Reading:
Como usar a comunicação não-violenta para melhorar as relações e o clima da sua equipe!

Como usar a comunicação não-violenta para melhorar as relações e o clima da sua equipe!

6 de julho de 2016

A maioria dos problemas interpessoais em uma empresa advém da má comunicação, seja entre líderes e subordinados, seja entre os próprios colaboradores. A qualidade das relações interpessoais mantidas no ambiente de trabalho é decisiva para o êxito da empresa, pois favorece o trabalho em equipe, o bem estar coletivo e a produtividade de todos.
A comunicação não-violenta surge como uma filosofia de vida e uma metodologia que nos ensina a manter nossas conexões e viver em paz. É, portanto, uma forma de evitar problemas e conflitos desnecessários decorrentes do mau uso da linguagem, além de ser uma técnica eficiente para resolver conflitos já instalados. seu maior ingrediente é a empatia, que aproxima as pessoas de forma a promover o entendimento mútuo de suas necessidades não atendidas e seus desejos de realização.
A comunicação não-violenta ou compassiva pode ser definida como uma espécie de conexão calcada no amor, na empatia, na compaixão e no diálogo sereno e amistoso em busca de uma solução boa para todos os envolvidos. É a forma de chegar no famoso ganha-ganha. Nesse sentido, vislumbra-se o quão importante é que essa forma de comunicação seja desenvolvida no meio empresarial!
Neste artigo daremos cinco dicas de como desenvolver a comunicação não-violenta, aplicando-a no âmbito empresarial. Confira!

Desenvolva a empatia

Antes de tudo, é preciso se colocar no lugar do outro e buscar entender seus desafios, seja na hora de cobrar resultados, dar feedbacks ‒ alertando um possível baixo desempenho ‒ ou resolver um mal-entendido. É preciso que o líder se solidarize ao colaborador, não somente criticando, mas se disponibilizando a ajudá-lo nas dificuldades enfrentadas. Essa prática criará um ambiente de confiança e desenvolverá no trabalhador o sentimento de gratidão pela empresa.
Se interessar pelo outro e conhecer sua história e necessidades não atendidas é primordial para o processo. Mergulhe no desenvolvimento da empatia para aprimorar sua comunicação e habilidade de gerir conflitos!

Seja transparente

Assuma responsabilidade pelas suas emoções e necessidades. Fale sobre o que lhe incomoda diretamente à pessoa responsável pela prática do ato, antes que a situação se prolongue e surjam boatos pelos corredores. Tome a iniciativa de discutir o assunto. É fundamental evitar que a outra pessoa tenha conhecimento do seu descontentamento por terceiros. Abrir o coração e mostrar-se vulnerável é opositalmente um ato de coragem e força do ego. Quem é imaturo e tem um ego frágil não consegue se expôr ou se mostrar vulnerável. Para isso, invista no seu fortalecimento interno para ter coragem de se comunicar.

Reporte-se apenas aos fatos, sem emitir juízos de valor

Essa é uma das principais técnicas para desenvolver a comunicação não-violenta. Quando emitimos um juízo negativo sobre atos praticados por outra pessoa, essa prática acaba distanciando os interlocutores, que ficarão na defensiva, dificultando a solução do problema.
A maior armadilha do ego e da mente é o julgamento. Todo adjetivo negativo rotula, julga e desconecta. Dizer que o outro é preguiçoso, burro, grosso, ignorante, egoísta, incompetente, etc só vai piorar em todos os sentidos. Para a pessoa que recebe o julgamento, que posso reforçar uma característica e dificultar mudanças. Para quem julga, que só se irrita e profetiza o contrário e para a relação que se desgasta e se desconecta.
Ao invés de maximizar o caráter negativo da ação, procure deter-se apenas aos fatos, à situação concreta, expondo seus sentimentos em relação à estes, suas necessidades e buscando, posteriormente, indagar sobre as razões que a motivaram, abrindo espaço para um diálogo pacífico, sempre baseado na compreensão e na ausência de pré-julgamentos.

