Reading:
Como criar uma cultura de confiança em sua empresa?

Como criar uma cultura de confiança em sua empresa?

8 de fevereiro de 2017

A cultura organizacional é um dos maiores bens de toda empresa. Mesmo não sendo algo palpável, ou que pode ser resumido em uma lista, ela tem influência direta no comprometimento, na produtividade dos colaboradores e no sucesso de um negócio.
É a cultura organizacional que reúne o subjetivo e o objetivo, os valores e as práticas incentivadas dentro da empresa. Revela a qualidade das relações entre as pessoas e como lideranças e como colaboradores comportam-se em situações desafiadoras. E, nesse contexto, podemos dizer que a confiança é a base de tudo.
Veja algumas dicas para criar uma cultura de confiança na sua empresa.

Comece com você

Sim, tudo começa com você. Não adianta esperar uma cultura de confiança da sua equipe se você mesma não tem atitudes que inspirem os outros ou que mostrem sua crença no potencial de cada um.
Essa dica vale para tudo e para todos. Somos relacionais e muito influenciáveis. Quanto mais você se conhece e evolui, mas confiança tem em você e na sua capacidade de construir relações saudáveis. O primeiro passo é se responsabilizar por esse processo e buscar, cada vez mais, o seu melhor,, tendo coragem para olhar para o seu pior, para sua sombra, seu ponto cego que, muitas vezes, projetamos nos outros sem perceber. Por isso, seja a mudança que quer ver na sua equipe. Confie e mostre-se confiável e perceba a grande diferença que isso faz!

Seja verdadeiro e transparente

A transparência nas relações deve ser uma meta de qualquer liderança. Os ruídos na comunicação e os sentimento de incerteza que minam as relações são criados pela falta de clareza. A mente (que mente) aproveita as brechas da comunicação e as fantasias criadas podem abalar a confiança e criar conflitos desnecessários e destrutivos. Por isso, é muito importante ter e estimular bons diálogos entre toda a equipe. Falar de sentimentos e necessidades não atendidas é essencial para se criar uma cultura de confiança. A comunicação, ou melhor dizendo, a falta ou inabilidade da comunicação é responsável pela maior parte dos conflitos desgastantes e desnecessários.
Dar feedback também ajuda muito e contribui muito para o desenvolvimento de uma cultura de confiança. Toda a equipe tem um objetivo em comum e quando se comunicam bem e se conhecem melhor, mais fácil de confiar uns nos outros e trabalhar juntos. O resultado será muito melhor.

Reveja os processos e diminua a burocracia

Relações baseadas na confiança podem ser mais simples e diretas. Ao criar um ambiente de trabalho burocrático, onde cada atitude demanda uma série de justificativas, registros e assinaturas, você passa uma mensagem muito clara para os seus colaboradores: eu não confio em você. Essa percepção é muito poderosa e influencia bastante na cultura da organização.
Um gerente que conheci abria a loja e antes de começar a reunião com a equipe, sentava na sua mesa, recebia o crachá de cada um da sua equipe e os deixava na sua mesa até terminar o expediente, onde ele mesmo o devolvia para irem embora. Não percebia que quando fazia isso mostrava total desconfiança nas pessoas. Quanto maior a confiança, menor o controle!
É claro que não dá para abrir mão de todos os processos internos, mas oferecer um pouco de autonomia e liberdade para a equipe é um ótimo começo para iniciar uma cultura de confiança.

Tenha um ambiente de trabalho positivo

O clima organizacional influencia totalmente a forma como as pessoas lidam com as outras. Clima é construído por cultura, por hábitos e exemplos dos líderes. Oferecer o melhor em todas as dimensões – física, mental, emocional e espiritual – convida as pessoas a confiarem.
Um ambiente de trabalho mais verdadeiro, tranparente, respeitoso, colaborativo e motivador é o lugar ideal para se espalhar confiança e, a partir de então, tudo vai fluir muito melhor.

Invista no desenvolvimento das pessoas

Confiança é algo construído e depende muito de cada um. Compreender a história de vida por trás das pessoas da sua equipe, assim como, seus sistemas familiares, suas crenças enraizadas e os sentimentos e ações expostos ajudam as lideranças a ajudarem suas equipes.
É muito comum encontrar pessoas fechadas e resistentes a falarem de si mesmas, imagine falar de sentimentos e necessidades não atendidas! A confiança precisa estar presente para que as pessoas se abram e compartilhem de forma autêntica e colaborativa. Primeiro, o líder precisa mostra-se confiável pelas atitudes e posturas, depois ele pode ajudar no fortalecimento interno das pessoas da equipe, com conversas e reflexões. A abertura acontece de dentro para fora, de forma gradativa e conquistada.
A cultura de confiança é essencial para uma empresa que quer crescer de forma natural, com uma equipe de colaboradores que trabalha em sintonia e em um ambiente agradável e inspirador.
E você, o que faz para aumentar a confiança na sua organização?  Compartilhe com a gente nos comentários!



7 Comments
  1. Iron recycle yard services
    16 de fevereiro de 2024

    Metal recycling strategies Metal scrap recovery and repurposing Iron scrap recovery operations

    Ferrous recovery operations, Iron reclaimer, Metal recovery services

  2. Copper scrap baling
    16 de fevereiro de 2024

    Industrial copper waste solutions Value of Copper scrapCopper scrap importers Scrap metal processing
    Copper cable scrapping, Scrap metal market competition, Copper chloride recycling

    Metal waste reutilization, Industrial copper recycling techniques, Copper cable scrap pricing, Metal recycling infrastructure

  3. Scrap iron reclamation
    2 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and reutilization Ferrous material recycling agreements Iron recycling center

    Ferrous material plant operations, Iron scrap reclamation plant, Scrap metal value extraction

  4. Scrap iron reutilization
    4 de março de 2024

    Metal reclamation strategies Ferrous material recycling negotiations Iron waste reclamation center

    Ferrous waste recycling and reclamation, Iron waste brokerage, Metal recycling consultancy

  5. Iron waste recycling center
    6 de março de 2024

    Industrial scrap metal buyers Ferrous collection Iron waste reclamation and recovery

    Ferrous material ethical business practices, Iron scrap warehousing, Environmental metal recycling

  6. Iron salvage yard services
    14 de março de 2024

    Industrial metal waste Ferrous materials procurement Iron recycling center

    Ferrous processing plant, Iron recycling and renewal, Metal recovery and recycling solutions

  7. частная клиника укрепления здоровья
    13 de abril de 2024

    современная медицинская клиника комбинированного типа где можно купить справку медицинскую где купить справку медицинскую в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

5 de março de 2015

Índice de felicidade no trabalho: descubra como aplicar

5 de dezembro de 2016

Como gerenciar faltas e atrasos no trabalho?

Arrow-up