Reading:
4 empresas que alcançaram sucesso com sua cultura organizacional

4 empresas que alcançaram sucesso com sua cultura organizacional

15 de agosto de 2016

Quando as notícias mostram uma lista de empresas que estão alcançando grande sucesso no mercado, você certamente imagina: qual é o segredo para atingir estes resultados? O sucesso é uma combinação de fatores, mas algo que pode virar a balança é a cultura organizacional.
Sendo o jeito de ser da empresa, a cultura refete sua identidade, sua caraterística que diferencia das demais empresas. Mas se tem algo em comum entre elas é que todas são vivas e tem alma. Isso significa que não uma empresa máquina qualquer! Empresas de sucesso e com longevidade são aquelas que possuem um propósito além do lucro, seus membros não são funcionarios, mas colaboradores que fazem parte de um time, uma familia. Também significa que não existe departamentos isolados que brigam entre si, mas áreas parceiras e complementares que lutam para o melhor do cliente e da empresa. Uma empresa com alma tem sucesso porque tem pessoas que trabalham com paixão, não existe mão de obra, mas corpo e alma, admiração e comprometimento.
Conheça quatro exemplos de empresas famosas que alcançaram resultados fantásticos através da sua cultura organizacional e ainda por cima são amadas pelos seus clientes – internos e externos.

Apple

A empresa americana Apple, uma das maiores no segmento de informática e smartphones, já foi conhecida pelo alto nível de estresse dos funcionários. Na época em que Steve Jobs esteve na presidência da empresa, histórias sobre o executivo gritando em público com a equipe ou demitindo pessoas no elevador se espalharam. Ainda assim, o sonho de muitos profissionais era (e continua sendo) trabalhar nesta empresa!
O motivo é o propósito de pensar diferente e oferecer excelência e inovação através de uma cultura organizacional que valoriza a criatividade, qualidade e a autonomia no trabalho. Mesmo sendo pressionados para trazer excelentes resultados, agora sob a liderança de Tim Cook, os funcionários da Apple acreditam na filosofia da empresa e possuem muita liberdade para desenvolver suas atividades.
Além disso, a paixão pela marca e por tudo que ela representa motiva a equipe a fazer sempre o máximo. Em vários momentos, Steve Jobs afirmou que o que a Apple fazia não era apenas tecnologia, mas uma forma de arte. Isso tornou a empresa um sinônimo de qualidade para o mercado em que atua.
Percebe? Existe uma subjetividade por trás de trabalhar na Apple, um significado que algumas pessoas procuram na vida profissional e pessoal. Fazer parte dessa empresa é comunicar que tem a mesma cultura de design, qualidade e inovação.

Starbucks

A famosa cafeteria Starbucks adotou a postura do capitalismo consciente, incorporando à sua cultura organizacional uma série de ações voltadas para a comunidade, o meio ambiente e seus próprios funcionários. Seu Ceo Howard Schultz inspira pessoas do mundo todo com seu propósito de “dividir um ótimo café com os amigos e ajudar a tornar o mundo um poquinho melhor!”. É essa postura que colaboradores desde 1981, com a entrada de Schultz na empresa, continuam servindo seus clientes.
A missão que compartilham é “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa de cada vez, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”. Atualmente com 15 mil lojas em 50 países, membros da starbucks se esforça para dar vida ao seu legado e a uma experiência exepcional!
No Chile, por exemplo, a Starbucks oferece descontos aos clientes que levam seu próprio copo reutilizável para tomar o café. Além disso, no dia do meio ambiente, a cafeteria distribui plantas aos clientes, a fim de estimular a consciência ambiental.
É essa cultura de sustentabilidade e bem comum que atrai colaboradores comprometidos em dar o seu melhor pelo mesmo ideal. Simples assim, a empresa reflete o próprio propósito de  vida ou gosto por café. Imagina o nível de felicidade em trabalhar com o que se ama! O segredo dessa empresa? Contratar pessoas com a mesma cultura e gosto por café!

Whole Foods

Um outro e emplo parecido é a empresa americana Whole Foods, uma rede de lojas voltadas à venda de produtos orgânicos, é liderada por John Mackey, um dos maiores nomes do capitalismo consciente. E, em sua empresa, a cultura organizacional é bem peculiar. Um exemplo: nenhum novo funcionário é contratado sem receber, após o período de experiência, a aprovação de dois terços da equipe com a qual vai trabalhar. Assim, John acredita que a equipe permanece forte e unida, pois reforça sua identidade de grupo e evita a entrada de indivíduos que não agregam valor.
Como resultado, a Whole Foods tem aparecido na lista das “100 melhores empresas para se trabalhar”, desenvolvida pela revista Forbes, todos os anos desde 1998. Com o lema “Você tem fome do melhor?”, essa empresa vive e espalha uma maior consciência pela vida, pela alimentação e pelo planeta. Sua responsabilidade pela qualidade e sustentabilidade cria uma cultura de princípios em todas as suas relações.

3M

A empresa 3M tambem tem uma cultura organizacional voltada a melhorar o mundo, só que no seu caso, através da ciência e tecnologia. Um de seus lemas é que ciência só é ciência se ajudar aprimorar o mundo. Seu jeito de ser promove a criatividade, satisfação e o desenvolvimento dos funcionários na empresa. Para isso, criaram o Programa 15% (em inglês, “Bootlegging Policy”). Esse programa permite que os funcionários dediquem 15% do seu tempo de trabalho a projetos pessoais.
O mais interessante é que esse projeto também trouxe bons resultados para a própria 3M. O Post-It e o Filme Ótico Multicamadas, por exemplo, são produtos da empresa que foram desenvolvidos espontaneamente por seus funcionários, dentro destes 15% do tempo livre.
Você percebeu? A 3M não teve que aumentar os salários ou oferecer bônus para incentivar seus colaboradores. Com uma simples ação alinhada com sua cultura organizacional, ela conseguiu que a equipe trabalhasse melhor. Em outras palavras, a motivação vai muito além do fator financeiro.
Outro ponto essencial que dá força e credibilidades a essas empresas é sua conduta moral dentro e fora da empresa. No caso da 3M, por exemplo existe um orgulho de manter uma tradição de operar com honestidade e integridade inquestionáveis.
Sem alma e sem uma cultura de princípios, empresas não sustentam o sucesso. Quer saber mais? Leia o artigo: Sua empresa tem alma?

Related Stories

23 de abril de 2019

O silêncio cruel da falta de resposta dos processos seletivos

Arrow-up