Reading:
Quebra de paradigmas sociais e mudanças corporativas

Quebra de paradigmas sociais e mudanças corporativas

5 de setembro de 2016

É possível perceber que, atualmente, as pessoas estão cada vez mais atentas a questões socais, mais engajadas e menos tolerantes à desigualdade e ao preconceito. Certamente, esse comportamento afeta todos os âmbitos da sociedade, como a mídia, a indústria do entretenimento e as relações de trabalho.
Nas corporações, notamos também uma quebra de paradigmas e mudanças significativas nos modelos anteriores. Acompanhe, neste artigo, alguns modelos que já não encontram mais espaço nas corporações atuais.

A relação patrão e empregado

Este paradigma já foi tão contestado que estes termos nem sequer são usados atualmente, tendo sido substituídos por lideranças, gestores e colaboradores. Entre patrão e empregado, a relação era de afastamento e, em muitos casos, até de medo.
Entre gestor e colaborador, a relação é de respeito, diálogo e cooperação. Os resultados obtidos com essa dinâmica de relacionamento são muito melhores, pois a equipe desenvolve confiança para buscar inovação e melhoria de forma mais autônoma.
Uma das maiores dores que percebo ainda nas empresas é o sentimento de refém dos patrões/lideranças e o sentimento de vítima dos funcionários/colaboradores. Existe ainda um grande caminho pela frente para ampliar a consciência e construir uma relação de parceria dentro de uma visão sistêmica onde todos são co-responsáveis. Quanto melhor as relações, melhor os resultados, para todos!

A relação das mulheres com o meio corporativo

Estudos apontam que as mulheres ainda recebem menos do que os homens — o salário de uma mulher é cerca de 30% inferior. Porém, também é verdade que as mulheres estão chegando a posições cada vez mais altas dentro das corporações. Temos alguns exemplos excelentes, como Ruth Porat, presidente financeira da Google, Mary Barra, CEO da General Motors e Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook.
Sim, as mulheres estão mais empoderadas e assumiram seu papel de protagonista na vida e no mundo dos negócios. Muita coisa mudou para as mulheres, mas acredito que ela só terá uma história feliz, se conseguir ser parceira do homem. Somos um só: feminino e masculino, duas energias e funções complementares que precisam ser aceitas e integradas para um agir integral e pleno. Mulher não precisa agir como homem, ou se vestir como homem, ela pode conquistar seu espaço como mulher, com a força do seu feminino, com a poder da sutileza e com a magia da intuição.

A função mais (ou menos) importante

Por muito tempo, acreditou-se que certos trabalhos, departamentos e funções eram mais importantes do que outros, dentro da corporação. Hoje, temos uma visão mais sistêmica das empresas, ou seja, conseguimos enxergar a empresa como um “todo” formado por várias partes igualmente importantes.
Graças a essa visão sistêmica, a participação de cada função no sucesso dos negócios — da faxina à gestão — está sendo mais reconhecida. Afinal, todas elas possuem um impacto único sobre os resultados que uma empresa produz e sobre a imagem que ela projeta no mercado. Sem uma equipe de limpeza eficiente, os clientes achariam que sua empresa é suja e desorganizada. Sem uma boa equipe de vendas, nenhum negócio seria fechado. Sem pessoas produtivas no estoque, todos os pedidos seriam entregues com atraso.

