Reading:
Qual a importância da inteligência emocional na sua vida profissional?

Qual a importância da inteligência emocional na sua vida profissional?

31 de agosto de 2016

O controle das emoções é tão importante quanto o desenvolvimento dos talentos pessoais em prol de objetivos comuns dentro de uma empresa. Quem tem inteligência emocional consegue se conectar melhor com as pessoas e, com isso, extrair o que elas têm de melhor.
A liderança positiva, por exemplo, demonstra habilidades diferenciadas em relação aos colaboradores que se deixam levar pela impulsividade.
Atualmente, somente o conhecimento técnico não é garantia de assertividade no ambiente de trabalho. Quanto mais os profissionais aprenderem a identificar e expressar seus sentimentos, mais chances terão de serem bem-sucedidos em situações adversas ou na resolução de problemas corriqueiros do dia a dia.
Além disso, a inteligência emocional tem um aspecto preponderante no que diz respeito ao espírito motivacional dentro de uma organização, estimulando o time a buscar resultados mais eficazes.

Conheça-se melhor para alcançar a inteligência emocional

Quem não se conhece dificilmente terá ferramentas internas para compreender o outro. É preciso saber reconhecer os sentimentos para administrá-los. O controle de si mesmo é o primeiro passo no gerenciamento das relações interpessoais.
Para alcançar uma boa imagem é preciso dar o exemplo. Fora isso, a identificação dos sentimentos contribui com a qualidade de vida, melhorando o seu humor, a autoestima, motivação, entre outros aspectos da natureza humana.
Um exemplo é quando uma pessoa de cargo de liderança cobra mais empenho dos colaboradores, enquanto no dia a dia deixa de concluir tarefas essenciais.
O autoconhecimento muitas vezes é praticado quando uma situação de estresse atinge o ambiente de trabalho. Ele ajuda a não se deixar levar pela impulsividade, evitando problemas ainda maiores.

Tenha empatia

Colocar-se no lugar do outro só é possível, muitas vezes, para pessoas que conquistaram a inteligência emocional. A vida profissional exige percepção apurada para analisar diferentes situações envolvendo os funcionários com problemas familiares, doenças, que têm reivindicações salariais, entre outros.
A empatia é importante para evitar desgastes desnecessários ou até mesmo queda na produção por conta de demandas pessoais. Ela evita estresse e até mesmo perdas de controle administrativo quando os fatores negativos se sobressaem em relação aos positivos. Resumindo, é importante entender as preocupações dos demais.
Um exemplo é quando determinado colaborador se destaca em alguma atividade e você reconhece seu empenho, elogiando sua atuação, ou quando demonstra a habilidade de ouvir seus colaboradores com atenção sobre alguma demanda profissional ou pessoal.

Seja automotivado (a)

No ambiente profissional, a motivação é uma das chaves do sucesso, mesmo que ela não marque presença todos os dias. Na gestão organizacional, ela é de extrema importância, já que uma pessoa motivada contagia e espalha este estado de ânimo para os demais colaboradores.
O bom exemplo frequentemente é copiado. Lideranças que trazem em seu espírito estímulo e vontade de superar seus objetivos conquistam seguidores. Para isso, a inteligência emocional é fundamental.
Afinal, a manutenção deste sentimento depende muito da maneira como se vive. Não tem como enganar os sentimentos. Eles são um espelho transparente daquilo que vivemos e experimentamos.
Exemplo prático de automotivação é ter disciplina, o que contribui para a conquista de mais liberdade, como manter as tarefas em dia, cumprindo os prazos pré-estabelecidos.

Reconheça os pontos altos e baixos

Saber analisar friamente as situações sem se deixar levar pela falta de foco é um requisito do profissional que pratica a inteligência emocional. Ao se conhecer melhor, você saberá os motivos que te levam para cima ou para baixo.
Diante disso, dificilmente haverá pensamentos negativos rondando sua mente, principalmente após determinado debate envolvendo um novo projeto. Este comportamento afasta o medo e reforça a confiança.
E também ajudará você a reconhecer e valorizar os bons desempenhos, sejam pessoais como de outros colaboradores, abrindo espaço para verdadeiros elogios. Vale a pena enaltecer boas ações, ideias ou inovações. É o gás que muita gente precisa para render ainda mais!
Estímulos positivos trazem resultados práticos e ajudam na conquista de metas dentro do ambiente de trabalho. Seja por meio de uma promoção ou elogio, esta atitude contribui com o processo de encorajamento do colaborador diante dos desafios de sua função.
E os seus sentimentos, como estão? Siga a gente nas redes sociais e mantenha-se informado sobre assuntos referentes à inteligência emocional e comportamento humano.

Related Stories

30 de maio de 2017

Por que é tão importante ser uma pessoa íntegra

28 de março de 2017

O que você tem mostrado no seu currículo?

Arrow-up