Reading:
Medo no ambiente de trabalho: 4 formas de superá-lo!

Medo no ambiente de trabalho: 4 formas de superá-lo!

7 de maio de 2016

As relações humanas são extremamente complexas. E, no ambiente corporativo, as pessoas devem interagir e trabalhar em conjunto para o sucesso das atividades — entretanto, muitas vezes isso não acontece. Conflitos e desentendimentos ocorrem, e, como consequência, um clima de intriga, negatividade e medo podem contaminar o ambiente.
E uma equipe contaminada por uma sensação de desconfiança se sente oprimida, desmotivada e estagnada. Isso pode acabar minando a produtividade e o desempenho do profissional. Nesse contexto, cabe ao gestor analisar e identificar os problemas e pensar em soluções práticas para estimular o ânimo entre os seus colaboradores.
Para superar esses desafios, vamos explorar neste artigo 4 formas de vencer o medo no ambiente de trabalho. Continue lendo!

1. Foque no desenvolvimento individual

O líder de uma equipe tem como função principal motivar e direcionar pessoas para o aumento de suas performances. Um profissional estressado pode estar sob pressão e não conseguir entender o que sente ou enxergar soluções para seus dilemas no trabalho.
Considere sua equipe como patrimônio da sua empresa e aposte em capacitação. É mais fácil e barato qualificar uma pessoa que já faz parte da equipe do que recontratar outra. E, em troca, o funcionário se sente valorizado.
Investir em programas de desenvolvimento para sua equipe traz novos ares e metodologias para o ambiente de trabalho, estimulando os indivíduos a sair da zona de conforto, fazendo com que se arrisquem e tenham atitudes mais pró-ativas. Incentive o ambiente de colaboração e troca mantendo-se constantemente receptivo ao que seus funcionários tem a dizer.
Caso você sinta que eles não tomam essa iniciativa sozinhos, procure-os e peça por suas opiniões e sugestões. Convide-os a participar dos processos da empresa e tomada de decisões. É crucial, também, não ter medo de ouvir o que eles têm a te dizer. Através do fortalecimento individual de cada um dos seus colaboradores, eles se sentirão realmente parte de algo maior e entenderão que suas contribuições são válidas e importantes.

2. Incentive a participação

Ajudar sua equipe a fortalecer e desenvolver o lado pessoal é essencial, entretanto, um time onde apenas um aponta o caminho para todos pode não gerar os resultados mais frutíferos.
Os colaboradores muitas vezes tem excelentes ideias porém, por algum motivo, não se sentem convidados a opinar e podem se sentir subestimados. O líder precisa encontrar uma forma de trabalhar e estimular os funcionários a contribuir ativamente, exaltando o fato de que o ponto de vista de cada um deles é importante.
Colaboradores que se sentem mais valorizados e solicitados trabalham de forma pró-ativa e com entusiasmo, pois entendem que seu papel no time tem valor assim como o de todos.

3. Invista na cultura da empresa

Os colaboradores precisam compreender de forma muito clara o conjunto de crenças, valores éticos e morais, políticas internas e externas e hábitos da empresa. Somente por meio desse entendimento eles poderão ajustar suas atitudes de acordo e crescer junto com a organização.
Portanto, o líder deve se certificar que os colaboradores entendem o propósito e os princípios da empresa. Valores como verdade, respeito e transparência devem ser cultivados e reforçados diariamente para que todos trabalhem em harmonia e clareza. Desta forma, a empresa pode crescer com a contribuição de todos.

4. Estabeleça uma comunicação habilidosa e assertiva

Um bom líder é um bom comunicador. Isso não diz respeito necessariamente a habilidade de falar bem em público, mas com a capacidade de ser claro e conciso ao se expressar.
A assertividade é uma habilidade muito importante a ser desenvolvida a fim de se alcançar um discurso objetivo e transparente. Entretanto, deve-se tomar cuidado para evitar a agressividade. Um líder precisa aprender a se comunicar com empatia, praticando a comunicação não violenta, se colocando no lugar do liderado. Muitas vezes, o medo é gerado internamente no ambiente de trabalho, sendo estimulado pelo próprio gestor.
O medo é um sentimento instintivo humano, e ele é inevitável. Entretanto, cabe ao líder observar se ele não está alimentando inseguranças e contribuindo para limitar as potencialidades da equipe.
E então, de que maneiras você lida com o medo no trabalho? Compartilhe suas ideias e aproveite para ler mais sobre liderança no ambiente de trabalho!



8 Comments
  1. Iron scrap compaction
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal processing plant Scrap metal reclaiming solutions Iron salvaging solutions

    Ferrous material utilization, Iron scrap reforming, Scrap metal reprocessing and recycling

  2. Copper scrap extrusion
    15 de fevereiro de 2024

    Copper scrap audits Environmental certifications for copper recycling Scrap yard services
    Copper cable scrap certification, Scrap metal reprocessing, Recycling scrap Copper wire

    Scrap metal classification, Copper scrap reception, Copper cable scrap export regulations, Metal scraps recovery and reprocessing

  3. Iron recovery yard center services
    2 de março de 2024

    Metal disassembling Ferrous material recycling customer service Iron recycling and restoration center

    Ferrous material efficiency strategies, Iron scrap reclamation center, Scrap metal recovery and reclaiming

  4. Iron reprocessing and reclaiming
    3 de março de 2024

    Metal scrap dismantling Ferrous material emergency preparedness Iron waste reclaiming and repurposing

    Ferrous material facility maintenance, Iron waste reclamation and reprocessing, Scrap metal reclamation depot

  5. Iron and steel scrapping services
    5 de março de 2024

    Scrap economic trends Ferrous material market intelligence Iron waste reclaiming operations

    Ferrous waste recovery and reprocessing, Iron scrap recuperation yard, Metal waste inventory management

  6. Iron waste recycling depot
    7 de março de 2024

    Metal recovery plant Ferrous material recycling green certifications Iron reclamation depot

    Ferrous material environmental education, Iron recycle center, Metal reclaiming process

  7. Iron recycling and recovery center
    16 de março de 2024

    Metal recovery solutions Ferrous metal recycling conventions Iron recovery depot

    Ferrous material recycling air quality control, Iron recovery yard services, Metal waste disposal

  8. Iron and steel recycling and reclamation yard
    17 de março de 2024

    Scrap metal recycling and reclamation Ferrous material safety protocols Iron recycling

    Ferrous material stakeholder involvement, Iron material recycling, Regulatory compliance for metal recycling


Deixe um comentário

Related Stories

28 de março de 2016

Conheça as vantagens de uma boa comunicação interna

30 de janeiro de 2017

Por que o Magazine Luiza é um case de sucesso em Harvard?

7 de julho de 2020

A longa trajetória até as organizações orgânicas

Arrow-up