Reading:
É possível escolher ser uma pessoa e um profissional melhor?

É possível escolher ser uma pessoa e um profissional melhor?

Mônica Santos
5 de outubro de 2016

Devido à rotina cada vez mais intensa em nossas vidas profissionais e pessoais, chega um momento em que você começa a pensar em como é possível escolher ser uma pessoa e um profissional melhor ao mesmo tempo. Nessas ocasiões, as rotinas são tão corridas que parecem ter vida própria e nós, totalmente imersos e comprometidos com esses fluxos, deixamos a vida passar sem percebê-los efetivamente.
Neste post, vamos falar sobre a importância de se melhorar para ter sucesso em todas as facetas de sua vida, seja ela social, familiar ou profissional. O ponto de partida é se conhecer e saber fazer as escolhas certas. Continue acompanhando e comece a mudar agora mesmo!

A sabedoria das escolhas certas

O autoconhecimento de nossas habilidades, preferências e expectativas é o ponto de partida para lidar com as pressões e emoções do dia a dia.
Para cada situação cotidiana, adotamos uma postura e comportamento condizentes com os padrões inconscientes e os valores e os condicionamentos que a sociedade estimula. Porém, apesar dessas diversas imposições, somos uma única pessoa e nossas escolhas determinam os resultados que obteremos em todos os âmbitos da vida.
As influências externas ocorrem o tempo todo, mas cabe a cada um fazer valer o que realmente é prioridade em sua vida. A análise do que é importante e o que é essencial em sua vida é uma técnica muito simples que pode ajudar muito nesses momentos.
Vamos a um exemplo prático: você está com muito trabalho na empresa e precisa ficar mais tempo que de costume para finalizar um projeto, mas, ao mesmo tempo, fica muito chateado por ter que deixar sua filha em casa. Nesse caso, a reflexão sobre o que é importante e essencial neste momento de sua vida ajuda a definir suas prioridades.
Lembre-se de que em situações difíceis, como a citada acima, requerem a abdicação de coisas também importantes, por isso, tenha sabedoria para saber fazer as melhores escolhas.

O papel do coaching no crescimento pessoal e profissional

Muitos gestores e profissionais estão procurando o auxílio do coaching para entender onde estão e onde querem chegar em suas vidas profissionais e pessoais. Trata-se de uma técnica de desenvolvimento pessoal e profissional  visando resultados efetivos e mais rápidos.
Por meio de atendimentos personalizados, é feito um plano de ação com base em expectativas pessoais, seguindo por um caminho que trará resultados. Esse processo, após as análises, normalmente leva a uma decisão. O crescimento pessoal e profissional são consequências de uma série de escolhas acertadas.

O poder da positividade

A positividade é chave para ser uma pessoa e um profissional melhor. Por isso, sorria sempre, auxilie as pessoas que precisam e elogie mais. Pesquisas comprovam que pessoas positivas conseguem mudar o ambiente ao seu redor, além de serem agentes de motivação. Ter empatia melhora o relacionamento com as outras pessoas e afeta os estados emocionais de nós mesmos, deixando nossas mentes mais leves, melhorando, assim, a criatividade e a organização de nosso tempo útil.

A crença em Deus

Outro item de fundamental importância ao escolhermos nos tornarmos profissionalmente e pessoalmente pessoas melhores trata-se de ter uma crença em algo maior que nós mesmos, Deus. Na verdade, já é comprovado que a fé é capaz de dar um significado maior em nossas vidas, já que dá o entendimento de que como seres espirituais, nossa experiência humana é muito curta, por isso, temos que aproveitá-la para evoluir constantemente, dando valor ao que realmente nos faz mais felizes.

A importância de estar presente

Tenha previamente definidos os momentos de trabalho e de lazer, reservando tempo para estar com a família e os amigos e para fazer coisas que te deem prazer. Nessas horas, desligue-se do restante e fique presente. Não olhe os e-mails, não atenda telefonemas. Reserve um tempo para um almoço ou jantar tranquilo, sem interrupções. Você verá que esse pequeno gesto irá melhorar sua produtividade e sua autoestima também.
Ser uma pessoa e um profissional melhor é possível adotando pequenos hábitos saudáveis em nosso dia a dia, como os citados no post. Outra dica que ajuda muito a se tornar um profissional melhor é estimular o relacionamento interpessoal. Leia mais sobre o assunto, clicando aqui.
 



0 Comments

Deixe uma resposta

Related Stories

21 de agosto de 2018

Porque a maioria das pessoas não conseguem se libertar dos traumas

Arrow-up