A importância de realizar uma quebra de paradigmas em sua empresa

A quebra de paradigmas pode ser muito benéfica para sua empresa, em meio a esta nova realidade social. Uma corporação que está disposta a deixar para trás velhas crenças e modos de agir estabelecidos demonstra sintonia com o que acontece no mundo, bem como engajamento com a sociedade.
Este tipo de corporação não se coloca naquela antiga realidade paralela, onde tudo que existe é o mercado e tudo que importa é o lucro. Ela se posiciona no mundo real, onde questões como preconceito e desigualdade precisam ser combatidas de dentro para fora.
Para o indivíduo consciente, estes são aspectos importantes na hora de escolher um parceiro, um fornecedor, um empregador. Portanto, quebrar paradigmas é uma forma honesta de aumentar o valor percebido da sua marca perante todos os stakeholders.
O melhor caminho para fomentar a mudança e a quebra de paradigmas em uma empresa é criando e fortalecendo uma cultura que resgate princípios essenciais, como respeito, honestidade e cooperação. Ao mesmo tempo, preconceito, desigualdade e falta de visão sistêmica devem ser combatidos.
Tenha em mente que os princípios estão na base mais primal do comportamento dos indivíduos. Portanto, se não houver um trabalho para resgatar estes princípios essenciais positivos, torna-se impossível quebrar os paradigmas dentro da empresa.
Neste processo, o papel do líder é essencial. Como ocupa um papel de destaque, e é respeitado pela sua equipe, ele tem o poder de ser um influenciador e criar o exemplo. Portanto, o líder precisa ser o primeiro a tratar sua equipe como colaboradores, garantir melhores oportunidades para mulheres e jovens profissionais, e respeitar todos os setores e funções da empresa.
Gostou do nosso artigo? Agora nos conte: em sua empresa, os gestores estão estimulando a quebra de paradigmas? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência sobre este processo de mudança!



10 Comments
  1. Amaneda manda
    15 de setembro de 2021

    É isso ai gostei.
    Muito bom.
    Obrigaduuuu.

  2. Academia Da Atração Alpha
    15 de maio de 2023

    Sou a Emily Silva, achei seu artigo excelente! Ele contém
    um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
    trabalho incrível! Nota 10.

  3. Iron recycling and repurposing center
    16 de fevereiro de 2024

    Metal scrap recycling and reclamation Ferrous and non-ferrous scrap Iron and steel scrapping and recovery

    Ferrous recycling services, Iron and steel scrapping facility, Metal reclamation and utilization

  4. Copper scrap selling
    16 de fevereiro de 2024

    Industrial copper dismantling Copper scrap contamination control Metal reclamation and reuse
    Copper cable scrap export challenges, Metal recovery yard, Copper scrap purity testing

    Scrap metal reclaiming and recycling yard, Recycled copper materials, Copper cable scrap shredding, Scrap metal financial analysis

  5. Iron scrapyard services
    1 de março de 2024

    Scrap metal recycling solutions Ferrous material recycling audit Iron scrap yard management

    Ferrous material recovery and recycling, Iron scrap reclamation and reuse, Scrap metal weighing services

  6. Iron recycling yard
    4 de março de 2024

    Scrap metal processing plant Ferrous material stockpile Iron and steel recovery and recycling

    Ferrous recycling, Iron reuse facility, Scrap metal reclamation operations

  7. Iron recycling and recovery solutions
    6 de março de 2024

    Scrap metal financial analysis Ferrous material valorization Iron waste reclamation center

    Ferrous material processing unit, Iron scrap salvage center, Metal waste reprocessing

  8. Iron waste refurbishing and reusing
    11 de março de 2024

    Metal reclamation processing Ferrous material community impact Iron reclamation center

    Ferrous material industry updates, Iron scrap sorting, Metal waste recycler

  9. Scrap iron recover
    16 de março de 2024

    Metal recovery and reprocessing center Ferrous metal classification Iron waste recovery yard

    Ferrous metal reclaiming center, Iron and steel reuse, Metal recovery and reclamation solutions

  10. медучреждение Здоровая жизнь
    13 de abril de 2024

    медицинское учреждение укрепления здоровья Москва медицинская справка от врача медсправка задним числом купить в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

13 de março de 2017

Como impedir que a fofoca destrua sua equipe

30 de maio de 2018

Vale a pena investir em desenvolvimento pessoal em empresas?

10 de junho de 2020

A fragilidade no presente e os novos caminhos

Arrow-up