Reading:
Como gerenciar faltas e atrasos no trabalho?

Como gerenciar faltas e atrasos no trabalho?

5 de dezembro de 2016

A recorrência de faltas e atrasos no trabalho é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, já que prejudica a rotina de trabalho, gera prejuízos para a empresa, colaboradores e clientes. Com as faltas e atrasos no trabalho os demais colaboradores acabam sendo sobrecarregados, o que aumenta o estresse e pressão sobre eles, agravando ainda mais o problema.
Na maioria dos casos, essa prática está diretamente relacionada a relação do colaborador com a empresa e/ou à sua insatisfação com o trabalho. Por isso, hoje vamos explicar as diferenças entre faltas justificadas e injustificadas e apresentar algumas atitudes que a sua empresa deve tomar para reduzir os níveis de absenteísmo. Confira!

Falta justificada X Falta injustificada

As faltas e atrasos no trabalho consideradas justificadas são as ausências que podem ser abonadas de acordo com as Leis Trabalhistas, normas coletivas, regulamento da empresa e contrato de trabalho. Sendo assim, não geram a perda de remuneração do colaborador.
No artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT/1943 estão relacionadas algumas situações em que o funcionário pode ausentar-se do trabalho sem prejudicar a remuneração, entre elas: morte de cônjuge, ascendentes (pais e avós), descendentes (filhos e netos), irmãos ou demais dependentes; casamento; nascimento de filho; doação voluntária de sangue; cumprimento de serviço militar; entre outros.
Por outro lado, as faltas injustificadas ocorrem quando o colaborador falta ao serviço sem justificativa (jornada integral de trabalho) ou mesmo por ausências no decorrer do dia, como atrasos na entrada, saída e desaparecimentos durante o expediente.
Muitas vez, a justificativa do colaborador é injustificada frente a lei e as lideranças da empresa. “Resolver problemas pessoais” como levar a esposa em uma consulta médica de rotina, prestar exame para tirar carta, pagar contas no banco, estudar para a prova de amanhã, entre outros, revelam a falta de consciência do colaborador frente seu papel na empresa e suas escolhas/responsabilidades. Toda escolha tem um preço a ser pago. Assim que um colaborador escolhe fazer parte de uma organização, ele deixa de ser um indivíduo a parte para ser um membro de um sistema maior. Isso significa que sua atitude impacta no todo, logo sua forma de pensar precisa ser ampliada para o que é melhor para nós e não para o que é melhor e mais conveniente para mim.
Por mais que a Lei nº 605/1949 prevê o não pagamento do descanso semanal remunerado sempre que a jornada integral de trabalho não for cumprida pelo funcionário, (não é necessário ausentar-se o dia inteiro para perder o descanso remunerado) e que a falta injustificada pode ocasionar medidas disciplinares e descontos salariais de acordo com o período de ausência do colaborador, é extremamente importante que o líder converse com o colaborador para convidá-lo ampliar sua de pensar e, com isso, ajudá-lo enquanto membro da empresa e profissional.
O fato é que existe muito protecionismo por parte do sistema trabalhista que dificulta o profissional assumir suas responsabilidades. Se o funcionário compareceu ao trabalho, mesmo atrasado meio período, os benefícios do vale-transporte e vale-refeição não poderão ser descontados, já que o desconto só é legalizado em caso de não comparecimento ao trabalho. Receber benefícios mesmo com atrasos alimenta o ciclo vicioso e os danoso dos mesmos.

Atitudes fundamentais para reduzir o absenteísmo

Investigue as causas das faltas e atrasos no trabalho

O primeiro passo a ser dado é descobrir quais os motivos das faltas e atrasos no trabalho. Deve-se investigar absolutamente tudo, incluindo a origem dos atestados, observando ainda se os afastamentos por doenças são decorrentes das atividades de trabalho. É importante pontuar que entre as causas mais comuns estão problemas relacionados à saúde, desmotivação e insatisfação com a empresa ou as rotinas de trabalho.
Essa investigação é fundamental para colher dados que servirão de indicadores e informações preciosas para uma futura conversa.

Faça um trabalho especial para os colaboradores ausentes e faltosos

É fundamental que a empresa e os responsáveis pela área de gestão de pessoas tenham atenção especial com os trabalhadores com grande quantidade de faltas e atrasos no trabalho. Eles podem estar passando por problemas emocionais, estresse, depressão e desmotivação com as tarefas.
Depois de saber o motivo, procure saber como ajudá-los, reforçando sempre a responsabilidade da escolha deles. Esse é um dos papéis mais importantes do líder: Ajudar, desenvolver.

Invista no desenvolvimento das pessoas e na qualidade do trabalho

Quanto mais comprometimento a empresa tiver com seus colaboradores, maior será o esforço que eles terão para se manterem no ambiente de trabalho. Por isso, invista na motivação dos colaboradores, estabeleça uma relação de confiança, use e abuse dos feedbacks para melhorar a produtividade dos colaboradores.
Não se esqueça de criar ações para demonstrar o papel e a importância de cada colaborador dentro da empresa, pois as faltas e atrasos no trabalho dificultam o desenvolvimento da organização. Com essas ações você conscientiza seus colaboradores da importância de cada um dentro da empresa, evita a sobrecarga dos colegas de trabalho e fortalece o comprometimento da equipe.
O que você tem feito para reduzir os índices de faltas e atrasos no trabalho? Suas ações têm gerado resultados? Compartilhe nossas dicas nas redes sociais e ajude outras empresas a solucionarem estes problemas!



8 Comments
  1. Dicas De Tarot
    7 de maio de 2023

    Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site, lá tem várias dicas para lhe ajudar.

  2. Copper scrap baling
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap storage Copper scrap handling Metal waste reprocessing facility
    Copper cable scrap grades, Metal recycling best practices, Buy copper scrap

    Scrap metal reclaiming and recycling, Scrap copper melting, Copper cable recycling benefits, Scrap metal reclaiming and recycling

  3. Scrap iron management
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal recovery depot Metal waste reuse Iron scrap repurposing center

    Ferrous material recycling capabilities, Iron waste reclamation and recycling, Metal recycling equipment

  4. Iron disposal and recovery
    2 de março de 2024

    Scrap metal shearing Ferrous metal recycling center Iron waste reclaiming and repurposing

    Ferrous material process efficiency, Iron scrap baling services, Scrap metal disassembling

  5. Iron recyclers
    4 de março de 2024

    Metal reclaiming and repurposing Ferrous waste recovery center Iron scrap dealers

    Ferrous scrap reclaiming solutions, Iron waste reclamation, Scrap metal processors

  6. Iron recycling and recovery
    6 de março de 2024

    Metal recycle yard Ferrous material safety Iron recovery and reclamation

    Machining ferrous metal recycling, Iron scrap processing services, Scrap metal yard

  7. Iron scrap yard
    16 de março de 2024

    Scrap metal recovery yard center services Ferrous waste utilization Iron waste recovery plant

    Ferrous waste logistics, Scrap iron reclaiming services, Metal scrap reclaiming yard

  8. Iron scrap retrieval
    18 de março de 2024

    Sustainable metal recycling Ferrous material recovery services Iron scrap import regulations

    Ferrous material material reuse, Iron scrap regeneration, Metal waste reclamation methodologies


Deixe um comentário

Related Stories

19 de janeiro de 2016

Relacionamento Interpessoal: Na teoria é fácil!

Arrow-up