Seja direto no que deseja, jamais dê indiretas

Poucas coisas prejudicam mais uma relação do que a comunicação por meio de indiretas. Além de ser uma prática irritante e desrespeitosa, põe as pessoas na posição de adversárias, fomentando a animosidade e inviabilizando o entendimento.
É importante preservar a qualidade do ambiente de trabalho, zelando para que seja um local de cooperação e ajuda recíprocas. Para tanto, seja honesto em seus propósitos e deixe claro quais são suas intenções. Isso facilita a compreensão do que você deseja, de forma que será mais fácil obter o resultado esperado.
A clareza e objetividade na comunicação é essencial para um relacionamento saudável. Quantas vezes falamos e ouvimos que esta tudo bem, mas não é verdade? É um aprendizado dizer: “não estou confortável com isso”; “fiquei incomodado quando fez aquilo”; “me sinto triste quando falar assim”.
Se sentiu uma indireta ou não entendeu meias palavras do outro, pergunte, esclareça. “Não entendi isso”, “o que está acontecendo?”, “como se sente? o que quer?”, “Parece que esta irritado, é por causa disso? Me diga por quê”

Tenha humildade

Independentemente do cargo ocupado, todos têm importância e valor dentro de uma organização. É um sistema vivo, com membros diferentes e complementares. Quem tem um cargo de liderança, tem mais responsabilidades e mais expectativas daqueles que confiaram essa missão.  Sem humildade não existe liderança, só chefia ou gerenciamento. O líder não tem como dar conta de tudo sozinho. Por isso, é preciso ter humildade para ter empatia, se colocar no lugar do outro, se abrir para receber outras idéias e feedback, estar à frente para orientar, ao lado para ajudar, e atrás para encorajar e motivar. Esse tipo de relação só se consegue com respeito. E ser humilde é respeitar nossas próprias limitações!
Em resumo, um bom líder que faz uso de comunicação não-violenta consegue:

  • Pontuar os fatos e situações que o incomoda ou que prejudicam a empresa;
  • Falar sobre seus sentimentos quanto a isso e os impactos que enxerga na atitude;
  • Esclarecer suas necessidades ou princípios que não foram atendidos ou respeitados com essas atitudes;
  • Ser claro sobre o que espera e o que seria bom para todos daqui para frente.

É preciso reaprender a se comunicar e se relacionar. É uma arte que precisa ser praticada e desenvolvida.
Compartilhe o artigo com quem se interessaria.



10 Comments
  1. pedro silva
    12 de maio de 2023

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

  2. Curso Art Business
    20 de maio de 2023

    Sou a Camila Silva, achei seu artigo excelente! Ele contém
    um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
    trabalho incrível! Nota 10.

  3. Iron reclaiming yard center services
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal reclaiming and repurposing Metal waste disposal services Iron and steel scrapping and reutilization

    Ferrous material recycling profitability, Iron waste reutilization center, Scrap metal utilization center

  4. Copper scrap recycling technology
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap reclamation Copper scrap analysis Metal recovery and reclaiming solutions
    Copper cable storage, Metal scrap reclamation yard, Copper scrap crisis response

    Scrap metal reclaim, Scrap Copper wire, Scrap Copper cable prices, Scrap metal value optimization

  5. Iron waste refurbishing and reusing
    2 de março de 2024

    Scrap metal collection and recycling Ferrous material recycling business Iron scrap salvage

    Ferrous material technological enhancement, Iron waste repurposing facility, Metal reclamation and recovery yard

  6. Iron recovery centers
    4 de março de 2024

    Metal reclamation yard Ferrous metal prices Iron recovery facility

    Ferrous material recycling associations and memberships, Iron reclamation and utilization solutions, Scrap metal reclamation and reutilization

  7. Iron scrap reprocessing services
    5 de março de 2024

    Metal scrap traceability Ferrous scrap logistics Iron reclamation yard

    Ferrous material handling procedures, Iron and steel recovery, Scrap metal recovery and reclamation

  8. Iron scrap repurposing
    11 de março de 2024

    Metal scraps reclamation Ferrous material market overview Iron reclaimer

    Ferrous waste reclamation and reuse, Iron metal waste, Metal scrap reclamation and processing

  9. Iron reclaiming center
    16 de março de 2024

    Metal salvage and recycling Ferrous metal brokerage Iron scrap disposal facility

    Ferrous material recycling regulatory adherence, Iron recovery solutions, Metal scrap reprocessing facility

  10. частная клиника профилактической медицины
    13 de abril de 2024

    современный медицинский центр широкого профиля в Москве где можно купить справку в Москве купить медицинскую справку от врача задним числом официально


Deixe um comentário

Related Stories

8 de março de 2020

O que é ser feminista?

Arrow-up