Reading:
Brasil: Medos, inseguranças, boicotes e o papel das empresas!

Brasil: Medos, inseguranças, boicotes e o papel das empresas!

6 de março de 2016

Quando falamos da atual situação política e econômica do Brasil, usar a palavra “crise” sem pensarmos em seu significado é correr o risco de disseminar um discurso vazio de sentido e que propicia pouca reflexões. Quando nos deparamos com essa palavra, devemos pensar sobre suas causas e as consequências que ela traz, extraindo assim lições que poderão transformar crenças sobre o conceito e gerar novas expectativas.
Nesse cenário, é preciso se questionar sobre o papel das empresas. No mundo corporativo, o clima de medo e insegurança pode se modificar se a empresa tiver compromisso em ser um agente social, capaz de transformar realidades. Investindo no capital humano, por exemplo, a organização poderá criar um sentimento de pertencimento em sua equipe, fortalecendo, nesse momento turbulento, os laços que ali se encontram e trabalhando coletivamente para o bem de todos.
Quer entender mais sobre qual o que as empresas podem fazer para reverter o cenário atual de incertezas? Então continue lendo!

Investir no coletivo

Situações historicamente marcantes e de grande escala são uma oportunidade para grupos, etnias e nações se unirem em prol de uma causa. Principalmente em um país com grande potencial de crescimento como o Brasil, a recuperação, muitas vezes, depende de uma união de esforços focada no bem coletivo.
É natural que cada organização esteja preocupada com a sua sobrevivência e o seu desempenho. Porém, é preciso ter em mente que toda mudança que beneficia o coletivo também traz vantagens para cada um individualmente — ou seja, investir no coletivo também é investir em si.

Olhar para o cenário geral

Quando se olha para o quadro geral, é possível encontrar a raiz dos problemas, em vez de lidar com os efeitos específicos, e se concentrar em resolvê-los. Para isso, o papel das empresas é incluir em seus valores ações que possam ajudar, comprometendo-se com o aspecto social, com o meio ambiente, e com todas as implicações de suas ações na vida das pessoas e na sociedade como um todo.

Adaptar-se e não ficar parado

Em sua palestra “Mudar é complicado? Acomodar é perecer!”, o filósofo e escritor Mauro Sérgio Cortella fala da crise como uma oportunidade de purificação, no sentido de procurar alternativas (seja em relação ao nosso caráter moral ou sobre a nossa sobrevivência) e de nos aperfeiçoarmos.
Ainda na mesma palestra, o filósofo chama a atenção para um ponto indispensável para a saída de qualquer crise: estar em movimento. Para ele, a única coisa que não se pode fazer é ficar parado. Afinal, nos momentos de crise, as formas de agir com que estamos acostumados não servem mais e não trarão os mesmos resultados de antes.
Por isso, é preciso se reciclar como pessoa ou empresa. Saber seus pontos fortes e fraquezas e trabalhar em cima disso é o primeiro passo para fazer novas escolhas e se solidificar naquilo que se pode oferecer de melhor em relação às demais organizações. O olhar simplificado e objetivo é importante para reduzir custos; porém, uma visão mecanizada e simplista, que não invista em pessoas e economize nas boas mudanças, deve ser extinta de uma vez por todas a fim de se adaptar a um novo país.
O que você pensa sobre o cenário que estamos vivendo? Na sua opinião, qual é o papel das empresas para reverter a crise e sobreviver a ela? Conte para nós o que você pensa nos comentários!



9 Comments
  1. Iron scrap reclaiming and processing
    15 de fevereiro de 2024

    Scrap metal reutilization and recycling Scrap metal reselling Iron and steel waste management

    Ferrous metal buyers, Scrap iron reclaiming solutions, Metal reuse services

  2. Copper scrap occupational safety
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap rolling Copper machining waste recycling Metal scrap reclamation yard
    Copper cable granulation, Scrap metal recovery and reclamation, Copper scrap sorting technologies

    Scrap metal reclamation plant, Copper cathode recycling, Copper cable scrap shredding, Environmental compliance in metal recycling

  3. Iron scrap yard management
    2 de março de 2024

    Scrap metal salvage yard Ferrous material recycling expertise Iron scrap reprocessing facility

    Ferrous material grading standards, Iron and steel scrapping and recycling yard, Metal reclaiming and reprocessing facility

  4. Iron and steel scrapping and recycling
    3 de março de 2024

    Scrap metal testing Ferrous metal reclamation and recovery Iron scrap processing

    Ferrous material brokering, Iron scrap management, Metal waste disposal yard

  5. Iron reclaiming yard
    6 de março de 2024

    Scrap metal reclamation plant Ferrous scrap collection Iron recycling solutions

    Ferrous material recycling training, Iron scrap melting, Scrap metal transaction transparency

  6. Iron waste recovery services
    8 de março de 2024

    Metal recycling and salvage Ferrous metal hauling Iron and steel recovery

    Ferrous metal purchasing, Iron reclaiming yard center services, Metal waste utilization

  7. Iron scrap processing facility
    16 de março de 2024

    Metal scrap sorting Ferrous material recycling market Iron scrap recycling industry

    Ferrous metal reprocessing facility, Iron waste reusing, Metal reclamation company

  8. Scrap iron reclaiming services
    18 de março de 2024

    Scrap metal remanufacturing center Ferrous material recycling workshops Iron recovery and reuse

    Ferrous waste refinement, Iron scrap baling services, Metal scrap repurposing services

  9. многопрофильный медцентр Здоровая жизнь
    13 de abril de 2024

    частный медицинский центр терапии и профилактики официальная мед справка задним числом купить где купить справку от врача в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

8 de março de 2020

O que é ser feminista?

Arrow-up