento dos membros da equipe. A liderança deve identificar, primeiro em si, o que a motiva, para depois ser capaz de incentivar a sua equipe e criar mecanismos que mantenham essa característica sempre viva.
Você sabia que motivação é o motivo que leva alguém à ação? Descubra o motivo de cada um, da equipe como um todo e lembrem as pessoas sempre que puder.
Às vezes, pequenas coisas, como uma nova responsabilidade ou uma forma de reconhecimento, podem motivar uma equipe.

  1. Exercite a confiança do grupo

Uma das bases mais importantes para elevar o espírito de uma equipe é ter relações de confiança. Sem confiança, o medo impera e com ele todas as limitações e freios que imaginar (fora os boicotes e as intrigas).
Quando um membro da equipe passa uma atividade para outro, a pessoa que a recebe confia no trabalho que lhe foi entregue? Confiança precisa de conhecimento. Ou seja: quanto mais conheço, maiores são as chances de se confiar (ou não). Pelo menos, se relaciona pela realidade e não pela fantasia ou pelo achismo.
A confiança entre os membros da equipe precisa ser permanentemente exercitada. Se eu não confio no trabalho do outro, não posso dar continuidade com qualidade a essa tarefa, ou vou perder muito tempo refazendo o que eu acho que não está bom. Um líder deve sempre encorajar os seus colaboradores a confiarem no grupo que estão inseridos.

  1. Comunicação habilidosa e assertiva

Para mostrar que é possível trabalhar em equipe, é preciso ter uma comunicação habilidosa e assertiva. É importante conhecer claramente o objetivo do grupo e celebrar as conquistas. A cultura organizacional, os princípios e a forma de se trabalhar na empresa interferem diretamente na forma de gerir a equipe. Muitas vezes, uma cultura paternalista pode dificultar o trabalho da equipe.
Situações de crise, por exemplo, podem revelar um modus operandi em conjunto que, antes, não tinha sido percebido. Nessas situações, ter uma comunicação cuidadosa é fundamental. O bom líder aproveita até as situações menos felizes para despertar o espírito de equipe no seu grupo. Há relatos de que, após o desastre na área de mineração, em Mariana, os colaboradores da Vale se fortaleceram enquanto equipe.
Lembre-se: grandes problemas são capazes de unir, já os pequenos, não esclarecidos, são destrutivos. Por isso, a comunicação desempenha um papel tão importante!

  1. Destaque a importância do papel de cada um

O grupo só trabalha verdadeiramente em equipe se cada um entender o seu papel e a sua importância dentro do conjunto.
Clareza é fundamental. Todos sabem claramente o seu papel  e o papel da sua área enquanto parte da mesma organização? Todos sentem se realizados e consideram o seu papel significativo? Todos respeitam o papel do outro considerando o complementar ao objetivo comum?
Se um achar que o seu trabalho é o mais importante ou, justamente o contrário, que ele não importa, o trabalho em equipe não vai fluir e o espírito da equipe vai esmorecer.
Você tem conseguido manter o espírito de equipe na sua empresa? Cadastre na Elos360 para receber mais conteúdo;)



espírito de equipe



5 Comments
  1. Maria
    4 de outubro de 2021

    Encontrei o Artigo por coincidência em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo

  2. julian
    29 de novembro de 2023

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

  3. Copper scrap industry analysis
    15 de fevereiro de 2024

    Industrial copper scrap Copper recycling logistics Metal reclaiming and utilization center
    Copper cable granulation process, Metal reusing services, Copper scrap purification processes

    Scrap metal value extraction, Copper alloys, Copper cable scrap export permit, Metal recycling reclamation

  4. Iron scrap reclamation processing
    16 de fevereiro de 2024

    Metal recuperation yard Scrap metal recycling and reclamation Iron scrap dealer

    Ferrous material waste recycling technology, Iron waste reclaiming operations, Metal waste reclamation yard

  5. Iron scrap processing machinery
    2 de março de 2024

    Metal waste logistics services Ferrous metal waste disposal Iron scrap yard solutions

    Ferrous metal reselling, Scrap iron resale, Scrap metal derivative production


Deixe um comentário

Related Stories

18 de novembro de 2016

O segredo de líderes que desenvolvem equipes

30 de novembro de 2016

Relações de poder no trabalho: como lidar?

Arrow-up