Reading:
Visão sistêmica e alguns benefícios da sua prática dentro da empresa

Visão sistêmica e alguns benefícios da sua prática dentro da empresa

4 de maio de 2016

A Revolução Industrial – ou o início da história empresarial – foi pautada na mentalidade linear, simplista e analítica, separando tudo em partes, em áreas, em pedaços. O excesso de especialização, juntamente a esse modelo mental, contribuiu para a perda da visão do todo, sistêmica, interdependente.
Os gestores, atualmente, têm visto algo muito relevante para o dia a dia da administração de uma empresa: planejamento estratégico, métricas e indicadores competentes, processos limpos e claros, nada disso é suficiente para otimizar à máxima capacidade a produtividade das equipes.
É necessário que toda organização esteja integrada! Na prática, isso implica que todas as partes – dos colaboradores aos clientes e à sociedade – devem conhecer como a empresa trabalha como um organismo harmônico.
Assim, é essencial transmitir aos envolvidos como os processos de obtenção, transformação e entrega do seu serviço ou produto são direcionados a padrões de altíssima qualidade dentro do seu modelo de gestão.
Portanto, confira o que é visão sistêmica e alguns benefícios da prática dentro da sua empresa.

O que é visão sistêmica?

É um modo de conceber a organização como se fosse um sistema integrado com as partes conversando constantemente entre si, com os clientes e, inclusive, com a sociedade que pretendem impactar.
Por isso, o conceito de inter-relação – quando muda algo em uma área impacta na outra – é crítico. As empresas, no entanto, frequentemente, têm seguido um caminho oposto: cada área pensa em si e luta para sua melhoria e não para o todo com visão do todo.
Pensar no todo irá impedir esse problema tão comum nas empresas. É necessária, portanto, uma mudança de cultura dentro da sua empresa, na qual os colaboradores possam perceber que a qualidade final estará comprometida se eles ficaram muito centrados somente em reivindicações para o próprio setor, ao invés de lutar pelo todo.
Portanto, ele deve se engajar, sempre que possível, na melhoria dos demais setores. Para tal, é interessantíssimo criar grupos ou comitês com a participação de cada liderança da área. Com isso, cria-se uma consciência e uma postura sistêmica.
Afinal, o todo é mais importante que as partes isoladas. Às vezes, uma parte se sacrifica para o bem de todos. É assim que nosso corpo trabalha em situações extremas. Em jejuns prolongados, o tecido muscular se sacrifica para manter níveis adequados de energia para o cérebro!

Benefícios da visão sistêmica

O mercado responde muito positivamente a empresas com visão sistêmica.
A empresa não se reduz somente a uma infraestrutura e a processos operacionais. Ela também deverá ter uma alma, um propósito maior – definido como a missão empresarial. O mercado atual tem necessitado, cada vez mais, de grandes agentes sociais para introduzir mudanças na sociedade.
Por exemplo, há uma start-up chamada Nubank que percebeu, justamente, a importância dessa inter-relação e da integração empresa/sociedade. Partindo da missão de que deveria ofertar crédito simples e desburocratizado para todos, eles adotaram a visão sistêmica. Assim, os colaboradores de cada etapa dos processos deveriam sempre desenvolver e entregar um serviço interno simplificado e pouco burocrático.
Ou seja, mesmo dentro da empresa, era proibido que equipes entregassem a outra um resultado que não estivesse alinhado com os princípios da empresa. Por fim, o serviço final foi um cartão de crédito gerido inteiramente por aplicativo, acessível a jovens sem comprovação de renda, que impacta positivamente a sociedade.
Consequência: hoje em dia, é uma das empresas mais valiosas do Vale do Silício.

Melhores processos de tomada de decisão

A tomada de decisão exige do gestor a capacidade de análise, ponderação e avaliação das consequências de cada um de seus atos em toda a organização. É necessário, portanto, que ele visualize como toda a cadeia de produção irá reagir frente às suas decisões.
É cegueira do gestor querer implementar a qualquer custo alguma decisão sua, mesmo quando ela conflita com a cultura empresarial de seus colaboradores e com as missões e princípios da empresa.
Portanto, a competência da visão sistêmica substitui o conceito errôneo de “eficiência do processo” – que significa ” fazer o certo” a qualquer custo – pelo conceito de “eficácia”, que implica em “fazer o certo”, mas sempre buscando agregar valor à própria empresa.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre como a visão sistêmica pode melhorar os processos de sua empresa? Comente no nosso post!



10 Comments
  1. Mundo Feminino
    29 de novembro de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. Aplicativo Comercial para pequenas e médias empresas.
    9 de fevereiro de 2024

    Ola! Tudo Bem!
    Quero parabeniza-los pelo sieu trabalho!
    Desejo-lhe sucesso!!!

  3. Copper scrap compacting
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap Copper recycling industry Scrap Copper prices Scrap metal recovery and reuse
    Copper cable scrap export regulations, Scrap metal grading, Copper scrap exporters

    Recycling Sustainability, Copper scrap material flow optimization, Copper cable scrap logistics, Metal scrap market forecasting

  4. Iron scrap reclamation and reuse
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal residue recycling Metal reclaiming Iron scraps recovery yard

    Ferrous scrap recycling regulations, Iron waste repurposing facility, Metal scrap refurbishing services

  5. juan
    27 de fevereiro de 2024

    gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you :)

  6. Iron recuperation
    1 de março de 2024

    Advanced metal recycling Ferrous material recycling audit Iron scrap processing center

    Ferrous material material restoration, Iron scrap recovery depot, Scrap metal recycling industry

  7. Iron scrap reprocessing services
    4 de março de 2024

    Scrap metal analysis Ferrous material recycling trade associations Scrap iron yard

    Ferrous material recycling analysis, Iron scrap reclaiming and recycling, Metal waste repurposing facility

  8. Iron scrap utilization and reclamation
    5 de março de 2024

    Scrap metal reutilization yard Ferrous material innovations Iron scrap brokerage services

    Ferrous material client services, Iron retrieval, Scrap metal recovery plant

  9. Iron scrap compacting
    7 de março de 2024

    Metal waste refurbishing center Ferrous material regulations Iron waste

    Ferrous material processing plants, Iron recycling and recovery facility, Scrap metal price fluctuations

  10. Iron waste disposal solutions
    16 de março de 2024

    Logistics optimization for metal recycling Ferrous metal recycling forums Iron and steel recycling and reclamation

    Ferrous metal scrap yard, Scrap iron repurposing, Industrial scrap metal assessment


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up