Reading:
Para que cuidar do clima organizacional?

Para que cuidar do clima organizacional?

25 de março de 2016

O que faz o sucesso de uma empresa são as pessoas que nela trabalham. Mas o que traz a satisfação para uma equipe? São vários os fatores, mas certamente o clima organizacional é um dos principais.
O local de trabalho é o cenário onde as pessoas passam boas horas de sua vida e elas precisam se sentir bem para atuarem de maneira eficaz. A seguir, serão abordados os benefícios de cuidar do clima 360 na empresa, ou seja, criar um ambiente harmônico, tanto no que tange a estrutura, como em relação aos aspectos mental, emocional e até mesmo espiritual. Afinal, o lugar onde se trabalha é muito mais que um espaço físico, e sim uma entidade coletiva, que tem o seu próprio ciclo de vida.

Maior orgulho da empresa

Quando a empresa cuida e valoriza seus colaboradores, estes sentem mais orgulho em fazer parte dela e com isso se engajam mais no trabalho. Essa simples equação de “colocar as pessoas em primeiro lugar” faz parte da cultura da grande empresa de varejo Magazine Luiza. Além de ser considerada há 14 anos consecutivos uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, ela é pioneira nos encontros de fortalecimento da cultura e clima. Esses encontros vivenciais e transformadores podem ser solicitados via linha direta com o presidente ou de forma preventiva para, simplesmente, manter o local de trabalho um lugar feliz para se trabalhar. Somente assim, é possível convidar o cliente para ser feliz!

Aumento da qualidade de vida

Quando se pensa em um local de trabalho confortável e descontraído, logo vem à cabeça de muitas pessoas o exemplo do Google, com seus puffs macios, sala de jogos e decoração descolada. A multinacional é um grande exemplo neste quesito e você pode se inspirar nela para dar um novo visual para seu escritório.
Com uma decoração agradável e equipamentos adequados, o colaborador é acomodado com conforto e tem condições estruturais para realizar seu trabalho.
Uma empresa que deseja criar um bom clima organizacional investe no local de trabalho e contribui para a saúde, bem-estar e felicidade de seus colaboradores.

Relacionamento entre as pessoas

Além do ambiente físico, o clima organizacional também compreende as relações entre os funcionários. Uma proximidade da liderança com sua equipe permite conhecer melhor as necessidades do colaborador, mantendo-o motivado e disposto a participar dos resultados da empresa. Investir em confraternizações também ajuda a integrar a equipe e a construir um clima de companheirismo.
Já uma postura mais distante promove fofocas, reclamações e problemas de comunicação.

Maior organização e produtividade

Nada é mais desmotivador que não ver o resultado de seus esforços. Quando uma equipe está orientada a organizar seu tempo e tarefas de maneira mais produtiva, elas podem acompanhar melhor os processos e vão para casa com a certeza de que seu trabalho valeu a pena ou que podem fazer melhor no dia seguinte.

Melhores resultados 

Essa postura aciona um ciclo virtuoso nas demais relações, contribuindo para a ação e a visibilidade da empresa. Dessa forma, diminuem-se os índices de rotatividade, absenteísmos, atestados médicos e aumentam os índices de participação, de idéias inovadoras e elogios de clientes.
São vários os exemplos que provam que um melhor clima contribui para melhores resultados – não só quantitativos, que garantem o oxigênio financeiro (sobrevivência da empresa), como também relacionados à sua identidade (seu crescimento sustentável). Anualmente a empresa Magazine Luiza premia seus gerentes cujas lojas ganharam a melhor nota de clima. E adivinhem seus resultados? Os melhores possíveis.
É importante lembrar que um bom clima de trabalho depende da cultura da empresa. É esse jeito de ser, orientado pelos valores compartilhados, que é refletido no ambiente de trabalho. Marcelo Silva, atual membro do conselho do Magazine Luiza tem uma frase que diz: “loja é gerente de loja”.
O que você, líder, tem refletido no ambiente do seu trabalho? Compartilhe o que você pensa sobre o tema ou conte-nos sua experiência para enriquecer este conteúdo.



8 Comments
  1. Mundo Feminino
    2 de junho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  2. Scrap iron collection
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal compaction services Metal scrap recovery and reprocessing Scrap iron storage

    Ferrous waste reclamation and processing, Iron scrap reclamation and reuse, Metal disposal

  3. Scrap Copper recycling process
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap Copper industry Copper scrap export destination Metal scraps reprocessing
    Recycling Copper cable, Metal scrap recovery yard, Recycling scrap Copper wire

    Metal waste reprocessing center, Innovative technologies for copper scrap recycling, Copper cable scrap export trends, Metal scrapping depot

  4. Iron salvage yard services
    2 de março de 2024

    Scrap metal reclaiming Ferrous material recycling environmental impact analysis Iron waste drop-off

    Ferrous material exports, Iron scrap storage services, Scrap metal collection center

  5. Iron material repurposing
    3 de março de 2024

    Metal recycling solutions center services Ferrous metal contracts Iron scrap reclaiming plant

    Ferrous waste reclaiming solutions, Iron scrap recovery services, Scrap metal reclaiming

  6. Iron scrap transportation
    5 de março de 2024

    Scrap metal refabrication Ferrous material scrap sorting Iron reclamation yard services

    Ferrous material market outlook, Iron scrap reprocessing yard, Scrap metal innovation

  7. Iron scrap removal
    8 de março de 2024

    Metal trade compliance Ferrous material processing plants Iron waste reclamation center

    Ferrous metal buyback, Iron recuperation, Metal recycling management

  8. Iron scrap reclamation operations
    16 de março de 2024

    Scrap metal disposal facility Ferrous material green initiatives Iron scrap preparation

    Ferrous material recycling news updates, Iron waste reclaiming and reprocessing, Scrap metal export procedures


Deixe um comentário

Related Stories

25 de novembro de 2016

Intraempreendedorismo: saiba o que é e por que incentivá-lo

23 de março de 2017

O que é uma cultura de princípios?

Arrow-up