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Como fortalecer uma cultura ética na sua empresa?

Como fortalecer uma cultura ética na sua empresa?

24 de março de 2016

A ética profissional é um conjunto de normas que formam a consciência moral do profissional e representam a sua conduta. A grande maioria das profissões apresenta este conjunto de normas em seus próprios Códigos de Ética, ou seja, o profissional deve seguir as diretrizes apresentadas pelo documento de acordo com as atribuições de suas atividades. Assim como os profissionais, as empresas também devem seguir os padrões éticos sociais, aplicando-os em suas normas internas para o bom andamento do trabalho.
A presença da ética na cultura organizacional é a base de sustentação e longevidade que reflete em uma imagem empresarial sólida e transparente diante do mercado em que atua. Mais do que isso, o agir eticamente ajuda a manter a alma de uma empresa e com ela, o orgulho de pertencer, o engajamento de trabalhar e a admiração dos que são clientes.

Como manter a cultura ética na empresa?

As empresas podem e devem utilizar de seus meios de comunicação com os colaboradores para fortalecer a cultura ética no ambiente de trabalho. Existem recursos específicos que podem ser criados para fortalecer o cumprimento das regras, legislações e políticas estabelecidas pela empresa. Tais como:

Código de Conduta Ética Organizacional

Seguir o Código de Ética de suas profissões é uma maneira de se instalar a cultura organizacional, assim como criar o seu próprio Código de Conduta Ética Organizacional. Quanto mais simples melhor. Menos regras e mais princípios. Ao invés de criar milhares de regras para não prejudicar a empresa ou alguém, que tal o princípio estica de garantir o bem comum. Vale mais a pena reforçar os conceitos de integridade com exemplos práticos.

Disk Denúncia ou Canal Aberto

Geralmente é uma Linha telefônica específica para receber denúncias anônimas de funcionários, clientes, fornecedores e etc., sobre atos fraudulentos e ações anti-éticas ou até mesmo criminosas. Separe o disk denúncia para casos de relacionamentos. A atitude anti-ética é inegociável, já relacionamentos precisamos ajudar e podemos redirecionar.

Auditorias

Além das auditorias tradicionais, como a financeira, por exemplo, a empresa pode implementar as auditorias: cultural, ética e/ou ambiental; a fim de verificar se os processos estão ocorrendo de forma transparente e de acordo com os princípios da empresa.

Avaliações

As avaliações periódicas, como avaliação de desempenho, 360 e de Clima, também auxiliam os líderes a enxergarem e entenderem melhor o comportamento de seus funcionários e assim ajustar possíveis falhas.

Desenvolvimento e Feedback

É papel do líder incentivar a verdade e a cultura de princípios, além de criar momentos para que os funcionários tenham liberdade para se expor. Os encontros de desenvolvimento e feedback possibilitam essa relação de trocas, conversas e avaliações de forma 360 onde todos têm a chance de se manifestar.

Quando introduzir a cultura ética na empresa?

O Código de Conduta criado pela organização deve ser apresentado ao colaborador assim que ele entra na empresa e o mesmo deve estar sempre disponível e com fácil acesso. Pode, por exemplo, ser fixado nos quadros de aviso ou ser disponibilizado via intranet.
Como vimos neste texto, no mundo corporativo o código de ética deve seguir “a escolha pelo bem comum” e os exemplos e ensinamentos começam de cima para baixo, ou seja, é papel do líder incentivar a ética profissional a fim de instalar a cultura ética na empresa. Lembre-se que mais importante do que o código de ética é o exemplo das lideranças.
Anita Roddick, fundadora da The Body Shop – multinacional de cosméticos que tem como princípio um estrito respeito pela natureza – diz que um dos principais diferenciais de sua empresa é a moralidade, e que para manter a transparência de seus negócios a empresa utiliza instrumentos inovadores de “prestação de contas”, tais como: Auditoria Ética, Relatório de Valores e Auditoria Ambiental.
Em seu livro “Meu jeito de fazer negócio”, Anita diz a seguinte frase:
“Queremos medir nosso sucesso com base no que estamos fazendo junto às comunidades e às famílias, ou para conseguir respeito ao meio ambiente. Quando tivermos conseguido isso, teremos criado uma cultura empresarial que irá encorajar os países a educarem as crianças, curarem os seus doentes, valorizarem o trabalho das mulheres e respeitarem os direitos humanos. Em resumo, isto é um clamor por alo que um dia já foi parte essencial do ser humano.”
E você o que tem feito para fortalecer a cultura ética dentro da sua empresa? Conte-nos nos comentários!



2 Comments
  1. Mundo Feminino
    4 de julho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. empibra
    11 de novembro de 2024

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