Reading:
Os 7 pilares do clima organizacional

Os 7 pilares do clima organizacional

6 de fevereiro de 2017

Os benefícios de se manter um bom clima organizacional são inúmeros e inegáveis. Não precisa ser especialista para analisar o quanto o  ambiente de trabalho influencia no talento, na produtividade e  nos resultados, por outro lado, essa tarefa pode não ser tão simples.
Ao lidarmos com clima organizacional, lidamos com variáveis e diferentes pessoas, cujo valores são fundamentais para avaliar a percepção do seu ambiente de trabalho. Um pessoa que deseja mais do que tudo fazer carreira, vai dar mais valor a um ambiente de trabalho que incentive o aprendizado e ofereça condições de crescimento profissional. Já uma pessoa que tem mais necessidade de relacionamento e reconhecimento, vai dar valor e sentir-se melhor em um ambiente que promova mais colaboração, encontros informais em equipe e reconhecimento. O clima nunca é sentido da mesma forma por todos.
Por mais que existam tantas condições e seja preciso avaliar cada caso, algumas variáveis se mostraram comuns quando o assunto é manter um bom clima organizacional. Conheça os 7 pilares decisivos para uma boa sustentação do clima organizacional.

1. Cultura

Antes de ter um clima saudável, a empresa precisa ter uma cultura baseada na transparência, colaboração, respeito e bem comum. Quando não existe confiança, não existe a possibilidade de se construir relações e um clima de confiança. O resultado mais comum, neste caso, é o sentimento de insegurança, medo e ansiedade que contaminam o ambiente gerando conflitos e comportamentos tóxicos, além dos sintomas e doenças físicas e emocionais.
Se a cultura da sua empresa não valoriza pessoas, esqueça. Ela não vai contribuir para um bom clima. Se você gosta e sente que merece ser feliz e respeitado no lugar aonde passa a maior parte do seu tempo procure uma empresa que tem uma cultura que valorize e cuide das pessoas.
A cultura da empresa é responsável pela sua fama no mercado. Hoje em dia, com a democratização da informação, fica fácil descobrir se a cultura de uma empresa é saudável ou não. Se ela tem alma ou é uma empresa psicopata: que desrespeita e humilha as pessoas, que conta as horas que o funcionário vai ao banheiro, que cobra sem desenvolver, que não oferece ajuda, que só pensa em números, que vê as pessoas como números ou recursos, que mente para o cliente, que agride irreversivelmente o meio ambiente sem qualquer responsabilidade, que agride a saúde das pessoas e oferece riscos de vida.

2. Condições de trabalho

É também fundamental que as empresas proporcionem um ambiente com boas condições de trabalho para os colaboradores. Isso não quer dizer que o espaço precisa ser luxuoso ou ter um playground para recreação, mas sim que precisa estar em boas condições físicas, estar sempre bem limpo e conservado e com todos os recursos e ferramentas necessárias para o melhor desempenho do trabalho.

3. Criatividade

Além de condições de trabalho, é preciso fornecer também oportunidades e condições para que o colaborador aproveite seu tempo livre. Pode ser para o lazer, diversão, aprendizagem, descanso, enfim, qualquer coisa que estimule e mostre criatividade e flexibilidade.
Proporcionar momentos de descontração com os colaboradores é sempre uma boa ideia. Que tal aproveitar uma reunião ou um encontro para proporcionar algo diferente? Ou quem sabe, criar uma área compartilhada como uma biblioteca ou sala de jogos ou descanso e investir em encontros e eventos de integração? Assim, além de mais unidos e engajados, os colaboradores ficarão melhores com eles mesmos.
É importante pontuar que um bom clima não se faz apenas com um playground – como encontramos em empeesas como o Google.

4. Colaboração

Para manter um bom clima organizacional, é importante que a empresa fomente um espírito de colaboração entre os funcionários, criando uma cultura colaborativa. Devem ser trabalhadas metodologias e programas para que as pessoas conheçam a importância de cooperar com os colegas. Ajudar o companheiro a fazer uma atividade ou pensar juntos na solução para um problema são exemplos da cooperação na organização.

