Reading:
O segredo de líderes que desenvolvem equipes

O segredo de líderes que desenvolvem equipes

18 de novembro de 2016

Diante das novas necessidades do mercado e da economia, as empresas estão mudando a perspectiva de liderança e desenvolvimento dos líderes. O antigo modelo vem perdendo espaço para uma capacitação voltada para o autoconhecimento, desenvolvimento contínuo e visão sistêmica. Além de descobrir a necessidade de se investir em pessoas e integrar todas as áreas dentro da organização, vemos um grande movimento que fortalece a importância do relacionamento interpessoal, da colaboração e do trabalho em equipe. No post de hoje, você saberá qual é o principal segredo e uma das principais estratégias para o desenvolvimento de programas contínuos de formação de liderança, gerando líderes que desenvolvem equipes. Acompanhe!

O segredo e a estratégia para o desenvolvimento eficaz de liderança

Entendendo segredo como algo ainda não revelado, gostaria de compartilhar o diferencial de sucesso nos desenvolvimentos de lideranças que formam líderes que desenvolvem equipes.
Tudo começa com um mergulho mais profundo no mundo interior. A transformação não acontece no nível superficial, é preciso ir fundo, no mais profundo do ser,…, nos sistemas que fazem parte. Somos seres coletivos extremamente influenciados pelos padrões sistêmicos, muitas vezes inconscientes. E o sistema que exerce maior influencia na identidade e escolha das pessoas é o sistema familiar. Fato comprovado pelo alemão Bert Helinger e por todos os trabalhos realizados pela metodologia da Constelação Sistêmica.
O segredo está na eficiente quebra de padrões e harmonia interior que possibilita resgatar uma força interna, desbloquear potenciais e transformar definitivamente crenças limitantes e auto-sabotadoras por crenças poderosas e construtivas. Muitos líderes até querem fazer diferente do que fizeram com eles, mas, inconscientemente agem quase ou da mesma forma. E não importa o que se fala, os primeiros e principais líderes que tivemos nessa vida são nossos pais (que por sua vez, também tiveram os seus líderes e foram seguidores).  Somente depois que se acessa de forma consciente as informações necessárias para cada um, é que a transformação e o verdadeiro desenvolvimento acontece. Com o sistema familiar em harmonia, há permissão de acessar outros sistemas e outros influenciadores, como os líderes corporativos anteriores.
Conhecer e rever a história passada com esse foco, ajuda a fazer um update na programação interna de cada um e usar o maior poder que temos: a escolha de fazer diferente, de fazer melhor. E só com respeito pelos antecessores é que se consegue a harmonia necessária para acessar sua própria luz e seguir em frente, para ajudar que outros também as acesse.
Líderes são mestres de luz, que tem a coragem de olhar e integrar a própria sombra, sem projetá-la nos outros. Pelo contrário, o líder estimula o relacionamento e o desenvolvimento interpessoal – da pessoa com ela mesma e depois segue com o desenvolvimento do relacionamento interpessoal , tão falado hoje em dia.
Percebe? Existe uma ordem, e, de acordo com a inteligência sistêmica, ela é um princípio. Primeiro, eu comigo mesmo e depois, eu com o outro. Primeiro, os pais, depois os filhos. Primeiro, desenvolve-se a pessoa com seu sistema familiar e padrões, depois os demais.
A estratégia inovadora, por sua vez, é  o desenvolvimento de liderança com essa consciência sistêmica através de um trabalho desenvolvido de forma contínua, buscando o autoconhecimento e transformação pessoal com profundidade e acompanhamento.

Ações que contribuem para o crescimento pessoal

Autoconhecimento

A maturidade do líder inovador e sua capacidade de autocrítica e de transformação pessoal diante das circunstancias influencia no desenvolvimento de habilidades de seus liderados. O autoconhecimento, conhecimento de dentro para fora, se torna uma qualidade muito importante para identificar oportunidades em seu modelo de liderança, mesmo não sendo algo fácil de se alcançar.
É responsabilidade do novo estilo de liderança criar mais consciência de suas ações para que reflita em seus liderados, pois a forma como o líder se desenvolve tem resultados diretos no desenvolvimento da equipe como um todo, não estando restrito somente à área em que o líder atua. Seu investimento na evolução pessoal é de fundamental importância e impacto no exercício do seu papel enquanto líder. Antes de ser líder do outro, o líder precisa ser líder de si mesmo!
Junto com esse movimento interno, o líder que quer desenvolver seus equipe, precisa contribuir para que cada um também se conheça. Por isso é extremamente importante criar um vínculo de confiança e interesse genuíno em ser exemplo e ajudar cada colaborador a olhar para dentro e ir mais longe do que sua limitada mente acredita poder chegar.
Estimular o autoconhecimento através de diálogos sinceros, perguntas poderosas, dinâmicas em grupo, encontros de desenvolvimento e fortalecimento interno ou, até mesmo, histórias de vida, mensagens e vídeos que levem a reflexão e sensibilização são alguns exemplos.

Atuar de forma integrada e sistêmica

Um outro nível de consciência tem gradualmente ocupado espaço nas relações de trabalho. Princípios e valores essenciais como a integridade, a verdade, a transparência, a justiça, a colaboração e a busca do bem comum, enfim, a base moral das relações interpessoais tem sido cada vez mais reforçada no ambiente corporativo.
Uma visão sistêmica e uma integração não só com os colaboradores, mas também entre os parceiros da empresa, sendo eles fornecedores, clientes, funcionários e a própria sociedade também é de extrema importância. A organização possui uma responsabilidade social grande e essa mentalidade deve fazer parte da vida dos integrantes da empresa e principalmente dos líderes.

Cultivar talentos

Cultivar talentos dentro de sua própria equipe, implica em ter  funcionários motivados e futuros líderes que viveu o processo e já conhece como despertar e desenvolver pessoas. Cria-se um ciclo virtuoso que leva à uma retenção positiva de profissionais humanos, produtivos e aderentes a cultura da empresa.
A melhor maneira de cultivar os talentos é ser um talento para cultivar talentos, em outras palavras, um líder exemplar – um líder educador, servidor, focado em pessoas e resultados e não só em resultados.
Conforme vimos sobre o princípio da ordem, primeiro pessoas, depois resultados. Na verdade, resultado é só o resultado do que as pessoas fizeram. Então, foque nas pessoas, em conhecer as pessoas, seus talentos. Não perca tempo ensinando o peixe a voar. Descobrir e desenvolver talentos é o primeiro passo, o segundo é colocar os talentos a serviço do outro. Por isso, é importante estar no cargo certo. Não desperdice talentos, cultive em cargo fértil! Pergunte, dê feedback, fique atento, seja verdadeiro, acompanhe. Não perca tempo no operacional, vá para o estratégico, desenvolva para delegar!
Quando líderes desenvolvem equipes, eles conseguem muito mais do que imaginam: eles ajudam a desenvolver líderes de si mesmo alinhados aos objetivos de uma equipe, um time. Afinal, a física quântica explica esse fenômeno: o todo é maior do que a soma de suas partes!
Quer ir além e aprender mais sobre liderança corporativa? Saiba como o líder deve ser o exemplo multiplicador da sua cultura empresarial!

Related Stories

4 de setembro de 2018

Compliance e Sigilo – Um Novo Desafio de Uma Nova Era

11 de abril de 2017

Como identificar um líder tóxico

Arrow-up