Reading:
Afinal, o que é Gestão de Pessoas?

Afinal, o que é Gestão de Pessoas?

13 de março de 2017

No mundo corporativo, a Gestão de Pessoas pode ser vista como a evolução do Recursos Humanos, que foi a evolução do Departamento Pessoal. As três lidam com as pessoas que trabalham dentro de uma organização, mas cada uma tem um nível de consciência e foco. A Gestão de Pessoas vai muito além de gerir Recursos Humanos ou gerenciar as papeladas do Departamento Pessoal.
O nome RH foi recentemente mudado para Gestão de Pessoas porque muito diferente de recursos, as pessoas são orgânicas e por isso, extremamente complexas, diversificadas e variáveis. Cada colaborador tem seu próprio padrão  e qualidade de desempenho, sendo muito mais complexos e diversificados do que qualquer recurso mecânico.
A evolução dessa área é vista pelo movimento de deixar de ver pessoas como recursos para ver como colaboradores, de deixar de ser operacional para ser estratégica.
Como fazer gestão de pessoas?
Fazer a gestão de pessoas é administrar de forma estratégica uma organização, considerando como princípio básico a diversidade dos indivíduos. É preciso entender que elas possuem necessidades específicas e que interferem no todo. Fazer gestão de pessoas é cuidar das pessoas e das ações.
Robert Grossman, no artigo da Society Human Resource Management diz que Gestão de Pessoas é uma área facilitadora que trabalha a natureza das relações humanas no ambiente organizacional, buscando criar situações que estimulem as pessoas a se comprometerem com os objetivos organizacionais. Gestor de pessoas são todos os líderes da empresa que tem como suporte uma área exclusiva que cuida desde a seleção até a demissão de colaboradores.
Como praticar a gestão de pessoas de forma estratégica?
A gestão de pessoas deve atuar em parceria com diretoria executiva e estratégica da empresa. Ao participar de uma palestra do CONARH – Congresso Nacional Sobre Gestão de Pessoas -, anotei (sinto por não anotar o autor ou autora) os 7 papéis essenciais que uma gestão de pessoas precisa para ser estratégica:
1) Ativista confiável: Defender a causa da empresa e suas posições com a credibilidade das pessoas. Para isso, as pessoas precisam ser vistas como exemplo de integridade e ser facilitadoras. É importante construir e manter relações de confiança e sair de cima do muro para se posicionar positivamente com consistência, (implica conhecer o negócio, a organização e o mercado) e coragem.
2) Guardião da cultura: Contribuir na internalização e disseminação dos valores da empresa, na manutenção e prática dos valores no dia a dia e no cuidado com o clima organizacional.
3) Gestor de talentos: Responsável no modo com que as pessoas entram, crescem, se movimentam ou saem da organização. Assegura os talentos de hoje e desenvolve os de amanhã.
4) Designer organizacional: Centrado nas políticas, práticas e estruturas que formatam a maneira como a empresa atua. Ter e estimular a visão sistêmica e suas interdependências, formatar a organização, estimular a comunicação e desenhar os sistemas de recompensa.
5) Arquiteto da estratégia: Capaz de perceber tendências de negócios e seus impactos, identificar potenciais barreiras e oportunidades  para contribuir com a estratégia do negócio. Sustentar a estratégia e engajar os clientes.
6) Aliado dos negócios: Contribuir para o sucesso do negócio na medida que entende como ele gera resultados, quem são seus clientes e por que consomem os  produtos e serviços da empresa – eles devem ser os conhecedores do negócio (como funcionam as questões financeiras e estratégicas). Servir à cadeia de valores, interpretar o contexto social, articular a proposição de valores e alavancar a tecnologia dos negócios.
7) Executante operacional: Desenvolve atividades transacionais e “legalistas” que precisam ser feitas como pagamento, transferências, contratação, treinamento, etc (lembra o antigo DP?). Implementar as políticas nos locais de trabalho e avançar a tecnologia de RH.
Por mais que tenha acontecido uma grande evolução de conceitos e gestão, a área de Gestão de Pessoas ainda precisa ser mais estratégica. Ainda se preza muito pela execução operacional e ainda se encontra muita incoerência, uma vez que a retenção de talentos influencia diretamente a fonte de receita da empresa e, habitualmente, é encarada como despesas.
Contribua com a discussão! Mande suas dúvidas ou comente uma experiência positiva ou negativa que teve com a gestão de pessoas no seu ambiente de trabalho!



8 Comments
  1. Iron recycling and reprocessing
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal reclaiming center Scrap metal reclamation depot Iron scrap processing machinery

    Ferrous material scrap valuation, Iron reclaimer, Metal waste cleaning

  2. Scrap copper recycling center
    16 de fevereiro de 2024

    Ethical copper sourcing Copper slag recycling Metal scrap consolidation
    Copper cable scrap standards, Scrap metal regeneration, Scrap copper collection services

    Metal scrap assessment, Recycled copper materials, Copper cable dismantling, Metal recycling industry regulations

  3. Iron scrap reclamation and recycling
    2 de março de 2024

    Scrap metal quality standards Ferrous metal reclamation facilities Iron waste

    Ferrous scrap quality control, Iron scrap processing plant, Metal recycling certification

  4. Iron scrap recycling center
    4 de março de 2024

    Scrap metal recovery services Ferrous material recycling assessment Iron scrap recovery

    Ferrous material reliability, Iron recycling and reclaiming center, Metal recycling recovery

  5. Iron recovery depot
    5 de março de 2024

    Scrap metal utilization center Ferrous material recycling revenue Iron scrap and waste management

    Ferrous scrap brokerage, Iron waste reprocessing plant, Metal recycling processing

  6. Iron waste reclamation facilities
    13 de março de 2024

    Regulatory compliance in metal recycling Ferrous metal handling Iron recycling and repurposing center

    Ferrous material valuation, Iron waste recovery and reprocessing, Scrap metal transport

  7. Iron and steel reclamation
    17 de março de 2024

    Scrap metal recycler Ferrous material recycling inspections Iron waste reuse

    Ferrous metal purchasing, Iron disposal, Scrap metal price volatility

  8. частная медицинская клиника профилактики и диагностики
    13 de abril de 2024

    современный медцентр Медицина сделать мед справку задним числом официально где сделать справку медицинскую от врача в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

18 de novembro de 2016

O segredo de líderes que desenvolvem equipes

11 de abril de 2017

Como identificar um líder tóxico

Arrow-up