5. Liderança

Para que tudo funcione corretamente e em ordem dentro de uma empresa, uma liderança inspiradora e motivadora é essencial. É importante que os diretores das organizações tenham em mente que, para ocupar um cargo de gerência, não se deve apenas escolher alguém por sua experiência ou formação. Um gerente deve ser, antes de tudo, um líder, alguém que saiba lidar bem com as pessoas e inspirar seus colaboradores.
Os líderes exemplares procuram conhecer cada colaborador da sua equipe e suas necessidades, orientam todos para o bem comum, sabem lidar com o  conflitos e fazem a gestão do clima: investindo, avaliando e procurando melhorias continuas em todos os seus pilares. Eles sabem, assim como as pesquisas, que o maior influenciador de clima, tanto para melhor quanto para pior, é a própria liderança imediata e por isso, cuidam para serem inspiradores.
Cultura é a base de um bom clima e suas lideranças, os exemplos multiplicadores desse jeito de ser. Caso sua liderança não esteja sendo exemplo e sua empresa tem uma cultura de princípios, peça ajuda, sinalize, escale outras lideranças (respeitando os níveis de hierarquia), até conseguir ajuda. Como consultora externa de uma grande rede varejista, fui muitas vezes acionada para ajudar nesses casos – onde o líder não refletia a cultura da empresa. Sabemos que pessoas são imperfeitas, mas quando não estão dispostas a mudar, precisam mudar de empresa! Antes disso, uma empresa que dá valor nas pessoas, procura ajudar e dar uma segunda chance.
Quando o líder reflete a cultura da empresa (quando esta segue princípios e dá valor as pessoas), o clima fica leve e tudo mais flui.

6. Investimento pessoal e crescimento profissional

Para que o clima organizacional da empresa seja o melhor possível, é preciso que todos os profissionais que fazem parte da organização evoluam sempre e estejam em constante aprendizado. E para que isso aconteça, a empresa deve investir em seus colaboradores, criando programas de estudo, encontros de desenvolvimento ou auxiliando no pagamento das mensalidades de cursos, por exemplo.
Estimular a melhoria contínua, a troca de experiências, a mentoria entre os colaboradores também contribui para manter o interesse e o engajamento da equipe.
Ter claro a possibilidade de fazer carreira e crescer profissionalmente é outro fator extremamente motivacional para o clima e para o engajamento do colaborador com a empresa. Isso leva ao comprometimento, que afeta diretamente nas relações e no clima. Afinal, como é possível ter um bom ambiente de trabalho se seu colega é um encostado e recebe os mesmos benefícios que seus colegas?
Quando cada um faz o seu papel e ainda faz da melhor maneira possível, todos ganham com isso, inclusive o ambiente de trabalho!

7. Reconhecimento

O reconhecimento também deve ser feito a partir dos princípios da meritocracia, ou seja, estabelecer uma política de méritos a serem alcançados por cada um.
Apesar de não ser a única preocupação dos trabalhadores, a remuneração é algo que interessa a todos. Afinal, todos têm suas contas e obrigações a pagar ao final do mês. Por este motivo, os colaboradores precisam ser adequadamente remunerados, de acordo com seu mérito. Também podem ser criados planos de carreira e salários para que todos se sintam aptos a evoluir cada vez mais em suas funções.
Agora que você já conhece os 7 pilares do clima organizacional, que tal seguir a Elos 360 no Facebook e Instagram? Em nossos perfis você vai sempre encontrar informações úteis como essa. Nos encontramos lá!



7 Comments
  1. Copper scrap alloying
    16 de fevereiro de 2024

    Global Copper scrap market Recycled copper materials Scrap metal resource recovery
    Copper cable recycling benefits, Metal waste reprocessing plant, Copper scrap material flow optimization

    Metal reclaiming facility services, Copper scrap volume estimation, Recycling regulations for Copper cable scrap, Scrap metal documentary requirements

  2. Iron waste recycling centers
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal storage Scrap metal utilization centers Iron scrap recycling industry

    Ferrous material recycling technology, Iron scrap recycling center, Metal waste repurposing technologies

  3. Scrap iron recovery center
    2 de março de 2024

    Scrap metal recycling solutions Ferrous material recycling cost-effective solutions Iron scrap refurbishment

    Ferrous material recycling data management, Iron reuse, Metal scrap inspection

  4. Iron recycling and reprocessing
    3 de março de 2024

    Metal scrap recovery and repurposing Ferrous metal industry publications Iron waste recycling and salvage

    Ferrous material recycling logistics, Iron scrap remolding, Scrap metal material recovery

  5. Iron salvage and reclamation
    6 de março de 2024

    Scrap metal lifecycle management Ferrous material recycling assessment Iron recovery and reuse

    Ferrous recycling services, Iron scrap reclamation and recycling, Scrap metal reclaiming yard services

  6. Iron resource recovery
    17 de março de 2024

    Metal scrap yard Ferrous material recycling community outreach Iron waste management center

    Ferrous material ecosystem preservation, Iron waste disposal site, Metal scrap bundling

  7. Iron dump
    18 de março de 2024

    Metal reprocessing and reclaiming Ferrous material recycling processes Iron repurposing yard

    Ferrous metal recycling company, Iron waste recycling centers, Metal scrap reprocessing


Deixe um comentário

Related Stories

9 de agosto de 2018

Porque mudar a mentalidade é tão importante?

21 de agosto de 2018

Porque a maioria das pessoas não conseguem se libertar dos traumas

Arrow-up