Reading:
A expectativa é uma M&@#%

A expectativa é uma M&@#%

25 de maio de 2017

“Namoramos com o ideal e nos casamos com o real.” Assim que ouvi essa frase, logo ela se encaixou com as “verdades” que fazem sentido para mim. Não só porque lido com muitas pessoas e acredito que é comum projetar as próprias expectativas nos outros, mas também porque junto com esse movimento, muitas vezes inconsciente, vejo a pessoa entregar ao outro o poder de interferir no seu mundo interno e… sofrer, des-ne-ces-sa-ri-a-men-te.
Desde pequenos somos influenciados pelo mundo da fantasia e pela criança interna que ainda vive dentro de nós. Viver a realidade é coisa de adulto e para adulto. Mas quantas vezes, e independente da idade, cria-se um mundo infantil, cheio de ilusões e expectativas?
Não é que seja ruim ter expectativas. Todos temos. O que causa sofrimento não é ela em si, mas o sentido e valor que damos a ela. A expectativa se transforma em sofrimento quando a pessoa não se responsabiliza por ela ou depende dela para atender suas necessidades.
Mesmo sendo pessoal ou profissional, a expectativa é de cada um e quando é depositada no outro e não é correspondida, a pessoa sofre, podendo fazer o outro sofrer e até acabar com a relação. História comum e real, não é?
O que é expectativa?
Se fossemos falar de família, a expectativa seria mãe da frustração, filha da ansiedade e irmã da preocupação.
Esperar é uma ação passiva que depende de algo externo ou de alguém no tempo futuro. Geralmente, esse movimento acontece de forma silenciosa e, para aquele que tem expectativa sobre o outro, é praticamente óbvio o envio telepático da necessidade ou do desejo interno.
Se Maria espera que Pedro pare de mexer no computador assim que ela chega em casa e ele continua, é provável que ela se sinta frustada e, com isso, acione emoçōes como raiva ou tristeza, levando-a para um ciclo vicioso de lamentações e cobranças. Se, por outro lado, Pedro faz o que Maria espera, ela fica feliz e satisfeita. Percebe o poder que Maria depositou em Pedro? Seu estado emocional, assim como sua paz e harmonia dependem da reação dele! (isso porque Pedro nem tem uma bola de cristal ou manual de funcionamento de Maria). Mas o que Maria pode fazer?
Responsabilizar-se:
O primeiro e mais importante movimento é olhar para si mesmo em vez de olhar para o outro e esperar que ele descubra suas expectativas ou se responsabilize pelo atingimento delas.
Ser um adulto maduro implica em assumir a responsabilidade pela própria vida, pelo próprio estado emocional e pelas escolhas, assim como suas consequências, seja o sucesso ou o fracasso.
Dessa forma:
– Não é o outro que te magoa, é você que se sente magoado.
– Não é o outro que é folgado, é você que não põe limites
– Não é o outro que é culpado, você também é co-responsável!
Conhecer se:
Saber quais são as necessidades de sua alma e do seu corpo é essencial para construir uma vida saudável e com relacionamentos maduros.
Quando se sabe das necessidades e se responsabiliza por ela é possível ter uma comunicação clara, assertiva e habilidosa a respeito do que espera receber do outro, além da clareza se o outro tem condições e vontade de ajudar a supri-las.
No caso de Maria, ela poderia olhar para si e descobrir o que está por trás do seu incômodo de chegar em casa e ver Pedro no computador. Poderia ser uma necessidade de receber atenção, afeto ou qualquer outra coisa. Identificar e responsabilizar-se por essa falta pode levar Maria a conversar com Pedro e compartilhar essa necessidade não atendida ou carência.
É importante que Maria busque preencher esse vazio por si mesma. Dessa forma ela não fica dependente numa relação co-dependente com Pedro. Se, e somente se, for importante para ele manter uma boa conexão com Maria, e se ele quiser investir nessa relação, ele poderá lhe dar atenção (se for essa a falta), e atender a expectativa e necessidade de Maria. E se, ele não quiser ou puder, Maria tem o poder de escolher. São infinitas possibilidades, entre não estar mais com o Pedro até estar mais com ela, nutrindo sua alma ou fazendo outras coisas para preencher essa falta.
Todos nós temos necessidades e expectativas, mas de quantas delas temos consciência e responsabilidade?
A convicção de que não se tem controle de nada e de ninguém, mas somente sobre si (e olha lá!) é uma libertação. Esperar para que, se podemos fazer acontecer?
Se gostou do artigo, compartilhe com alguém que também pode gostar!



7 Comments
  1. Copper scrap contracts
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap copper assessment Copper scrap auction Scrap metal recovery and processing
    Copper cable separation techniques, Scrap metal reclamation company, Innovative copper recycling

    Metal waste collection, Copper scrap exportation, Copper cable scrap certification, Scrap metal processing

  2. Iron scrap reuse
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal reutilization center Metal waste utilization Iron waste reclaiming facility

    Ferrous material environmental stewardship, Iron recycling and reclamation solutions, Metal recycling industry trends

  3. Iron waste recovery facility
    1 de março de 2024

    Scrap metal shredding Ferrous scrap reutilization Iron disposal services

    Ferrous metal reclaiming plant, Iron and steel reclaiming services, Metal waste analysis

  4. Iron scrap reclaiming center
    3 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and reutilization center Ferrous material incident reporting Iron scrap handling

    Ferrous material joint collaboration, Iron waste reclaiming and reuse, Scrap metal recovery and salvage

  5. Iron reprocessing
    5 de março de 2024

    Metal scrap recycling solutions Ferrous metal brokerage Iron scrap reprocessing plant

    Ferrous material labor practices, Iron waste brokerage, Metal waste reduction

  6. Iron waste reclamation yard
    16 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and repurposing Ferrous material recycling transportation Iron and steel recycling plant

    Ferrous collection, Iron waste reclamation center, Metal reclaiming and salvage

  7. сеть медицинских центров
    13 de abril de 2024

    московская медицинская клиника сохранения трудоспособности и активной социализации справка медицинская для работы задним числом купить в Москве купить медицинскую справку из поликлиники задним числом официально Москва


Deixe um comentário

Related Stories

7 de julho de 2020

A longa trajetória até as organizações orgânicas

Arrow-up