Reading:
Como criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado?

Como criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado?

5 de janeiro de 2016

O Ministério Público do Trabalho conceitua o meio ambiente do trabalho como um conjunto de fatores físicos, climáticos ou de qualquer outra natureza que, interligados ou não, envolvem o local no qual atua o colaborador. Apesar de correto, tal conceito não contempla toda a importância de nutrir um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.
O ambiente de trabalho é, antes de tudo, onde o colaborador passa grande parte de sua vida. Portanto, existe a necessidade de um olhar humano e cuidadoso sobre o bem-estar dos colaboradores em relação ao tempo que eles passam na empresa, uma vez que isso tem profundo reflexo em suas vidas. Assim, surge a questão: o que deve ser priorizado para se criar um ambiente de trabalho saudável?

Segurança e conforto

É fundamental que o local de trabalho tenha um ambiente com instalações físicas e estrutura adequada para o exercício das funções que são executadas em seu ambiente. O colaborador deve sentir-se seguro e confortável durante sua permanência na empresa, o que inclui aspectos que não são facilmente percebidos, mas que fazem toda diferença para quem trabalha no ambiente.
Um bom exemplo disso é a iluminação do local, que pode parecer adequada à primeira vista, mas que pode estar insuficiente ou desconfortável. Ora, ainda que uma sala pareça bem iluminada, se um colaborador se queixa de dores de cabeça ou qualquer desconforto visual após passar horas trabalhando, isso pode significar que o local não está iluminado o suficiente.
É interessante notar nesse exemplo que, em muitos casos, apenas o colaborador tem a real noção das condições verdadeiras de um ambiente de trabalho. Por isso a importância da comunicação.

Liderança e um ambiente de trabalho saudável

Está cada vez mais evidente a importância de uma ótima comunicação entre líderes e colaboradores para o sucesso de qualquer empresa. O que pode ainda não ser tão óbvio é o valor que o colaborador dá quando realmente é ouvido e entendido no seu trabalho.Ademais, é necessário que a equipe esteja alinhada com os valores da empresa, o que é alcançado por meio de uma liderança exemplar.
É importante que todo membro da equipe entenda sua posição e importância na empresa, além de ter espaço para sugestões ou reclamações que podem trazer melhorias práticas, como no caso hipotético acima sobre a iluminação. Por outro lado, a comunicação deve possibilitar ao líder delegar tarefas de modo coerente e consistente, expondo aos colaboradores o que é esperado deles.
Além disso, é imprescindível para sua motivação que o colaborador seja valorizado e reconhecido no ambiente de trabalho e isso vai além de recompensações financeiras. Quem não gosta de ouvir um elogio merecido ao terminar uma tarefa com excelência ou resolver uma questão complexa? É simples e tem um grande impacto.

Cultura colaborativa no trabalho

Estimular a mesma postura aberta e comunicativa entre colaboradores evita a competição predatória no trabalho e fortalece a empatia e colaboração, aumentando os níveis de satisfação e produtividade.
Trabalhar em equipe com um feedback desse tipo faz qualquer colaborador se sentir valorizado e capaz de atender às demandas da empresa.
Portanto, o desempenho de um colaborador está diretamente ligado a sua satisfação pessoal. Logo, um ambiente de trabalho saudável e que valorize as condições e o bem-estar do colaborador tem maiores e melhores resultados.
Compartilhe suas dicas no face. Continue se aprimorando, entenda mais sobre o desafio de comprometer!

Related Stories

5 de setembro de 2016

Quebra de paradigmas sociais e mudanças corporativas

30 de maio de 2018

Vale a pena investir em desenvolvimento pessoal em empresas?

5 de junho de 2016

5 boas atitudes que fazem grande diferença na empresa

Arrow-up