Reading:
Para que se organizar?

Para que se organizar?

Mônica Santos
27 de agosto de 2017

Existe muita informação a respeito da organização. Mas será que alguém ainda tem alguma duvida sobre o quanto ela é benéfica para nossa vida? Imagina uma vida sem organização!
Quantas pessoas se irritam por não achar algo, ou por demorar a encontrar alguma coisa? Quantos se sentem perdidos, sufocados e incomodados por estar em um ambiente tumultuado, bagunçado e, às vezes, até sujo? Quantos perdem compromissos e esquecem tarefas importantes? Quem já combinou algo e esqueceu de cumprir?

Sobrevivência e saúde

Organizar-se nos dias de hoje é uma questão quase de sobrevivência, uma vez que a desorganização interfere diretamente na saúde e contribui para os altos índices de stress e doenças da alma como a ansiedade e depressão.
A Radiestesia e o Feng shui são exemplos de ciências que já comprovaram as influências da organização nos vários aspectos da vida. O que eles tem em comum é o conceito de Einstein de que a matéria é feita de energia, e, assim como uma vibração invisível, somos influenciados por frequências, ressonâncias e vibrações.
É uma questão energética, quântica, sutil, subjetiva e invisível (que pode ser viagem para muitos pragmáticos!, mas que traz benefícios efetivos na saúde, no bem-estar, na harmonia e na paz para todos).  O fato é que a gente simplesmente sente!

Credibilidade e produtividade

Além disso, a organização tem a sua influência: da emoção ao corpo, da credibilidade da imagem pessoal e profissional aos resultados concretos.
Não tenho dúvida que organização contribui para maior produtividade, eficiência e até mesmo credibilidade. Afinal, você confiaria sua contabilidade para uma pessoa desorganizada que trabalha em um escritório bagunçado? Eu não.
A organização caminha junto com a ordem, sem falar da limpeza. Em um contexto tão desordenado e caótico como o atual, não se organizar é se deixar levar pelo furacão das demandas, pressões e afazeres dos diversos papéis que desempenhamos na vida (e esquecer muita coisa na caminho!).

Equilíbrio emocional e paz

Organizar se, é, portanto, centrar se, enquanto se sabe exatamente aonde está cada coisa, o que precisa ser feito e como fazer. Essa organização contribui não só para um maior equilíbrio emocional como traz leveza e paz.
Quem se organiza atua como um maestro fluindo numa melodia que conhece previamente. Ao contrário de um malabarista desastrado que tenta dar conta de tudo e não encontra nada, se perde, atrasa, corre, sofre e faz os demais sofrer.

Tempo e estilo de vida

Agora, quer saber, um outro valor mais desejado na vida e que também é subjetivo? O tempo. Quem se organiza consegue usar mais e melhor o tempo. (os objetos achados rapidamente e a alta produtividade são algumas provas!)
Organização é um estilo de vida, uma atitude que precede uma decisão que acontece de dentro para fora. Quer se sentir leve e eficiente? Agora já sabe o que fazer.

Mas por que que mesmo vendo que o mundo está mudando, o tempo está passando e as necessidades também, muita gente ainda guarda fichas telefônicas e muitas outras coisas que não se usa mais?
Quando se pára de questionar, vive-se no automático, mesmo que este seja sofrimento ou bagunça. Que tal olhar para dentro de você e começar uma faxina das crenças, memórias e pensamentos que fazem mal, que são tóxicos e que precisam de perdão, autoperdão ou simplesmente substituição ou eliminação?
A mente é o software humano que mais precisa de upload e limpeza de arquivos. Conseguimos fazer isso com intenção, vontade, atitude e muita persistência. Têm muito pensamento antigo que virou padrão e não quer ser eliminado.

Dicas para maior organização

Faxina interna
Faça uma lista do que quer livrar-se e policie-se, porque, ao contrário de um objeto, que se joga no lixo, os pensamentos eliminados voltam como intrusos à fazer parte da sua casa interior.
A limpeza de fora também exige as mesmas coisas, é um movimento constante, limpar, jogar fora, organizar, usar. Um ciclo que quanto maior consciência contribui com o todo.
O que é lixo para um é útil para outro. Mas voltando para a faxina interna, está disposto? Depois que terminar com a cabeça, vá para o coração.
Examine quais emoções precisam ser liberadas para sentir mais paz e felicidade? O perdão é o antiséptico, desinfetante mais eficiente para limpar e curar o coração.
Com a alma limpa, a sujeira e a bagunça do seu mundo externo vão começar a lhe incomodar. Como em uma sintonia, quando um acorde afinado encontra um outro desafinado e causa um ruído. Que sua vida possa fluir como uma linda melodia.

Baixe o ebook com mais dicas especiais sobre organização. Lembre-se de se cadastrar no site da Elos360 para receber mais conteúdos assim 😉


0 Comments

Deixe uma resposta

Related Stories

16 de junho de 2020

Como ser anti-frágil e aplicar a antifragilidade no dia a dia

Arrow-up