Reading:
Mulheres no mercado de trabalho: a contribuição do feminino

Mulheres no mercado de trabalho: a contribuição do feminino

6 de março de 2015

Ao longo da História, o espaço das mulheres no mercado de trabalho foi aumentando. É verdade que essa evolução foi marcada por fortes desigualdades. Porém, aos poucos, características relacionadas ao feminino se provaram de extrema valia para o desenvolvimento das empresas.
A seguir, explicaremos melhor quais são esses atributos e como eles permitem agregar valor aos negócios e ao ambiente de trabalho. Acompanhe!

Intuição

A mulher tende a ser mais intuitiva, sendo que, em alguns casos, isso a leva a um comportamento mais audacioso; em outros, mais cauteloso. Ela olha para dentro de si mesma e, se sente que algo irá dar certo ou não, confia nesta intuição. Tal característica traz o equilíbrio necessário na hora de tomar decisões importantes, pois sabemos que a escolha mais imediata nem sempre é a escolha certa.

Dinamismo

A mulher é uma profissional dinâmica, capaz de assumir diferentes responsabilidades simultaneamente. Ela se envolve com várias etapas dos processos na empresa, gosta de acompanhar o desenvolvimento das atividades do início ao fim e, assim, garantir resultados melhores. É muito comum ver mulheres integrando diferentes setores e oferecendo ajuda a colegas de outras áreas, com a intenção de aprender mais sobre as diferentes atividades da empresa.

Determinação

A mulher tem determinação, ou seja, não desiste facilmente. Um bom exemplo é Marry Barra, que conseguiu se tornar CEO da General Motors — apesar de muitos dizerem que ela não tinha “gasolina nas veias” — depois de provar muitas vezes a sua competência, ajudando a empresa a se tornar mais eficiente e aprimorar seus processos.

Comprometimento

Comprometimento com a empresa, em todos os níveis — eis uma peculiaridade que faz a diferença no empreendedorismo. A mulher raramente diz “isso não é minha função”. Em vez disso, quando nota algum ponto em que poderia ajudar, ela arregaça as mangas e faz. Isso está relacionado com o perfil engajado da mulher. Se identificar a possibilidade de desenvolver uma ação ou projeto que beneficiará a empresa, ela toma a frente, elabora a proposta, apresenta e conduz até a execução.

Empatia

As mulheres possuem uma clara habilidade para a comunicação. Elas conseguem estabelecer empatia, são boas ouvintes e informam claramente aos colegas suas expectativas e seus objetivos. Frequentemente agem como mediadoras de conflitos, e são excelentes na tarefa de tranquilizar um cliente irritado.
Vale a pena destacar o trabalho de Bel Pesce, brasileira conhecida como Menina do Vale do Silício. Ela fundou diferentes empresas, mas é mais conhecida por usar sua habilidade de comunicação para inspirar executivos e empreendedores do país inteiro.

Colaboração

Como líderes, as mulheres também são apreciadas por oferecer feedback consistente, permitindo que a equipe saiba exatamente como está sendo seu progresso. Para completar, uma mulher na liderança estimula a cooperação, a colaboração entre todos da equipe. Seu perfil é unificador – ao contrário do masculino, que valoriza mais a competição.

Relacionamento interpessoal

Humildade, dedicação, afetividade, sensibilidade, intuição — estas são qualidades de relacionamento que reconhecemos e apreciamos na nossa vida pessoal. As mulheres, especialmente, costumam reunir muitos desses atributos. Por meio deles, a mulher é capaz de transformar o meio corporativo e trazer grandes resultados.
No século XXI, as pessoas são o centro das organizações. Portanto, é preciso que o gestor tenha habilidade para o relacionamento interpessoal, que irá conectá-lo à equipe em um nível mais profundo. Com a ajuda do feminino e de suas qualidades, qualquer equipe pode se aproximar deste ideal mais humanizado, que consiste em colaboração, dinamismo, sinergia e trabalho em equipe.
Gostou do nosso artigo? Aproveite o momento e leia um pouco mais sobre a empatia — outro fator determinante para mulheres no mercado de trabalho — no nosso post “Por que a empatia é fundamental para as relações de trabalho?”.



8 Comments
  1. Iron recycling and reclamation
    16 de fevereiro de 2024

    Ethical metal sourcing Metal reclaiming and reclaiming solutions Iron redistribution

    Ferrous metal reclamation and recovery, Iron material recovery and reuse, Efficient metal shredding

  2. Copper scrap collection center
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap industry Reception of Copper scrap Scrap metal industry standards
    Sell Copper cable scrap, Scrap metal quotations, Copper alloy identification

    Scrap metal auctions, Copper scrap baling, Copper cable reclaiming, Scrap metal reclamation and reutilization services

  3. Iron scraps recovery yard
    1 de março de 2024

    Metal trade insurance Ferrous material occupational safety Scrap iron yard

    Ferrous material market outlook, Iron scrap import regulations, Metal reclamation center

  4. Iron recycling depot
    3 de março de 2024

    Metal reclaiming yard center services Ferrous material utilization Iron scrap brokering

    Ferrous material recycling reporting, Iron waste handling, Metal waste processing solutions

  5. Iron scrap disposal facility
    6 de março de 2024

    Scrap metal recovery and trading Ferrous metal recovery solutions Scrap iron reclaiming services

    Ferrous material trustworthiness, Iron reclamation and recovery center, Metal waste disposal facility

  6. Iron waste salvaging
    7 de março de 2024

    Metal scrap yard collection Ferrous material green practices Iron scrap reclaiming processing

    Ferrous recycling waste stream analysis, Scrap iron handling, Metal trade compliance

  7. Iron recycling operations
    17 de março de 2024

    Metal recycling industry updates Ferrous waste material repurposing Iron recovery depot

    Ferrous metal reclamation center, Iron repurposing services, Scrap metal reclaiming services

  8. современный центр медицины ПрофМедицина
    13 de abril de 2024

    частная клиника в Москве официальная справка медицинская задним числом купить справку от врача задним числом официально


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up