A comunicação interna é uma ferramenta que deixa as pessoas informadas, alinhadas e responsáveis pela empresa, além de minimizar a “rádio-peão”, que, muitas vezes, só causa especulações destrutivas e é capaz ainda de interferir no clima organizacional.
Primeiro, é importante entender o que diferencia a comunicação interna da comunicação externa. A primeira compreende tudo o que é feito em um contexto organizacional e é responsável pelo fluxo de informação entre a organização e funcionários. Já a segunda, é responsável pela imagem da empresa perante a sociedade e, normalmente, é de responsabilidade da assessoria de imprensa.
Agora listaremos as principais vantagens de uma boa comunicação interna para que você saiba como alavancar uma cultura de transparência e informação dentro do seu negócio:
Promove a transparência
Principalmente em momentos de crise, nada mais importante do que passar credibilidade aos funcionários por meio de transparência nos meios de comunicação. Com comunicação oficial, o “mimimi” e a rádio-peão não terão vez dentro da sua empresa. Quando a informação é levada de forma séria ao funcionário, ele reconhece que a empresa é transparente e evita especulações, uma vez que tudo o que precisa saber estará nos e-mails ou meios de comunicação utilizados.
O retorno do investimento é garantido
O custo com comunicação interna pode ser bem baixo. Além de um profissional para se dedicar a esta ferramenta, você vai precisar de e-mail, um quadro informativo, quem sabe uma televisão em algum local estratégico e muita criatividade. O melhor meio de atingir as pessoas, é avaliando como chegar mais próximo delas. Se todos têm e-mail corporativo, invista em e-mails marketing, faça teasers chamativos e aí é só disparar o e-mail. Televisões em locais estratégicos como recepção e refeitórios também são boas opções para chamar atenção. Crie reuniões periódicas de alinhamento.
Gera sensação de pertencimento
A sua empresa fechou um contrato com um fornecedor importantíssimo ou vai investir em um novo produto. Imagine seus funcionários recebendo essa notícia por meio da mídia comum? A reação não seria a mais animadora. Portanto, lembre-se de que quando as pessoas que estão trabalhando para dar lucro a um negócio, elas não só precisam como merecem receber as notícias em primeira mão e não serem as últimas a ficar sabendo da novidade. Comunicar primeiro gera sentimento de valorização e importância. Antes da comunicação externa, comunique-se internamente.
Cria um clima organizacional agradável
Transparência gera credibilidade, que gera senso de pertencimento e, assim, as pessoas se sentirão reconhecidas. E o que os bons líderes querem? Um clima propício que motive, atraia, retenha e torne a equipe mais produtiva! A comunicação interna, quando bem utilizada, pode favorecer muito o clima da empresa, basta de que seja utilizada e conduzida da forma adequada.
A comunicação interna sozinha não vai fazer milagres, mas, com certeza, ajudará — e muito — na construção de uma boa imagem da empresa perante aos seus funcionários.