O clima organizacional existe independente de você trabalhá-lo ou não. A própria interação entre as pessoas e os sentimentos que são produzidos por essas trocas já estabelecem um clima positivo ou negativo. O risco é justamente você ignorá-lo ou não conhecê-lo, perdendo uma ótima oportunidade de conquistar suas equipes e fazer com que elas se sintam cada vez mais realizadas.
O bom clima organizacional pode ser um motivador para manter equipes criativas, dinâmicas, comprometidas e mais felizes. Equipes satisfeitas produzem com qualidade e excelência. Além disso, outros benefícios podem ser percebidos pela empresa, como a maior retenção de talentos, a redução de rotatividade de pessoal, mais inovação e menos faltas (minimização dos níveis de absenteísmo).
As pesquisas de clima organizacional
Conhecer o clima organizacional é extremamente importante para gerir melhor a produtividade e a cultura da empresa. Nesse sentido, é possível realizar avaliações do clima organizacional, a fim de entender a percepção dos colaboradores, desde a liderança até o colaborador do cargo mais simples, por exemplo. A credibilidade das pesquisas, entretanto, dependerá do quanto o colaborador se sentirá à vontade para responder as perguntas.
A manutenção de um clima agradável e produtivo
A percepção positiva por parte do colaborador pode estar vinculada ao nível de identificação que o mesmo possui com relação às características da empresa, sua cultura organizacional. Se essa pessoa acredita no propósito e nos valores da empresa, os tomará para si, ajudando ruma à sua visão. Logo, ela se sentirá parte de um único sistema trabalhando em prol de um objetivo comum. Isso tende a gerar um senso de pertencimento que leva à uma motivação.
O bem-estar, promovido pelo sentimento de pertencimento do indivíduo a um grupo do qual ele queira fazer parte, influencia na forma como ele interage com os demais, em especial com os que se identificam com os mesmos propósitos. Quando as pessoas compartilham de um ideal entre si e ele é o mesmo da organização, estabelece-se uma relação de confiança e respeito entre o que se deve e o que se deseja fazer.
Fora as características intrínsecas ao indivíduo, a liderança pode atuar como um facilitador no processo de adaptação do indivíduo à cultura da empresa. É função do líder é mostrar, através do exemplo, como as relações com o trabalho e com os colegas pode ser produtiva, ética e respeitosa, contribuindo para uma convivência leve e estimulante.
Integrar as equipes, oferecer momentos de relaxamento e descontração (como confraternizações, coffes, ginástica laboral), flexibilizar horários ou investir no espaço físico da empresa podem ser soluções eficazes na motivação das equipes e no estímulo a um bom clima organizacional.
Incorporar um plano de carreira, manter gestões mais participativas ou próximas dos colaboradores e distribuir tarefas de forma justa e equilibrada são outras ações adotadas por empresas de sucesso, que cultivam um clima organizacional agradável e encantador.
Essas dicas podem auxiliá-lo a incrementar as ações da sua empresa na busca pelo clima organizacional ideal. Já pensou em ajudar outras empresas a encontrarem o caminho? Como é o clima no seu ambiente de trabalho? Conte-nos o que você faz para manter o clima da sua empresa agradável!