Com a consolidação da importância das pessoas nas organizações e também a mudança do modelo mental e sua nova forma de ver e e pensar no mundo, de dentro para fora e de cima para baixo, muitas empresas passam a adotar a cultura de colaboração como principal modelo de gestão, entendendo que o trabalho em equipe pode trazer melhores resultados do que a competitividade interna.
Neste post, vamos mostrar como a cultura de colaboração cresceu no meio empresarial em contraponto ao estímulo a competição entre funcionários e de que modo esse novo modelo de gestão pode trazer resultados para a sua empresa, na medida em que os gestores incentivam seus colaboradores operacionais a ação colaborativa. Continue acompanhando!
Perfil do colaborador cooperativo
Diferente do profissional muito competitivo, muito procurado no século XX, os gestores entenderam que a busca exacerbada pela individualidade acaba freando os processos de crescimento, não tendo continuidade nos processos e atrapalhando o clima organizacional.
O colaborador cooperativo é aquele que está sempre disposto a ajudar os outros membros da equipe, ele compartilha conhecimentos, sabe ouvir outras opiniões e constrói seu trabalho com base na coletividade. Deste modo, a empresa apenas lucra, pois, o ambiente de trabalho é mais saudável e motivador, há admiração e respeito entre os colaboradores e o serviço tem continuidade, independente de que as pessoas permaneçam as mesmas.
O que é a cultura de colaboração
A cultura de colaboração em uma empresa são as diretrizes gerenciais que focam no trabalho de colaboração entre todos os membros de uma equipe, que pode ser desde uma área até mesmo a organização como um todo. Mesmo quando não há a proximidade física entre os colaboradores.
Os processos de colaboração exigem trabalho em conjunto, sabendo ouvir opiniões divergentes e acrescentar diferentes pontos de vista focando em um mesmo objetivo comum. Por isso, o novo paradigma de colaboração está instituído em nossa sociedade e deve partir primeiramente dos gestores, ou seja, em um processo de cima para baixo e de dentro para fora, partindo da organização para seus colaboradores.
Treinamentos voltados a nova cultura
A instituição de uma mudança na cultura das empresas não é realizada instantaneamente. Ela leva tempo e deve ser muito bem comunicada para todos os que fazem parte dessa companhia. Para isso, é preciso empenho de todos os níveis, desde a operação até a gerência.
Os treinamentos voltados para a implementação da nova cultura devem ser realizados no dia a dia de trabalho, em reuniões específicas, conversas com líderes, dinâmicas, ações voltadas para o entrosamento e união dos colaboradores, fazendo com que se consiga aproveitar melhor o talento de cada um na empresa de maneira ética.
A comunicação e o apoio das tecnologias
As tecnologias são ferramentas colaborativas fundamentais para estimular a comunicação da nova cultura de colaboração entre todos os envolvidos na empresa. Fazendo, assim, com que haja integração entre as pessoas.
Independente da distância física entre os componentes da empresa, é fundamental que os gestores tenham times confiáveis e eficientes, que falem a mesma linguagem que a alta administração e que irão render os mesmos resultados caso estivessem juntos.
Resultados obtidos pela cultura de colaboração
Os principais resultados alcançados com a implementação de uma cultura de colaboração são a expansão dos negócios e o aumento da produtividade, pois em ambientes que as pessoas trabalham em equipe, há sinergia e melhora de esforços.
Outro benefício que as empresas que primam por ambientes colaborativos ganham é a retenção de talentos e motivação das pessoas, que podem compartilhar ideias e construir conhecimentos em um ambiente com melhor clima organizacional.
Além disso, há maior flexibilidade no alcance de objetivos a longo prazo pela continuidade de processos que estarão sob os cuidados de várias pessoas e não apenas de um líder. A cultura de colaboração é a mais nova tendência no mercado empresarial e tende a permanecer por muitos anos.
E aí, viu por que uma cultura de colaboração é muito mais benéfica que a competição para a empresa? Aproveite para ler mais sobre o papel do líder como multiplicador da cultura empresarial!
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