Reading:
Você está no limite? Talvez seja a síndrome de Burnout

Você está no limite? Talvez seja a síndrome de Burnout

21 de junho de 2017

“Se não é por amor é pela dor”. Quem já não ouvir essa máxima? É provável que quem tem essa síndrome de nome estranho e aterrorizador –  a Síndrome de Burnout já tenha escutado. E muito.
Mas o que é isso, afinal de contas? 
Chega uma hora que o corpo cansa de mandar avisos e alertas e… faz greve geral. Simplesmente se esgota, obrigando o cidadão-inquilino-do-frágil-corpinho parar. E quando chega essa hora é que o limite já passou há muito tempo!
Estamos falando de uma síndrome que acomete cada vez mais profissionais, também chamada de síndrome do esgotamento profissional. É uma patologia que atinge profissionais excessivamente focados no trabalho e que ultrapassam o limite do corpo até chegar à exaustão física e/ou mental.
Obviamente, essa situação não acontece de uma hora para outra, sendo um processo cumulativo e que pode deixar um rastro psicopatológico na vida de quem acha que sempre dá pra fazer um pouquinho a mais pelo trabalho.
Passos para o Burnout
Tudo começa com uma insegurança que leva a uma necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz. Este movimento se intensifica através de uma dedicação exacerbada com um misto de centralização e imediatismo – no fundo a pessoa quer mostrar o quanto é competente e deseja ser reconhecida por isso!
Esse desejo por reconhecimento aumenta, assim como o foco pelo trabalho e a pessoa começa a perder interesse pelas necessidades pessoais como comer, dormir, sair com os amigos, etc.
Mesmo percebendo que algo não vai bem, a pessoa com Burnout reprime os conflitos e não aceita que tem um problema. Essa repressão faz com que os sintomas físicos aumentem, na tentativa do corpo mostrar o desequilíbrio e a falta de energia e cuidado consigo mesmo.
Mesmo com foco no trabalho, o corpo e a mente não estão no seu estado saudável e a produção cai, aumentando o ciclo de sofrimento de mais esforço, mais isolamento pessoal e menos autoestima.
A identidade fica cada vez mais “meu nome é trabalho” e por mais que se negue os problemas físicos e se desvalorize os contatos sociais, a busca pelo reconhecimento faz com que a pessoa continue a exigir o que o corpo e a mente não têm mais para oferecer.
O comportamento, o estado emocional e a postura mudam muito e passam a ser muito evidente para as demais pessoas e para a própria que está doente. Aí então é dado início à sensação de vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante.
A pessoa pode acionar a depressão e sentir indiferença, desesperança e exaustão. Algumas param nesse estágio, mas outras vivenciam a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, e só param quando entram em estado de emergência devido a um colapso físico e mental. Aqui entra a ajuda médica e psicológica de urgência.
O que está por trás de tanto trabalho?
A pessoa prestes a desenvolver a síndrome de burnout nutre o desejo de ser a melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho, sendo este o seu principal combustível.
Ela mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional e quando esse desempenho não é reconhecido, entra o sofrimento que é reprimido pela obstinação e compulsão de se afirmar competente e se sentir realizado profissionalmente.
A pessoa que está vivendo esse burnout está tão desconectada de si mesma que nem percebe que não vale a pena o preço que paga pela aceitação externa.
É um ciclo vicioso e automático de excesso de auto exigência e baixa performance, que pode provocar riscos de acidentes e problemas graves de saúde.
É importante discernir que o acúmulo de tarefas e as cobranças excessivas em si não levam ao esgotamento. No entanto, quando combinados com o perfeccionismo e foco no trabalho como fonte exclusiva de prazer, podem se transformar em uma verdadeira bomba-relógio.
Doença do trabalho em excesso 
O Burnout é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pelas leis brasileiras como doença ocupacional. Apesar disso, existe uma dificuldade de diagnosticar – muitas vezes ela é confundida com depressão. Os antidepressivos fornecem certo alívio nos sintomas, mas não resolvem a causa.
O tratamento implica em desacelerar e mudar de dentro para fora e isso exige um processo de longo prazo com psicoterapia, meditação e técnicas de relaxamento.
Muitas vezes olhar para fora, dedicar-se exclusivamente a um trabalho é um processo inconsciente de fuga para não olhar para dentro e conhecer a si mesmo.
É sim um desafio desacelerar e conhecer-se, mas este é o caminho para uma vida mais saudável e harmoniosa.
E você, já passou por um problema dessa categoria, sente que precisa de ajuda ou quer trabalhar a questão entre os colaboradores da sua empresa? Fale com a gente, vamos conversar.
Leia também: A armadilha do perfeccionismo: como superar o medo de errar?
E compartilhe.



8 Comments
  1. Iron scrap recycling operations
    15 de fevereiro de 2024

    Metal waste processing tools Brass scrap buyer Iron scrap salvaging services

    Ferrous waste recovery center, Iron recovery and recollection, Metal reclaiming

  2. Iron waste recycling yard
    2 de março de 2024

    Scrap metal refabrication Ferrous waste recovery solutions Iron waste disposal site

    Ferrous material recycling ecosystem preservation, Iron reclamation and recovery solutions, Metal waste collection solutions

  3. Scrap iron
    3 de março de 2024

    Scrap metal valuation Ferrous material recycling customer acquisition Iron scrap reclamation center

    Ferrous material recycling practices, Iron scrap reclaiming and processing, Eco-conscious metal recycling

  4. Iron waste reclamation and reprocessing
    5 de março de 2024

    Scrap metal sustainability Ferrous material inventory management Iron scrapping facilities

    Ferrous scrap reselling, Iron and steel scrapping and recycling, Scrap metal reclaiming and recycling yard

  5. Iron scrap brokerage
    8 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and recycling facility Ferrous metal recycling best practices Iron scrap recycling facility

    Ferrous metal recovery and reclaiming, Iron scrap reconstruction, Scrap metal industry standards

  6. Iron scrap yard facility
    14 de março de 2024

    Scrap metal disposal Ferrous material recycling transportation Iron material recovery services

    Ferrous material recycling operational challenges, Iron recycling yard, Metal recovery and processing

  7. Iron reclaiming yard
    17 de março de 2024

    Metal reclaimer Ferrous material industry benchmarking Iron salvage yard services

    Ferrous material recycling services, Iron waste reclamation and recovery center, Scrap metal reclaiming yard services

  8. медучреждение комбинированного типа Москва
    13 de abril de 2024

    частный медцентр Здоровье медицинская справка официальная справка медицинская задним числом купить


Deixe um comentário

Related Stories

6 de abril de 2017

6 vantagens de se falar a verdade no meio corporativo

5 de junho de 2016

A sua empresa têm um propósito?

Arrow-up